fechar
TEATRO Nebulosa de Baco

Cênicas

Nebulosa de Baco

Imagem de Calendário

24/04/25 a 08/06/25

Serviço


  • Classificação 18 anosClassificação 18 anos

  • Local

    Teatro

  • Horário

    Quintas e sextas, às 19h
    Sábados, domingos e feriado, às 17h

  • Ingresso

    R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

Adquirir ingressos Telefone

Depois de passar pelo Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, Nebulosa de Baco, o novo trabalho da premiada Cia.Stavis-Damaceno estreia no CCBB São Paulo, no dia 24 de abril.

O espetáculo, com dramaturgia e direção de Marcos Damaceno e atuação de Rosana Stavis – atriz frequentemente apontada pela crítica como uma das melhores do teatro brasileiro - e Helena de Jorge Portela, é inspirado na obra do premiado autor italiano Luigi Pirandello, vencedor do Nobel de Literatura, e em relatos de “fatos reais”, a montagem, que se alterna entre o drama e a comédia, apresenta o difícil processo de duas atrizes ao interpretarem os papéis conturbados de uma filha e o seu pai.

A encenação traz uma atriz que não consegue chorar. Ajudada por outra artista mais experiente, ela se prepara para atuar em uma peça sobre a difícil relação entre uma filha e o seu pai. Trata-se de uma peça dentro de outra (uma dramática, a outra cômica) em que – como é próprio dos textos de Pirandello e muito atual para o tempo presente – são constantemente embaralhadas as noções entre o que é real e o que é inventado, entre o que é verdade e o que é mentira, entre o que é e o que parece, mas não é.

O nome “Nebulosa de Baco” tem inspiração na astronomia e na mitologia. As nebulosas são onde nascem as estrelas; entre as mais conhecidas estão a Nebulosa de Orion e a Nebulosa Olho de Deus. Já Baco, na mitologia greco-romana, é não apenas o deus do vinho e do teatro: ele representa a fertilidade criativa e a dualidade humana entre controle e entrega. É ele quem inspira a transformação do caos interno em beleza e expressão.

Receba nossa programação