Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Fechado
Galerias do Térreo
Quarta a segunda, das 10h às 22h
Entrada gratuita, com retirada de ingresso
Entre os dias 24 de setembro e 1º de dezembro, o CCBB BH recebe a exposição “Uma História da Arte Brasileira”, que reúne obras e nomes incontornáveis da arte moderna e contemporânea do Brasil, com trabalhos que atravessam diferentes contextos históricos e sociais.
A mostra apresenta mais de 50 obras do acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, compondo um amplo panorama da produção artística nacional nos séculos XX e XXI. Assinada por Raquel Barreto e Pablo Lafuente, curadora-chefe e diretor artístico do MAM Rio, a exposição traz um percurso que evidencia continuidades, rupturas e experimentações que ajudaram a moldar a arte brasileira ao longo de mais de cem anos.
A exposição é organizada em cinco eixos temáticos, reunindo trabalhos em variados suportes e linguagens. O trajeto começa com o modernismo das primeiras décadas do século XX, quando surgia uma estética ligada à busca por identidade nacional. Em seguida, aborda o abstracionismo e o concretismo dos anos 1950, avança para a arte crítica e conceitual das décadas de 1960 e 1970 – marcadas pela resistência à ditadura militar – e alcança a explosão de cores e a revalorização da pintura na chamada “Geração 80”. Cada núcleo propõe diferentes formas de olhar e representar o Brasil, compondo um mosaico do imaginário coletivo do país.
A partir dos anos 2000, o recorte curatorial destaca a força de artistas mulheres, negros e negras, indígenas e LGBTQIA+, ampliando as perspectivas históricas e questionando narrativas tradicionais. Essa produção recente evidencia a vitalidade da arte contemporânea brasileira e a sua capacidade de dar visibilidade a vozes antes marginalizadas.
Dentre os artistas representados estão nomes fundamentais como Adriana Varejão, Anita Malfatti, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Arjan Martins, Beatriz Milhazes, Candido Portinari, Carlos Zilio, Cildo Meireles, Di Cavalcanti, Heitor dos Prazeres, Judith Lauand, Leonilson, Lúcia Laguna, Luiz Zerbini, Lygia Clark, Lygia Pape, Márcia X, Maria Martins, Tomie Ohtake, Tunga, Victor Brecheret e outros que, em diferentes momentos, ajudaram a construir uma narrativa múltipla e diversa da arte no Brasil.
A exposição acontece nas Galerias do Térreo e tem entrada gratuita, com retirada de ingresso pelo site ccbb.com.br/bh e em nossa bilheteria.
A programação inclui ainda uma palestra e visita guiada à exposição com curador Phelipe Rezente, confira:
Data: 30/10 (quinta-feira)
Horário: 19h
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: A palestra apresentará um panorama da história e das coleções do museu, além de abordar o processo de concepção da exposição “Uma história da arte brasileira”, criada especialmente para a Cúpula do G20 em 2024. O encontro vai destacar ainda os principais eixos da pesquisa curatorial que deram origem à mostra.
Ingressos gratuitos aqui e em nossa bilheteria.
Data: 01/11 (sábado)
Horário: 15h
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Com mediação de Phelipe Rezende, curador assistente do MAM Rio, a visita guiada à exposição “Uma história da arte brasileira” apresentará um panorama da arte moderna e contemporânea no país, convidando o público a refletir sobre seus múltiplos percursos e diálogos com diferentes contextos históricos e sociais.
Ingressos gratuitos exclusivamente em nossa bilheteria 1h antes da atividade.