fechar
Foto Capa

Eventos

Programação Especial Movimento Armorial 50 anos

Imagem de Calendário

04/08/22 a 22/09/22

Serviço


  • Verifique a classificação indicativaVerifique a classificação indicativa
  • AcessibilidadeAcessibilidade

  • Local

    Teatro e Cinema

  • Horário

    Verifique na programação

  • Ingresso

    Verifique na programação


Covid 19

Fique atento às
recomendações.

Fique atento

Em comemoração aos 50 anos do Movimento Armorial e marcando as homenagens aos 95 anos de Ariano Suassuna, uma série de eventos serão realizados no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, de 04 de agosto a 22 de setembro.  As atividades complementam a exposição sobre o Movimento Armorial que ocupa todo o prédio do CCBB SP até 26 de setembro.  

Os eventos especiais apresentam e recriam para o público a atmosfera de compartilhamento de ideais e a efervescência cultural da época, capitaneada por Ariano Suassuna e os artistas envolvidos.  

Serão realizados cinco encontros musicais, “Espetáculos de Música Armorial”, com curadoria da equipe de consultores da mostra e cinco palestras, “Conversas sobre Arte Armorial”, cuja curadoria é do poeta e escritor Carlos Newton Júnior.

Os eventos musicais contam com a participação especial de Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, que apresenta no dia 04 de agosto, quinta-feira, a “Aula Espetaculosa – do Mendigo ao Pintor”, em que o artista plástico retoma e desdobra seus caminhos na arte a partir de uma primeira influência armorial de seu pai e de artistas da época e atuais. A apresentação cria a conexão entre as os eventos musicais e os encontros, e tem a participação especial de Isaar França– cantora que participou das famosas Aulas Espetáculo de Ariano Suassuna

A programação reúne artistas e pesquisadores de variados estados, dando ênfase aos que conviveram pessoalmente com Ariano e aos que estudam profundamente o Movimento Armorial. As apresentações mostram a força e o fascínio que causa o Movimento Armorial até os dias de hoje por todo o Brasil. 

Nos “Espetáculos de Música Armorial”, que abrem a série de comemorações, se apresentam grupos que se utilizam do folclore e seus elementos puros para a “recriação” da música popular através do desenvolvimento dos elementos eruditos. Já os temas das Conversas sobre Arte Armorial abrangem as artes plásticas, a literatura, a dança, a música e o teatro e contam com especialistas nos temas.  

E para finalizar, o espetáculo teatral "As Conchambranças de Quaderna: O Caso do coletor assassino".  Nesta peça o universo fantástico de uma farsa sertaneja com pitadas de pura realidade cômica, trazendo ao público o espírito festivo. “Conchambrança” é uma corruptela de “conchamblança”, que significa conchavo, combinação. Forma que se ajusta perfeitamente ao universo da peça, uma vez que o protagonista Quaderna, interpretado pelo pernambucano Jorge de Paula, conta suas lembranças em narrativa direta. A obra teatral é composta por três imbróglios que Quaderna tomou parte, nos quais fez uma série de conchavos para resolver as situações, tirando proveito de tudo e de todos, como esperado de um bom pícaro.


SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO - MOVIMENTO ARMORIAL 50 ANOS

Até 26 de setembro de 2022
Todos os dias, exceto às terças
Entrada gratuita – Ingressos na bilheteria do CCBB e no site bb.com.br/cultura

Classificação Livre

EVENTOS PARALELOS ARMORIAL

De 04 de agosto a 22 de setembro 

04 de agosto, 18h – Espaço Girondino
Lançamento da edição especial de 50 anos do A Pedra do Reino

04 de agosto, 19h – Teatro
Aula Espetaculosa – do Mendigo ao Pintor

04, 11, 18 e 25 de agosto e 15 de setembro, 19h - Teatro
Espetáculos de Música Armorial

11/08 - Duo Ana Oliveira e Sergio Raz

18/08 - Rosa Armorial
25/08 - Quinteto da Paraíba
15/09 - Antônio Nóbrega 

01 a 05 de setembro - Cinema
Conversas sobre Arte Armorial

01/09 - Artes Visuais, 19h
A xilogravura popular nordestina e as características da pintura armorial, com a curadora de artes Denise Mattar e a pesquisadora Daniella Almada.
02/09 - Música, 19h
Os romances nordestinos e a música armorial, com  o multiartista Antonio Nóbrega e o maestro Júlio Medaglia.
03/09 - Teatro, 16h
As tragédias e as comédias de Ariano Suassuna e sua influência para o estabelecimento de um “teatro do Nordeste”, com a diretora Inez Viana e o ator Guryva Portela.
04/09 - Literatura, 16h
O romanceiro popular nordestino e a literatura armorial, com os escritores Alexei Bueno e Cláudio Neves.
05/09 - Dança, 19h
As experiências da dança armorial, do Balé Armorial ao Grupo Gria, com a coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo e o bailarino Pedro Salustiano.

Entrada gratuita - Ingressos na bilheteria do CCBB 1 hora antes do evento


ESPETÁCULO TEATRAL

21 e 22 de setembro, 19h – Teatro

AS CONCHAMBRANÇAS DE QUADERNA: O Caso do coletor assassino 

Elenco : Jorge de Paula, Fabio Espósito, Guryva Portela, Henrique Stroeter, Carlos Ataíde e Bruna Rechia
Músico: Abuhul Júnior
Tempo de duração : 55 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
Valor: R$30,00 inteira e R$15,00 meia entrada
Ingressos na bilheteria do CCBB e no site bb.com.br/cultura (em breve)