Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Aberto
O CCBB Educativo convida à imersão em um universo cultural diverso e enriquecedor. Abrangendo uma ampla gama de experiências culturais, o programa oferece ao público a oportunidade de explorar, aprender e se inspirar por meio de uma programação repleta de manifestações artísticas e culturais, promovendo, assim, o diálogo e a conexão entre diferentes formas de expressão e visões de mundo.
O acesso às exposições e às atividades educativas é gratuito, mediante retirada de ingresso na bilheteria do CCBB BH (sujeito a lotação).
Confira abaixo a programação completa de maio:
Grupos de escolas, faculdades, instituições e ONGs podem agendar uma visita mediada com o Programa Educativo! Os educadores acompanham o grupo na exposição desejada, realizando um debate sensível e personalizado sobre as obras.
Neste mês, as visitas mediadas ocorrem nas exposições “Ancestral: Afro-Américas” (até 12/05), “Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados” e também podem ser patrimoniais.
Faixa etária: Livre | Duração: até 90 minutos
Entrada: gratuita, via agendamento pelo número (31) 3431-9441 e pelo e-mail visiteccbbbh@gmail.com.
Visitas exclusivas para PCDs às segundas, quartas, quintas e sextas, às 9h30.
FuncionamentoSegundas, quartas, quintas e sextas, às 10h, 14h, 15h e 19h
Em uma visita mediada, o visitante se depara com obras que podem ser interpretadas sob a lente crítica da atualidade. Nesse processo, o mediador se apresenta como uma ponte entre o trabalho, o conteúdo histórico artístico exposto e o visitante.
Neste mês, as visitas mediadas ocorrem nas exposições “Ancestral: Afro-Américas” (até 12/05), “Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados” e também podem ser patrimoniais.
Faixa etária: Livre | Duração: até 60 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.
Visitas em Libras aos domingos e segundas, às 16h e 18h.
FuncionamentoSegundas, quartas, quintas e sextas, às 10h, 14h, 15h e 19h
Sábados, domingos e feriados, às 10h, 13h, 14h, 15h, 18h e 19h
Esta atividade estimula a leitura compartilhada de obras da literatura infantil contemporânea, cuja narrativa literária ou visual se relaciona com a exposição em cartaz ou temáticas abordadas no mês.
Em abril, os títulos oferecidos são: “Malu Brinca de Quê?”, de Nanda Mateus e Raphael Comisso (2023); “Abayomi – A Menina de Trança”, de Aniete Abreu (2023); e “O Mar de Manu”, de Cidinha da Silva (2021).
Faixa etária: Livre | Duração: até 30 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.
FuncionamentoSegundas, quartas, quintas e sextas, às 12h, 14h e 17h
Sábados, domingos e feriados, às 12h e 14h
Maria do Arraial (11h)
A construção de Belo Horizonte é acompanhada de diversas lendas. Uma delas, a história de Maria — dita como a feiticeira que morava no lugar que é o atual Palácio da Liberdade e que o amaldiçoou. Mas o que será que aconteceu de fato?
O Menino Avoado (15h)
A atividade conta a história de Ícaro, um menino muito sonhador. Criativo, o maior sonho de Ícaro é voar. Por passar tanto tempo no mundo dos sonhos, todo mundo o chama de "avoado". Mas ele acredita que vai conseguir, mesmo sabendo que pessoas não voam. Com a ajuda de alguns amigos, o garoto tem uma ideia que pode colocar um outro sentido na sua história e, durante sua jornada, ele descobre duas lições: que devemos pensar antes de fazer algo e que sonhos podem se realizar!
Faixa etária: Atividade indicada para crianças acima de 4 anos | Duração: até 50 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH
FuncionamentoSábados, domingos e feriados, às 11h e 15h
Em volta de um Baobá, conhecido como a árvore da memória, mas também do esquecimento, vamos lembrar de brincar de roda. Nesta atividade, a Dona Onça convida seus filhotes para brincar em torno da árvore, com três cantigas que estimulam a memória, o movimento e os sentidos.
Porém, a Dona Onça precisa de ajuda para lembrar a história. Você pode ajudá-la?
Faixa etária: Atividade indicada para bebês de 0 a 3 anos | Duração: até 30 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.
FuncionamentoSábados, domingos e feriados, às 10h30 (0 a 1 ano) e 14h30 (2 e 3 anos)
A ação consiste em convidar as crianças a desenharem uma cena do cotidiano em um suporte coletivo, representando o flagrante da ação, conceito que permeia a produção da exposição “Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados”. Em seguida, após finalizarem o desenho, sugere-se que os participantes tentem criar uma pequena história a partir dos desenhos um dos outros, o que dialoga com a poética de incluir o espectador na narrativização da obra de arte proposta pelo artista Flávio Cerqueira.
Faixa etária: Atividade indicada para crianças de 4 a 7 anos | Duração: até 50 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.
FuncionamentoSábados, domingos e feriados, às 16h
A partir de uma visita à exposição “Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados”, o ateliê propõe aos participantes a elaboração de esculturas, utilizando técnicas dos desenhos bidimensionais, e em seguida com massa de modelar, chegando ao tridimensional. As esculturas com massinha de modelar permitem aguçar os sentidos como o tato e o olfato. Através dessa técnica, é possível descobrir novas formas, cores, combinações, diferentes texturas e movimentos. Também possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina e da criatividade e observação.
Faixa etária: Atividade indicada para crianças de 8 a 12 anos | Duração: até 50 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.
FuncionamentoSábados, domingos e feriados, às 17h
Contando memórias de infância, viagens e falando do tempo passado, o público aprende a dar seus primeiros “pontos livres” em bordado. A atividade propõe um momento de prática em bordado em pequenos bastidores com linhas coloridas, formando desenhos simples.
Todos os materiais são oferecidos pelo Educativo e cada participante da oficina leva para casa sua produção em bordado livre.
Faixa etária: Atividade indicada para público acima de 12 anos | Duração: até 60 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.
FuncionamentoQuartas e sextas, às 17h
O Espaço Proximidade é um ambiente desenvolvido para que o público possa vivenciar a arte de maneira mais alinhada às suas condições e necessidades.
Para a exposição “Ancestral: Afro-Américas”, são utilizados dois mapas táteis, sendo um do Curral del Rey e outro da cidade de Belo Horizonte. O objetivo é dialogar sobre as rotas diaspóricas dos trabalhadores do antigo Curral del Rey, onde classes desfavorecidas, como negros e quilombolas, foram afastadas para as áreas suburbanas e rurais, tendo como intuito a construção da nova capital de Minas Gerais.
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.
FuncionamentoSegundas, quartas, quintas e sextas, das 11h às 13h e das 16h às 18h
Uma loja de artigos para camping. Um show. Um bar. Uma floresta. Um quebra-cabeça divertido sobre a relação entre duas mulheres. Neste sarau, Andreza Alecrim e Stephanie Bollmann fazem a leitura dramática de “À Primeira Vista”, peça do canadense Daniel Maclvor, que já circulou com bastante sucesso pelos palcos brasileiros.
Andreza Alecrim é atriz, palhaça e artista visual, uma mulher pequena com um coração gigante, sempre disposta a ajudar o próximo, nem que seja para fazer rir.
Stéphanie Bollmann é atriz, palhaça e jornalista. Atleta de fim de semana, tem um grande amor pela natureza, sua principal inspiração. Juntas elas formam a Cia. Taperoá, onde compartilham o sonho de espalhar sua arte pelo mundo.
Faixa etária: 14 anos | Duração: até 60 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso em nossa bilheteria e aqui. Uma hora antes do evento, um novo lote de ingressos será liberado exclusivamente em nossa bilheteria.
FuncionamentoDia 07/05 (quarta), às 19h
Arícia Ferigato é harpista natural de Brasília, doutora em Performance Musical (UFMG 2020), improvisadora, compositora e pesquisadora das possibilidades sonoras ampliadas da harpa de concerto.
Em paralelo à sua atuação profissional no campo tradicional/erudito da harpa de concerto, Arícia vem desenvolvendo trabalhos com performance e música improvisada experimental desde 2016 e, mais recentemente, assumiu seu interesse pela linguagem de improvisação do jazz, gênero que sempre foi uma grande paixão da artista.
Faixa etária: Livre | Duração: 50 minutos | Entrada: gratuita
FuncionamentoDia 10/05 (sábado), às 17h
A atividade é uma oficina de criação a partir de uma meditação visual e sonora, por meio dos quatro elementos da natureza: terra, fogo, ar e água, para imaginar e criar escolas que desejamos. Através de um mergulho em nossas memórias de estudantes, na experiência de ser professor e na fabulação das escolas do futuro, os participantes são convidados a projetar sua escola-desejo através de carimbos e desenho.
Escola-árvore, Escola-rio, Escola-brincadeira, Escola-respeito. Quais intersecções entre escola-mundo? Com quantas camadas se constrói uma escola? Ao final do processo, haverá a construção de um glossário coletivo das escolas que queremos.
Pedro Ton é artista e educador, atuante no diálogo entre arte, magia e espiritualidade. Elege a linguagem da pintura como meio principal para travar sua relação intensa com o mundo.
Faixa etária: 18 anos | Duração: até 120 minutos | Entrada: gratuita
FuncionamentoDia 24/05 (sábado), às 14h