fechar

O CCBB Educativo é um programa de mediação cultural que desenvolve ações presenciais e digitais para aproximar os públicos da programação em cartaz e do patrimônio cultural do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB. Visitas mediadas, laboratório de atividades, contação de histórias, mediação de livro, encontro com professores, cursos, palestras e seminários são parte da programação presencial do CCBB Educativo. Também possuímos um braço digital: visitas e ateliê em vídeo, podcast, webinar, caderno educativo e outros irão levar o CCBB até a casa das pessoas em todo o Brasil. A ideia é convidar todos os públicos – comunidade escolar, ONGs, famílias, grupos de terceira idade, pessoas com deficiência, profissionais da arte e cultura e outros -, para experimentar, investigar, trocar, criar e conviver no CCBB. Vamos com a gente?

Agendamento de grupos: (11) 3113-3660 ou agendamento.sp@programaccbbeducativo.com.br

Programação CCBB SP – Educativo
De 1 a 31 de maio

Imagem - Visita Mediada (Espontânea)

Visita Mediada (Espontânea)

Que tal visitar às exposições do CCBB acompanhado de um educador? Visitantes de todas as idades participam de uma visita mediada em grupo, sem necessidade de agendamento. Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições e sobre o patrimônio.

01 a 31 de maio
- Segundas: 17h 
- Quartas: 17h 
- Quintas: 10h e 17h 
- Sábados: 10h 
- Domingos: 10h e 14h 

Sábados em Libras: 11h30 e 15h30
Classificação: Livre
Gratuito

Imagem - Hora do Conto

Hora do Conto

Vamos viver experiências a partir da ficção? As histórias são capazes de nos levar para lugares distantes, para conhecer outras culturas e visões de mundo. E por que não vivenciar conceitos das exposições através da contação de histórias? Histórias da cultura popular e da literatura universal são apresentadas por educadores, por vezes acompanhados de instrumentos musicais e bonecos.

01 a 31 de maio
Domingos: 11h 
Classificação : Livre
Gratuito

Em Libras: sábados 14h

Imagem - Pequeníssimas Mãos

Pequeníssimas Mãos

Tem criança pequena no CCBB? Tem, sim senhor! Atividade voltada para bebês e crianças pequenas de 0 a 3 anos e suas famílias. A programação pode incluir atividades de musicalização ou vivências que estimulem a motricidade ampla e fina, o desenvolvimento da consciência corporal e os sentidos, são parte da programação.

14 a 31 de maio
Sábados : 14h30 às 15h00
Classificação : Livre
Gratuito

Imagem - Pequenas Mãos

Pequenas Mãos

Que tal aprender brincando? O CCBB é lugar de criança! Atividades voltadas para visitantes de 3 a 6 anos, que estão dando seus primeiros passos na galeria. A ideia é acolher os pequenos e suas famílias nas exposições e ações patrimoniais do CCBB.

01 a 31 de maio
Domingos: 11h30 às 12h
Classificação: Livre
Gratuito

Imagem - Laboratório de Artes

Laboratório de Artes

É hora de criar! Espaço de experimentações estéticas, onde visitantes de todas as idades colocam a “mão na massa” para desenvolver atividades práticas de artes visuais. Com duração de 30 minutos, o laboratório de artes é um espaço de troca, investigação e criação sobre as exposições, sobre o patrimônio histórico, seus temas e conceitos.

01 a 31 de maio
Segundas e Quartas: 11h e 16h
Sextas: 11h
Sábados: 11h, 12h30 e 16h30
Domingos: 15h
Classificação: LIVRE
Gratuito

Imagem - Livro Vivo

Livro Vivo

Vamos ler juntos? A leitura compartilhada é um dos primeiros passos na formação de leitores. Educadores realizam a leitura em voz alta de livros afinados com os conteúdos das exposições em cartaz. Atividade voltada para crianças e suas famílias.

01 a 31 de maio
Domingos : 11h às 11h30

Com LIBRAS
Sábados: 15h às 15h30
Classificação : Livre
Gratuito

Imagem - CCBB Educativo – Patrimônio & Memória

CCBB Educativo – Patrimônio & Memória

O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo iniciou suas atividades em 21 de abril de 2001. Foi criado com o objetivo de formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura.
A instalação e manutenção do CCBB em um prédio em pleno Centro Histórico da capital paulista refletem também a preocupação com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio arquitetônico, fundamental para a preservação da memória da cidade.
Na década de 1920, Hippolyto Pujol transformou o edifício em agência bancária. Na década de 1990, um processo de restauro e adaptação realizado pelo arquiteto Luiz Telles transformou agência bancária em Centro Cultural.

Acesse o site CCBB Educativo – Patrimônio & Memória