Nenhum resultado encontrado para "{{ searchTerm }}"
Digite algo para começar a buscar
12/12/25 a 29/03/26
Terça a domingo, das 10h às 20h De 12/12 a 29/03
Rua da Graça, 284, Graça, Salvador, Bahia, Brazil 40150-060
Entrada gratuita.
A Olho Nu de Vik Muniz é uma retrospectiva da trajetória do artista, apresentando uma conjunto de trabalhos produzidos desde o final dos anos 1980 até as obras mais recentes. A curadoria da exposição é assinada por Daniel Rangel. Um dos destaques do recorte curatorial é unir peças tridimensionais (esculturas e objetos) do início de sua carreira com suas famosas fotografias de séries e períodos variados.
A mostra acontece no Museu de Arte Contemporânea da Bahia por três meses. O projeto inclui visitas guiadas, palestras gratuitas com acessibilidade em Libras e ações em espaços ligados ao artista na cidade. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso à arte e com a formação de novos públicos.
Além da exposição no MAC_Bahia, durante a exposição serão realizadas ações de desdobramentos em dois locais na cidade: na Galeria Lugar Comum, localizada na Feira de São Joaquim, que é o principal mercado popular da cidade; e conversas sobre o processo criativo do artista, em seu ateliê, localizado no Centro Histórico, no bairro do Santo Antônio Além do Carmo.
Vik Muniz
Vik Muniz, Vicente José de Oliveira Muniz, nascido em São Paulo em 1961, é um renomado artista plástico brasileiro, radicado nos Estados Unidos, que faz experimentos com novas mídias e materiais. Suas obras são feitas de materiais inusitados, como lixo, restos de demolição e componentes como açúcar e chocolate. Sua obra questiona e tensiona os limites da representação.
Apropriando-se de matérias-primas como algodão, açúcar, chocolate e até lixo, o artista meticulosamente compõe paisagens, retratos e imagens icônicas retiradas da história da arte e do imaginário da cultura visual ocidental, propondo outros significados para esses materiais e para as representações criadas.
Muniz também se destaca pelos projetos sociais que coordena, partindo da arte e da criatividade como fator de transformação em comunidades brasileiras carentes e criando, ainda, trabalhos que buscam dar visibilidade a grupos marginalizados na nossa sociedade.
Daniel Rangel
Doutorando e mestre em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo – USP; membro do Fórum Permanente, vinculado ao IEA/USP, e da International Biennial Association (IBA). Pesquisador, curador e gestor cultural, é o atual Diretor do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_Bahia). Foi curador-chefe do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM Bahia), entre 2021 e 2023; diretor artístico do Instituto de Cultura Contemporânea (ICCo), de 2011 a 2016 e diretor da Diretoria de Museus da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, entre 2008 e 2011.
Realizou a curadoria de dezenas de exposições e publicações nos últimos vinte anos, das quais se destacam REVER_Augusto de Campos, no SESC Pompéia, considerada Melhor Exposição Individual de Artista Brasileiro em 2016 pela revista Select!; Palavra em Movimento, sobre a trajetória visual de Arnaldo Antunes, que recebeu o prêmio APCA 2015 de Melhor Exposição de Artes Gráficas; My name is Ivald Granato, ganhadora do Prêmio Arcanjo de Cultura 2020, na categoria Artes Visuais; além de festivais e bienais como 8ª Bienal de Curitiba; as 15ª e 16ª Bienal de Cerveira – Portugal; A Natureza das Coisas, de Carlito Carvalhosa, no SESC Pompéia, em 2024, tendo recebido destaque da Folha de São Paulo como uma das melhores exposições do ano.
Elétrica Produção Contemporânea Ltda. - Coordenação geral
A Elétrica Produção Contemporânea Ltda. (N+1 Arte Cultura) é uma empresa especializada em conteúdo, criação, desenvolvimento, execução e gestão de projetos focados no universo da arte e da cultura. Colabora com Instituições, empresas e marcas no desenvolvimento de programas culturais que atendam suas necessidades e especificidades.
Especializada no desenvolvimento e produção de exposições, eventos culturais e publicações; consultoria, planejamento e assessoria de marketing cultural para instituições e marcas; e assessoria ao colecionismo e a filantropia cultural voltado para pessoas físicas e jurídicas.
Projetos em destaque: Carlito Carvalhosa - A Natureza das Coisas- (Sesc Pompeia, 2024), Museu do bahia (Arena Fonte Nova - 2021), Rever - Augusto de Campos (Sesc Pompeia, 2017) e Ready Made in Brasil (Fiesp, 2017).





Exposição: Vik Muniz - A Olho Nu
Local: Museu de Arte Contemporânea da Bahia (R. da Graça, 284 - Graça, Salvador)
Período: de 12 de dezembro de 2025 a 29 de março de 2026
Funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 20h
Ingressos: Gratuito
pelo App BB
Aponte aqui a câmera do seu celular, baixe o App BB e abra sua conta. Simples assim.