fechar
OPERILDA 2013 - DNG 1

Cênicas

Operilda Cai no Choro

Imagem de Calendário

27/06/24 a 28/07/24

Serviço


  • Classificação LivreClassificação Livre

  • Local

    Teatro

  • Horário

    Sextas, sábados e domingos, às 11h
    Sessões extras aos sábados do mês de julho, às 16h30

  • Ingresso

    Gratuito

Adquirir ingressos Telefone

Covid 19

Fique atento às
recomendações.

Fique atento

O espetáculo musical infantil Operilda Cai no Choro, concebido por Andréa Bassitt, conta a história de uma jovem feiticeira de 225 anos. Apaixonada por música brasileira, ela precisa deixar o celular de lado e usar somente sua memória e imaginação para falar sobre o surgimento do choro, estilo musical que nasceu no Rio de Janeiro, no final do século XIX. Com muito humor e criatividade, Operilda, sua amiga Vassorilda e o grupo musical Chorildos passeiam pelo Brasil colonial até chegar aos dias atuais, traçando um paralelo entre o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro e a invenção do chorinho.

Nascido da mistura de ritmos europeus e africanos, o choro foi criado e popularizado por músicos geniais, personagens que entram nessa história junto com Operilda. São eles: Joaquim Callado, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros, Abel Ferreira, Pixinguinha, Zequinha de Abreu, Jacob do Bandolim e tantos chorões que tornaram esse estilo um Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Ao longo do espetáculo, Operilda mostra peculiaridades, particularidades e curiosidades que passam pelo bandolim trazido pelos portugueses, pelos salões de baile com as polcas, pelos quintais com o lundu e as percussões africanas, e pelo ritmo acelerado do maxixe até chegar ao chorinho e seus chorões. No repertório estão músicas como “Tico-Tico no Fubá” (Zequinha de Abreu), “Flor Amorosa” (Joaquim Callado), “Corta Jaca” (Chiquinha Gonzaga), “Brejeiro” (Ernesto Nazareth) e “Carinhoso” (Pixinguinha e Braguinha), entre outros.

Sessões com acessibilidade: libras
05/07, 11h | 13/07, 16h30 | 21/07, 11h


Ficha técnica
Texto: Andréa Bassitt.
Elenco: Andréa Bassitt (Operilda), Chico Macedo (sax, flauta e clarineta), Deni Domenico (cavaquinho e bandolim), Helô Ferreira (violão de 7 cordas) e Nelton Essi (percussão).
Direção geral e iluminação: Regina Galdino.
Direção musical e arranjos: Chico Macedo.

Fotos: João Caldas

Oficina de Chorinho - 27/07, sábado, às 12h


    Atividade musical com prática para crianças – entrada gratuita. Ministrada por Chico Macedo, músico da Jazz Sinfônica de São Paulo e diretor musical do espetáculo Operilda Cai no Choro.

    O evento disponibilizará alguns chocalhos feitos com material reciclável e instrumentos de percussão, de verdade, que serão distribuídos para as crianças durante a oficina. As crianças trabalharão com ritmos percussivos e canto, enquanto a parte melódica ficará a cargo de Chico Macedo, tocando sopros (sax, flauta transversal e clarinete). Outros instrumentos serão mostrados através de trilhas sonoras pré-gravadas.

    Data: 27 de julho de 2024 – sábado
    Horário: 12h, após o espetáculo
    Local: Teatro
    Duração: 45 min
    Classificação indicativa: Livre – recomendado para pessoas a partir de 8 anos
    Entrada gratuita: ingressos no site do para acesso à sessão do espetáculo – o ingresso para a oficina será o mesmo do espetáculo (sujeito a lotação).
    bb.com.br/cultura

    Imagem -

    Andréa Bassitt (atriz e autora) - Formada pela Escola de Arte Dramática (ECA/USP), atuou em Morte e Vida Severina (direção de Elias Andreato), é autora da peça Alma Despejada (com Irene Ravache) e de Mar de Gente, de Ivaldo Bertazzo. Escreveu e interpretou os espetáculos teatrais Operilda na Orquestra Amazônica (prêmios APCA de Melhor Musical Infantil e FEMSA na Categoria Especial pela Divulgação da Música Erudita e Folclórica), As Turca, Filhos do Brasil (Prêmio Shell de Melhor Música) e As Favoritas do Rádio (Prêmio Jornada Sesc de Teatro). Fez parte da série de concertos infantis Aprendiz de Maestro (Sala São Paulo), como atriz e autora; atuou em Os Saltimbancos, com a Banda Bixiga 70. Adaptou o libreto e narrou a ópera Idomeneo (OSMSP). Escreveu o concerto A Arca de Noé (Banda Sinfônica do Estado de São Paulo), no qual também atuou.

    Vídeo


      Vídeo - Tia Opereta


        Folder


          Imprensa


            Veja também


            SissyEiko_AcordaGrupoEsparrama260624_37

            Cênicas


            Acorda!

            Calendário 05/07/24 a 01/09/24

            Ir