fechar
mundo_zeze_6653h Wagner Loiola

Cênicas

Vou fazer de mim um mundo

Imagem de Calendário

17/10/25 a 30/11/25

Serviço


  • Classificação 16 anosClassificação 16 anos

  • Local

    CCBB – Teatro

  • Horário

    Sextas, 19h | Sábados e domingos, 17h

     

     

  • Ingresso

    R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada)

Adquirir ingressos Telefone

Zezé Motta percorreu uma trajetória inspiradora em suas quase seis décadas de carreira. Gravou 14 discos, fez mais de 100 personagens na TV e no cinema. Já esteve nos mais importantes palcos do mundo, apresentou-se no Carnegie Hall de Nova York, no Olympia de Paris e na Venezuela, México, Chile, Argentina, Angola e Portugal. É uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU), denunciando corajosamente casos de racismo.

Em comemoração à trajetória de uma das artistas mais aclamadas do país e que inspira gerações de mulheres negras na luta por espaço, expressão e oportunidades, o CCBB traz para seu palco de São Paulo, depois de uma temporada com lotação esgotada em todas as apresentações no CCBB Brasília, no CCBB Belo Horizonte e no CCBB Rio de Janeiro, o primeiro monólogo da carreira de Zezé Motta: “Vou Fazer de Mim um Mundo”.

O espetáculo é uma adaptação para teatro do livro da Dra. Maya Angelou, o best-seller “Eu sei porque o pássaro canta na gaiola”, lançado em 1969 e que agora chega ao Brasil com dramaturgia e direção de Elissandro de Aquino.

A história, que se tornou um clássico, é a primeira das sete autobiografias que a autora publicou. Em ‘Pássaro’, Maya apresenta um tocante retrato da comunidade negra dos Estados Unidos durante a segregação dos anos 1930-1940. Nele, parece haver um grito silencioso desse pássaro aprisionado que a Dra. Maya Angelou vivenciou e que a tornou ainda mais forte. Como ela mesma cita: “O pássaro engaiolado canta com um trinado amedrontado sobre coisas desconhecidas, mas ainda desejadas...”. Angelou foi múltipla: poetisa, escritora, professora, roteirista, cantora, tradutora, atriz, militante, conviveu com Malcolm X, com James Baldwin, com o pastor Martin Luther King Jr. e se tornou um dos nomes mais reverenciados do século 20.

Duração: 70 min
Acessibilidade em Libras em todas as sessões.

Audiodescrição na sessão do dia 01/11, sábado | Bate-papo pós sessão do dia 08/11, sábado

Dramaturgia e Direção: Elissandro de Aquino
Direção Musical: Pedro Leal David
Direção de Produção: Clara Bastos
Músicos: Mila Moura e Pedro Leal David
Stand in: Mila Moura

Veja também


Receba nossa programação