fechar

O CCBB Educativo convida à imersão em um universo cultural diverso e enriquecedor. Abrangendo uma ampla gama de experiências culturais, o programa oferece ao público a oportunidade de explorar, aprender e se inspirar por meio de uma programação repleta de manifestações artísticas e culturais, promovendo, assim, o diálogo e a conexão entre diferentes formas de expressão e visões de mundo.

O acesso às exposições e às atividades educativas é gratuito, mediante retirada de ingresso na bilheteria do CCBB BH (sujeito a lotação).

Confira abaixo a programação completa de fevereiro:

Visita Mediada Agendada


    Grupos de escolas, faculdades, instituições e ONGs podem agendar uma visita mediada com o Programa Educativo! Os educadores acompanham o grupo para a exposição desejada, realizando um debate sensível e personalizado sobre as obras.

    Em janeiro, as visitas mediadas ocorrem nas exposições “LUZ ÆTERNA – Ensaio Sobre o Sol“, “9ª Bolsa Pampulha: Camará” e também podem ser patrimoniais.

    Faixa etária: Livre | Horário: segundas, quartas, quintas e sextas, às 10h, 14h, 15h e 19h. Visitas exclusivas para PCDs às segundas, às 9h30. | Entrada: gratuita, via agendamento pelo número (31) 3431-9441 e pelo e-mail visiteccbbbh@gmail.com | Duração: até 90 minutos

    Visita Mediada Espontânea


      Em uma visita mediada, o visitante se depara com obras que podem ser interpretadas sob a lente crítica da atualidade. Nesse processo, o mediador se apresenta como uma ponte entre o trabalho e o conteúdo histórico artístico exposto e o visitante.

      Em janeiro, as visitas mediadas ocorrem nas exposições “LUZ ÆTERNA – Ensaio Sobre o Sol“, às 11h, e “9ª Bolsa Pampulha: Camará“, às 16h e 19h.

      Faixa etária: Livre | Horário: quarta a segunda, às 11h, 16h e 19h. Visitas em Libras aos domingos e segundas, às 16h e 18h. | Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH | Duração: até 60 minutos

      Roda de Leitura


        Nesta atividade, são oferecidas para leitura obras que dialogam com as exposições em cartaz. Durante a exposição ” “LUZ ÆTERNA – Ensaio Sobre o Sol” os títulos lidos serão: “Sombras”, de Suzy Lee, “Ode a uma Estrela”, de Pablo Neruda, e “Era uma vez uma Estrela”, de James Carter.

        Faixa etária: Livre | Horário: quarta a segunda, às 12h e 14h. | Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH. | Duração: até 30 minutos

        História Contada


          O Menino Thomas

          Nesta ação, o CCBB Educativo conta para o público a história de Thomas Edson, o criador da luz elétrica!

          Em uma vila onde as crianças eram obrigadas a encerrar suas brincadeiras ao cair da noite, um curioso garoto sonha em estender esses momentos. Determinado a brincar sob o luar, o garoto decide criar algo extraordinário: a luz que transformará a escuridão em diversão interminável.

          Maria do Arraial

          A construção de Belo Horizonte é acompanhada de diversas lendas. Uma delas, a história de Maria — dita como a feiticeira que morava no lugar que é o atual Palácio da Liberdade e que o amaldiçoou. Mas o que será que aconteceu de fato?

          Faixa etária: Livre | Horário: sábados, domingos e feriados, às 11h (O Menino Thomas) e 15h (Maria do Arraial) | Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH | Duração: até 50 minutos

          Ateliê Bebê: Luz e cor


            Nesta atividade, bebês de 0 a 3 anos de idade se encantam com luzes e narrativas. A sala do Educativo se torna uma penumbra, e convida os bebês a interagirem com o ambiente e com os educadores, enquanto uma trilha sonora composta por sons da natureza gradualmente preenche o espaço. Os pequenos são incentivados a procurar seres encantados representados por bolas e objetos luminosos de diferentes cores, promovendo o deslocamento e a interação. Os responsáveis são convidados a participarem ativamente, auxiliando os bebês na busca pelos objetos. Ao final, os participantes organizam os objetos luminosos em uma caixa, revelando um segredo.

            Faixa etária: Atividade indicada para bebês de 0 a 3 anos | Horário: sábados, domingos e feriados, às 10h30 (bebês de 0 a 1 ano) e às 14h30 (bebês de 2 e 3 anos) | Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH | Duração: até 30 minutos

            Ateliê Criação: Luminárias


              Quais são os benefícios da reciclagem para nós e para o mundo? A utilização exagerada de utensílios plásticos é mesmo necessária? Como podemos diminuir esse consumo? Como é possível criar ações cotidianas que estejam em consonância com a sustentabilidade do planeta ?

              A partir de uma visita à instalação Pirilampos do Planeta, exposta no Pátio, o ateliê propõe a construção coletiva de luminárias, a partir de materiais reciclados como os apresentados na obra, indicando formas de reconstruir e manejar os objetos de plástico utilizados cotidianamente; garrafas, tampas, copos, canos, brinquedos, tubos, mangueiras, baldes, vasilhames de cozinhas, dentre outros. Assim, além de evitar o descarte desses materiais no meio ambiente, potencializa-se a criatividade, evidenciando diferentes funcionalidades e significados que podem ser atribuídos a uma mesma coisa. 

              Faixa etária: Atividade indicada para crianças de 4 a 7 anos | Horário: sábados, domingos e feriados, às 16h | Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH | Duração: até 50 minutos

              Ateliê Experimentação: Contas Ancestrais


                O “Ateliê Experimentação: Contas Ancestrais” dialoga diretamente com a obra de Gilson Plano, exposta na mostra “9ª Bolsa Pampulha: Camará“. Inspirados pelos terços e balangandas, os participantes serão convidados a produzirem amuletos em cerâmica fria, arame e sementes, que poderão ser utilizados como pingentes e colares. Nesse contexto, a história dos balangandas, terços e outros amuletos e símbolos como adinkras, serão abordados no desenvolvimento da atividade, juntamente com a materialidade dos elementos.

                Faixa etária: Atividade indicada para crianças de 8 a 12 anos | Horário: sábados, domingos e feriados, às 17h | Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH | Duração: até 50 minutos

                Ateliê Memória: Cianotipia - Impressão com Luz


                  Através da técnica de impressão fotográfica, a cianotipia é um processo manual de criação de estampas. Por meio de uma solução fotossensível que tinge de azul as superfícies ao entrar em contato direto com a luz, é possível criar ou reproduzir imagens com alta definição e conseguir um azul intenso e único. Neste ateliê, serão apresentadas todas as etapas para criar as impressões com cianotipia, partindo da preparação da solução, passando pela criação das imagens em suportes transparentes ou fotolitos, até as exposições à luz e fixação da cor. Será possível aplicar impressões em diferentes superfícies, como papel e tecido, utilizando fotos antigas, plantas, folhas e até objetos.

                  Faixa etária: Atividade indicada para público acima de 12 anos | Horário: quartas e sextas, às 17h | Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH | Duração: até 60 minutos

                  Espaço Proximidade


                    O Espaço Proximidade é um ambiente desenvolvido para tornar a experiência estética acessível a todos os públicos. As atividades, exposições e demais produtos são cuidadosamente analisados à luz dos conceitos de acessibilidade e exposições atuais, com o objetivo de criar um espaço onde o público possa vivenciar a arte de maneira mais alinhada às suas condições e necessidades.

                    Para a exposição “LUZ ÆTERNA – Ensaio Sobre o Sol” há uma parede destinada à atividade Sombras Coloridas. Pintada de branco, ela cria um contraste perfeito para a projeção das sombras coloridas, relacionadas ao tema da mostra.

                    Para a exposição “9ª Bolsa Pampulha: Camará“, o Espaço Proximidade apresenta uma maquete tátil do Museu de Arte da Pampulha (MAP) e os catálogos das edições anteriores da residência, proporcionando ao visitante conhecer e aprofundar a história do Museu,  da Bolsa Pampulha e da mostra no CCBB BH. O espaço conta com uma parceria entre mediadores do CCBB Educativo e mediadores do MAP, e é aberto tanto para grupos de mediação quanto para visitantes espontâneos.

                    Horário: Segundas, quartas, quintas e sextas, das 11h às 12h (LUZ ÆTERNA – Ensaio Sobre o Sol) e das 16h às 17h (9ª Bolsa Pampulha: Camará) | Entrada: gratuita, mediante retirada de ingresso para cada exposição, na bilheteria do CCBB BH ou em ccbb.com.br/bh

                    Sarau | Todos Estão Surdos


                      O Sarau Todos Estão Surdos convida o público a mergulhar no rico universo cultural da comunidade surda, com o tema “Histórias da Comunidade Surda”. Durante 60 minutos, o palco do CCBB BH será espaço de troca e conexão entre gerações, promovendo um encontro especial entre surdos idosos e surdos jovens.

                      Por meio de narrativas, memórias e vivências compartilhadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), este sarau propõe um diálogo sobre as transformações ao longo do tempo, as conquistas e os desafios enfrentados pela comunidade surda. Histórias pessoais, culturais e coletivas se entrelaçam, revelando a força e a beleza de uma identidade que resiste e se reinventa. A apresentação busca celebrar a tradição, a diversidade e a sabedoria da comunidade surda, enquanto constrói pontes entre o passado e o futuro, reforçando a importância do diálogo intergeracional.

                      Faixa etária: Livre | Horário: dia 13/02 (quinta), às 19h | Entrada: gratuita | Local: Foyer do Teatro I |  Duração: até 60 minutos

                      Concerto Didático | APAETUCADA - Banda Show


                        A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belo Horizonte organiza mais uma vez o Bloco Apaetucada. Já há 13 anos desfilando pelas ruas de Belo Horizonte, a folia tem como objetivo trabalhar a participação da pessoa com deficiência intelectual e múltipla no cenário cultural e social da cidade. Criada pela APAE- BH em 2005, a Banda da Diversidade compõe os grupos: coral, percussão, bateria, dança, teatro e artes visuais, formados por cantores, músicos,
                        percusionistas, dançarinos, artistas e atores com deficiência intelectual/múltipla/autismo, acima de 14 anos, que desenvolveram e aperfeiçoaram suas habilidades artísticas.

                        Faixa etária: Livre | Horário: dia 19/02 (quarta), às 18h | Entrada: gratuita | Local: Pátio |  Duração: até 60 minutos

                        Oficina | Som em Movimento, com Mestre Marquinhos


                          Em ritmo de carnaval, o objetivo da oficina é desenvolver, de forma espontânea e lúdica, a musicalidade de crianças e jovens, por meio de vivência com instrumentos percussivos desenvolvidos por Marcos Rhossard, como pandeiros, ganzás, tambores, agogôs e outros, através de ritmos e brincadeiras da cultura popular brasileira.

                          Sobre o Mestre

                          Marcos Rhossard Prado é arte/educador, músico e luthier de instrumentos de percussão. Inicia sua trajetória em São Paulo, quando integra a trupe “Criança Faz Arte”, junto da Arte/Educadora Dorothy Marques. Lá, conheceu o Mestre Tião Carvalho, fundador do grupo Cupuaçu – Centro de Danças e Pesquisas das Manifestações da Cultura Popular Brasileira – e desde então se autodenomina como “Brincante”. Ao retornar à Belo Horizonte funda com mais alguns participantes o grupo “Encaixa Couro Brincadeiras Brasileiras”. Passa a dar aulas em escolas públicas e particulares e também a trabalhar em projetos sociais, além de construir instrumentos de percussão artesanal. Em 2020, teve seu trabalho reconhecido pela Prefeitura de BH, recebendo o título de “Mestre da Cultura Popular”.

                          Faixa etária: Livre, recomendado para crianças e adolescentes | Horário: dia 23/02 (domingo), às 14h30 | Entrada: gratuita | Local: Foyer do Teatro I |  Duração: até 60 minutos

                          Receba nossa programação