O CCBB Educativo – Lugares de Culturas parte do princípio da ocupação. Mais que um espaço, é um Lugar. Para além da cultura hegemônica reconhece a cultura popular como legítima. Tem como proposta um Programa Educativo que proporciona o acesso estético, artístico e cultural à programação do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro para todos os públicos. Para tanto, constrói um espaço de criação, troca e discussão para produção de conhecimento crítico, alinhado com a democracia, pluralidade de ideias e valores do CCBB.

Vem com a gente nesse rolé cheio de arte, descobertas, reflexão e criação!

Visitas Mediadas

Descrição da imagem

Visita Cognitiva - Aventura de Hermes

Mediação acessível que transforma o espaço do Educativo em uma cena viva e sensorial. A atividade foi especialmente pensada para atender diferentes formas de percepção e mobilidade, utilizando recursos táteis e visuais para narrar a história do deus Hermes — desde a artimanha com as ovelhas de Apolo até a criação e entrega da lira. Durante o percurso, colunas evocam a arquitetura do CCBB, enquanto objetos com diferentes texturas formam os caminhos percorridos. Hermes surge com suas sandálias aladas, e Zeus aparece entre trovões e nuvens. O público é convidado a cuidar das ovelhas e caminhar com os educadores pelos passos de Hermes até o fim da história, numa experiência coletiva e inclusiva.

Agendamento antecipado via e-mail: agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br

Ponto de encontro: Programa Educativo, 1º andar

1º andar, CCBB Educativo.

 

⏰ Funcionamento

Domingos:

8h - mediante agendamento por e-mail

Descrição da imagem

Visitas Mediadas Agendadas para Escolas e Grupos

Agende sua visita educativa conosco! Escolas públicas e privadas, ONGs e outras instituições dedicadas à educação e à integração social podem agendar visitas educativas às exposições. Com duração de 1h, as visitas educativas agendadas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições.

Inscrições pelo e-mail: agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br

Segunda, Quinta e Sexta: 9h30, 10h, 14h, 15h e 18h 
Quarta: 9h30, 10h e 18h 
Sábado e Domingo: 9h30 
 
Ponto de encontro: Hall do cinema, em frente ao Guarda-Volumes 
 

⏰ Funcionamento

De quarta a segunda

Descrição da imagem

Visita Mediada em Libras

Conheça as exposições do CCBB em Língua Brasileira de Sinais – Libras. Um intérprete de Libras ouvinte realiza visitas medidas em Libras nas exposições em cartaz. Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições.  

Ponto de encontro: CCBB Educativo, 1º andar

Clique aqui para retirar seu ingresso.

⏰ Funcionamento

Segunda, quinta e sexta: 12h e 15h
Quarta: 11h
Sábado: 11h e 14h
 
*Segunda, Quinta e Sexta - exclusiva para público surdo
*Quarta e sábado com intérprete 
 
 
Ponto de encontro: Programa Educativo, 1º andar  

Flávio Cerqueira - Um Escultor de Significados

A exposição Flávio Cerqueira: Um Escultor de Significados convida o público à contemplação e à reflexão sobre temas como identidade, raça, classe e afeto, por meio de esculturas que transformam o cotidiano em monumento. Nas visitas mediadas, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a poética do artista e dialogar sobre obras como O Jardim das Utopias, criado em parceria com o paisagista Lula Câncio, que propõe um respiro poético no coração da cidade. Essas visitas estimulam a observação, a troca e a reflexão. 

Clique aqui para retirar seu ingresso.

⏰ Funcionamento

Segunda: 11h
Segunda, quarta, quinta e sexta: 16h
Sexta: 18h
Sábado e domingo: 12h
 
Ponto de encontro: Programa Educativo, 1º andar 

Manguezal

A exposição reúne cerca de 50 obras de 25 artistas brasileiros, entre eles Lasar Segall, Hélio Oiticica, Annia Rízia, Gabriel Haddad & Leonardo Bora, Uýra Sodoma, Celeida Tostes e Frans Post, explorando o manguezal como espaço de vida, resistência, ancestralidade e inspiração. A mostra destaca o papel dos manguezais como berçários marinhos, barreiras naturais, sequestradores de carbono e fontes de sustento para comunidades tradicionais.

Clique aqui para retirar seu ingresso.

 

⏰ Funcionamento

Segunda e quinta: 18h
quarta e sexta: 11h
Sábado: 10h
 
Ponto de encontro: 4º andar 

Visitas Patrimoniais

Caminhos da Memória – Patrimônio

O CCBB Educativo convida os visitantes a conhecerem o passado através da arquitetura e questiona as histórias que guardam as paredes de um prédio que abriu suas portas em 1906. Os educadores e o público percorrem o espaço que abriga o CCBB RJ para conhecerem mais sobre sua arquitetura e sua história – edifício, que ancorado no Centro da cidade, fez parte de transformações históricas, econômicas, sociais e culturais da cidade do Rio de Janeiro e do país.

A visita com duração de 1 hora é aberta e destinada a todas as idades.

Ponto de encontro: Programa Educativo, 1º andar

Clique aqui para retirar seu ingresso. 

⏰ Funcionamento

Quarta: 12h e 18h
Quinta: 11h
Domingo: 10h
 
Ponto de encontro: Programa Educativo, 1º andar  
Descrição da imagem

Visita Teatralizada

Uma experiência imersiva que convida o público a conhecer a história do prédio do CCBB RJ por meio de personagens de época e narrativas envolventes. Com roteiro original e educadores formados em artes cênicas, a atividade transporta os visitantes para o final do século XIX e início do século XX, recriando o charme da Belle Époque carioca. Os figurinos e a ambientação contribuem para uma verdadeira viagem no tempo. O percurso tem início no térreo do prédio e segue até o quarto andar, onde estão localizadas as exposições permanentes “O Banco do Brasil e sua História” e “Do Sal ao Digital: Dinheiro na Coleção Banco do Brasil”.
A atividade conta com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade para todos os públicos.  
Classificação indicativa: Livre 
 

⏰ Funcionamento

Sábados, às 13h.
 
Local: Térreo do CCBB 

 

Pequenos Exploradores

O CCBB Educativo – Lugares de Culturas apresenta uma experiência lúdica e instigante voltada para crianças e seus acompanhantes. A atividade propõe uma jornada interativa pelos espaços do prédio histórico do CCBB RJ, revelando curiosidades e histórias de forma criativa e envolvente. A aventura começa no quinto andar, onde os participantes recebem uma pista especial na biblioteca.
A partir daí, são guiados por bilhetes, baús e mapas que revelam novos caminhos e descobertas, transformando o passeio em uma verdadeira caça ao tesouro cultural. Mais do que uma visita, uma oportunidade de explorar o patrimônio arquitetônico e histórico do centro cultural de forma divertida e educativa
Local: 5º andar – Biblioteca
 
Classificação indicativa: 3 a 6 anos
 
Participação por ordem de chegada.
 

⏰ Funcionamento

Segundas, quartas, quintas e sextas: 10h.

Sábados e feriados: 11h

Ateliê Aberto

Campos das Artes – Mobiliário Educativo

Nossa casa só existe porque o público está aqui. É a presença de cada um que ressignifica esse lugar por onde passam centenas de pessoas diariamente. O “CCBB Educativo – Lugares de Culturas” convida os visitantes a participarem de uma ação em que eles são os protagonistas.

A ação acontece no térreo do CCBB Rio de Janeiro e é voltada para todos os públicos, com classificação livre. 
Poesia de Bronze
O CCBB Educativo – Lugares de Culturas apresenta uma atividade interativa voltada para a exposição "Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados". Aberta a todos os públicos, a proposta convida os visitantes a explorar os sentidos das obras do artista, que utiliza o bronze para representar o cotidiano e valorizar experiências de pessoas comuns. Na estação, o público recebe um cartão com a silhueta de uma escultura e escolhe um título que reflita sua percepção. Em seguida, localiza a obra na mostra e compara sua interpretação com o título original dado pelo artista. A dinâmica evidencia o caráter plural da arte de Flávio Cerqueira e o papel ativo do espectador na construção de significados.  
 
Local: Térreo do CCBB
 
⏰ Funcionamento
Segundas, quintas e sextas: 10h às 19h
Quartas: 10h às 13h / 16h às 19h

 

 

Laboratório de Artes

O tema dos laboratórios é escolhido de acordo com o Educador escalado para a atividade e a faixa etária do público presente. 
Participação por ordem de chegada no #CCBBeducativo, 1º andar. 
 
O QUE O VENTO LEVA
Em tempos em que as telas ocupam cada vez mais o nosso olhar e que temos, em apenas um clique, todas as coisas prontas em nossas mãos, esta atividade propõe uma retomada a uma experiência sensível e fundamental: o brincar. Na atividade "O que o vento leva" os participantes criarão pipas, desde a montagem da estrutura até a sua customização. Brincar é reafirmar memória, corpo e identidade. Nessas férias, que tal desacelerar e dar vida a um brinquedo que atravessa gerações?
 
SE ESSA RUA FOSSE
A equipe do CCBB Educativo - Lugares de Culturas convida o público para participar da atividade “Se Essa Rua Fosse”, com foco na valorização da cultura brasileira, da expressão corporal e da contação de histórias. Um encontro especial
que celebra brincadeiras populares, cantigas, cirandas e fábulas, com muito movimento, criatividade e alegria. Que tal deixar o celular de lado e vir relembrar e aprender as brincadeiras passadas de geração em geração? Na atividade “Se Essa Rua Fosse” teremos cantigas brincadas como “Dona Aranha”, a canção portuguesa “Tangolomangolo”, cirandas e músicas-brinquedo unidas aos jogos populares como Cinco Marias e Cama de Gato.
 
BRINCADEIRAS BORDADAS
A proposta consiste na criação de um grande bordado coletivo formado por palavras que remetam a brincadeiras, brinquedos e cantigas de roda da infância que façam parte de memórias dos participantes. O tecido fica disponível para que o público venha espontaneamente bordar. Tudo começa com a provocação do público, para que reflita e converse sobre memórias de brincadeiras de infância, com perguntas como “qual era sua brincadeira favorita?” “e seu brinquedo?” “alguma cantiga/brincadeira de roda marcante na sua vida? Qual?”. A partir dessa conversa, o público será convidado a pensar em palavras e pequenas frases que respondam a essas perguntas, associadas a essas memórias e a essas brincadeiras. Por fim, essas palavras serão bordadas no tecido para compor um grande bordado coletivo. 
 
INVENTAMUNDOS
Inspirado nas bonecas de papel e nas histórias em quadrinhos infantojuvenis, o laboratório “Inventamundos” tem como objetivo desenvolver a criatividade do visitante e criar um personagem original com história, cenário e roupas customizadas. Utilizando materiais diversos, propõe-se uma reflexão sobre a complexidade das formas e cores que compõem uma figura, aproximando os participantes do universo da ilustração, com foco na exposição “Viva Mauricio – Mauricio de Sousa, a experiência imersiva”.
 
FORMAS DO MANGUE
A atividade “Formas do Mangue” convida o público a investigar o universo dos manguezais por meio da criação de esculturas inspiradas nas formas dos mangues e de sua fauna e flora. Utilizando argila, plantas secas e gravetos, cada participante desenvolverá sua própria interpretação desse ecossistema. Ao final, as esculturas serão integradas a uma maquete do território brasileiro, permitindo observar como os manguezais se relacionam com outros biomas. A experiência reúne criação, investigação e imaginação, aproximando o público deste ecossistema vital, tema da exposição “Manguezal” em cartaz.
 
⏰ Funcionamento
Segundas, quintas e sextas: 13h, 15h e 17h.
Quartas: 17h.
Sábados e feriados: 15h e 17h.
Domingos: 11h, 15h e 17h.
Local: Salas do Educativo, 1º andar

Livro Vivo

Leitura compartilhada para crianças, adultos e toda família. Esta ação investe no livro como objeto de mediação entre o conteúdo da mostra e o espectador. O repertório escolhido traz histórias de vivências coletivas que inspiram os leitores e ouvintes a contribuírem para um mundo melhor.

 

Participação por ordem de chegada no #CCBBeducativo, 1º andar.

 

⏰ Funcionamento

Sábados, domingos e feriados: 16h

Local: Ateliê Aberto, 1º andar  
Descrição da imagem

Pequenas Mãos

Que tal aprender brincando? O CCBB é lugar de criança! Atividades voltada para visitantes de 3 a 7 anos, que estão dando seus primeiros passos na galeria. A ideia é incentivar a participação dos pequenos e de suas famílias nas exposições do CCBB, através de vivências que estimulam a brincadeira, o jogo e a convivência.  
 
Classificação indicativa: 3 a 7 anos
Local: Ateliê Aberto, 1º andar    
 

⏰ Funcionamento

Sábados e feriados: 13h.

Pequeníssimas Mãos - Formas e Cores

Tem criança pequena no CCBB? Tem, sim senhor! Atividade voltada para crianças pequenas de 2 a 3 anos e suas famílias. A programação pode incluir atividades de musicalização ou vivências que estimulem a motricidade ampla e fina, o desenvolvimento da consciência corporal e os sentidos.

Também em parceria com a Imanix, o CCBB Educativo convida os participantes a explorar o universo das formas geométricas presentes no cotidiano, como o formato de uma casa ou de uma laranja, por meio de uma experiência sensorial e criativa. Utilizando peças acrílicas imantadas, a atividade estimula a construção de novas formas e composições, promovendo o desenvolvimento da percepção visual, coordenação motora e imaginação.
 
Classificação indicativa: 2 a 3 anos
Local: Ateliê Aberto, 1º andar
 

Participação por ordem de chegada no #CCBBeducativo, 1º andar.

 

⏰ Funcionamento

Domingos: 13h

 

Hora do Conto

Vamos viver experiências a partir da ficção? As histórias são capazes de nos levar para lugares distantes, para conhecer outras culturas e visões de mundo.  E por que não vivenciar conceitos das exposições através da contação de histórias? Histórias da cultura popular e da literatura universal são apresentadas por educadores, por vezes acompanhados de instrumentos musicais e bonecos.   
Participação por ordem de chegada no #CCBBeducativo, 1º andar. 
O MENINO QUE TINHA ASAS NOS PÉS - HERMES
A viagem começa no quinto andar, onde os participantes buscam na biblioteca uma importante pista que permite acessarem orientações para outras etapas sucessivas, envolvendo bilhetes, baús e mapas, numa verdadeira caça aos segredos do CCBB. 
 
O QUEBRADOR DE PEDRAS
Por meio dessa história pode-se acompanhar um trabalhador simples que, insatisfeito com sua rotina, começa a imaginar outras vidas possíveis. Uma forma de provocar o público a refletir sobre a importância, reconhecimento e o significado das pequenas ações.
 
MARÉ ALTA DO LIVRO MENINOS DO MANGUE, DE ROGER MELLO
Nesta obra, o premiado autor Roger Mello narra a história de duas personagens, Sorte e Preguiça, que fazem uma aposta enquanto pescam siris na beira do mangue. A Sorte vence, e a Preguiça, em troca, precisa contar oito histórias, uma para cada pata do siri pescado. Essas narrativas, que envolvem a vida no manguezal e a cultura local, são apresentadas com o objetivo de mostrar a importância ecológica, social e cultural desse valioso ecossistema. 
 

⏰ Funcionamento

Segundas e quintas: 11h.

Sextas, sábados, domingos e feriados, às 14h.

Dicas para curtir a visita

Consulte as normas de visitação para garantir uma experiência segura e agradável.

Ver normas

Abra
sua conta

pelo App BB

Imagem do QR Code do App BB

Aponte aqui a câmera do seu celular, baixe o App BB e abra sua conta. Simples assim.

www.bb.com.br