Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Aberto
Visitas mediadas aos espaços expositivos ou prédio histórico do CCBB, elaboradas pela equipe educativa, para diálogo com o público e aprofundamento sobre a programação. As visitas visam contribuir com a experiência de estar com arte, ampliando e conhecendo novos repertórios, por meio de uma conversa cheia de trocas de saberes. A atividade atende a grupos de estudantes, professores, organizações sociais, instituições culturais e museológicas.
Visita Educativa Espontânea
Segundas, quartas, quintas, das 12h às 13h e 17h às 18h
Sextas das 12h às 13h
Sábados e domingos, das 17h às 18h
Entrada gratuita, retirada de ingressos no site ou na bilheteria.
Visita Educativa Agendada
Segundas, quartas, quintas e sextas, das 9h30 às 10h30 e 15h às 16h
E-mail para agendamento: agendaccbbeducativosp@gmail.com
As visitas podem ser agendadas para grupos de estudantes, professores, organizações sociais, instituições culturais e museológicas.
Visita Educativa em Libras
Sextas, das 17h às 18h
Domingos, das 12h às 13h
Atendimento totalmente na Língua de Sinais Brasileira (Libras). Entrada gratuita, retirada de ingressos no site ou na bilheteria.
Classificação indicativa: a partir de 7 anos
FaBrincando
Segundas e sextas, das 16h às 17h; sábados e domingos, 13h às 14h
Local: Mezanino
Classificação indicativa: a partir de 7 anos
Os visitantes do CCBB, a partir de 7 anos de idade, estão convidados para uma atividade prática com experimentação e aprendizagem sobre as técnicas das arte plásticas e/ou digitais.
Primeiro Brincar
Sábados e domingos, das 15h às 16h
Local: Mezanino
Classificação indicativa: famílias com crianças de 0 a 3 anos
Entrada gratuita
Atividade para famílias com crianças de 0 a 3 anos em um espaço com objetos interativos, adaptados para experimentações nesse primeiro contato com a arte. Para a exposição “Sérvulo Esmeraldo – Linha e luz”, a equipe educativa preparou esculturas táteis, inspiradas na obra do artista, para livre exploração das formas pelos pequenos visitantes.
Oficininha
Sábados e domingos, das 16h às 16h40
Local: Mezanino
Classificação etária: famílias com crianças de 4 a 7 anos
Entrada gratuita
Atividade para famílias com crianças de 4 a 7 anos para as primeiras experiências com a arte no CCBB, por meio de dinâmicas e brincadeiras.
Conto um conto
Segundas e sextas, das 11h às 12h; sábados e domingos, das 14h às 15h
Local: 1º Andar
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
A tradição popular brasileira de contação de histórias integra a programação do educativo, com um repertório autoral além de uma seleção de obras que são patrimônio nacional. As exposições em cartaz no CCBB, no mês de novembro, são inspirações para sessões em que o “Era uma vez…” surge para encantar e mediar conceitos.
Que livro é esse?
Sábados e domingos, das 11h às 12h
Local: 1º. Andar
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
Atividade de mediação de leitura com livros infanto-juvenis para todas as idades. A partir de uma curadoria literária, a roda de mediação vivifica as palavras e as ilustrações para engajamento do público na leitura compartilhada.
InsPiração
Quintas, das 14h30 às 14h45
Local: Espaços expositivos
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
Intervenções pontuais pelo CCBB que aprofundam ou destacam conceitos e detalhes da exposição em cartaz desenvolvidas em multilinguagens.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB
Dia da Pessoa com Deficiência
09/12 (sábado), das 14h às 17h45
Visita em Libras: 15 pessoas
Oficina: 30 pessoas
Oficina de música: 30 pessoas
Classificação indicativa: livre
No sábado, dia 09 de dezembro, a programação será voltada para atividades artísticas acessíveis aos mais variados públicos.
14h – Visita mediada em Português e em Libras pela exposição Bienalsur – Signos na Paisagem.
15h às 16h30 – Oficina de Poesia em Libras – “Paisagens Poéticas: a Libras na construção da poesia visual”, com o educador e poeta Bruno Ramos.
Atividade para surdos e ouvintes.
Nesta oficina, o educador e poeta Bruno Ramos convida os participantes a explorarem a poesia visual na interação com as obras da exposição “Bienalsur – Signos na Paisagem”, por meio da Língua Brasileira de Sinais. O uso de luzes e da vibração de instrumentos musicais fará parte também da confecção dos poemas.
Bruno Ramos da Silva (DRT- 0053620/SP) é professor de Libras e arte-educador, poeta, ator e dançarino. Atua como professor de Libras desde 2004 em escola de surdos e cursos de Libras para ouvintes. Desde 2015 atua como arte-educador, contador de histórias, poeta, ator e dançarino em instituições como CCBB – SP e Bienal de São Paulo. Pesquisa e se interessa em promover acessibilidade em espaços culturais. Atualmente integra Os Clássicos do Passinho com o espetáculo Se Piscar Já Era.
16h45 às 17h45 – Oficina de Música – “Acessibilidade fora da caixa: como praticar acessibilidade de forma criativa através da música”, com a artista Amanda Mittz.
Oficina para pessoas com baixa visão, cegos e videntes.
Nessa oficina a artista Amanda Mittz vai compartilhar com o público seus processos criativos em seu trabalho musical com acessibilidade, que é conhecido como acessibilidade estética. Nesse contexto Amanda pretende mostrar os princípios básicos da acessibilidade e a partir disso estimular a criatividade dos participantes para eles também criarem novas formas de acessibilidade em seus trabalhos.
Amanda Mittz é cantora, compositora e pesquisadora em acessibilidade estética. Pessoa com deficiência visual, é monocular. Atua no mercado desde 2018 criando novas formas de fazer acessibilidade na música.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB