fechar

Multidisciplinar, o CCBB Educativo propõe a proximidade com os visitantes e desses com os espaços do CCBB e sua programação, por meio da mediação cultural, incluindo atividades desenvolvidas por educadores-artistas. Com formação em artes visuais, teatro e música, os profissionais trazem suas experiências para o centro das ações. As atividades, voltadas para todos os públicos, são sempre pautadas pela troca de saberes, pelo acolhimento e incentivo a experimentações e novas formas de se relacionar com a arte. E inteiramente gratuitas. 

Ao entender que cada pessoa tem uma história de vida e que essas diferenças devem ser acolhidas e valorizadas, o CCBB Educativo quer contribuir para a construção de espaços cada vez mais democráticos. 

As atividades fazem parte da exposição “Playmode”. Para ter acesso à exposição e às atividades educativas – ambas gratuitas – retire seu ingresso clicando aqui.

Devido à Covid-19, protocolos especiais de visita e permanência são necessários para garantir a segurança de todos. As atividades presenciais passaram a ter redução no número de participantes, além de regras para o agendamento e a participação, seguindo as orientações de cada cidade.

Ações nas galerias


Imagem - A programação das atividades de abril é dedicada à exposição

A programação das atividades de abril é dedicada à exposição "Playmode"

O CCBB Educativo Belo Horizonte convida o público a participar de atividades relacionadas com a exposição Playmode.

Jogos, contação de história, criar a arte, música. Trabalhos criados pelos educadores-artistas que pretendem fazer com que o público reflita e interpreta as situações vividas por ele durante as atividades propostas. 

A programação é gratuita.

Classificação livre.

Recomendação etária: a partir de 2 anos.

Funcionamento
Relógio

De 30 de março a 06 de junho


Hora do Conto


Imagem -

Vamos viver experiências a partir da ficção?As histórias são capazes de nos levar para lugares distantes, para conhecer outras culturas e visões do mundo. E por que não vivenciar conceitos das exposições por meio da contação de história?

Histórias da cultura popular e da literatura universal são apresentadas por educadores, por vezes, acompanhados de instrumentos musicais e bonecos.

Classificação livre

Recomendação etária: a partir de 2 anos.

Funcionamento
Relógio

sábados e domingos

às 14h e 16h


Ateliê Aberto


Imagem - Self Trunfo: você me vê como eu me vejo?

Self Trunfo: você me vê como eu me vejo?

O Ateliê Aberto é um lugar onde se experimenta, manipula e produz um ou mais tipos de arte. 

Inspirados no jogo de cartas Super Trunfo, a atividade Self Trunfo do CCBB Educativo traz um painel interativo, personalizável, para que o visitante faça uma foto e classifique, uma ou mais, características de sua personalidade.

Convidado a criar sua própria carta, o público tira uma selfie e depois classifica (com uma ou cinco estrelas) habilidades de sua personalidade, como seu nível de gargalhada, de impaciência, de fazer caretas, de dormir e quanto tempo consegue ficar longe do celular.

No jogo tradicional, as habilidades exercem referência a aspectos práticos dos objetos, de animais ou super-heróis.

No Self Trunfo, a ideia é que o público analise habilidades que nem sempre são valorizadas em contextos práticos, mas que possui grande impacto na construção de sua personalidade e imagem pessoal.

Para quem quiser postar a carta, que fez durante esta atividade nas redes sociais, basta usar a hastag #selftrunfo 

Classificação livre.

Classificação etária: a partir de 7 anos.

Funcionamento
Relógio

sábados e domingos

de 12h às 18h


Ação Poética Sensorial


Imagem - Seu Som na Caixa

Seu Som na Caixa

Os educadores vestidos com uma grande caixa de música, que faz lembrar tocadores de realejo, percorrem as galerias do CCBB e convidam o público a criar suas próprias composições.

O objetivo é trazer a reflexão ao participante sobre a composição musical e produção de sons, através da alteração do tempo rítmico e da sequência melódica.

Cada visitante pode mudar duas características para a sua composição musical. São eles: os pinos do cilindro principal, com a mudança, altera o tempo rítmico e as paletas da marimba,  ao mudá-las altera as notas musicais.

A cada alteração, o visitante produz música e percebe como estas mudanças são determinantes para a qualidade do material sonoro em uma composição.

Funcionamento
Relógio

sábados e domingos


Livro Vivo


Imagem -

Vamos ler juntos? A leitura compartilhada é um dos primeiros passos na formação de leitores. Educadores realizam a leitura em voz alta, de livros afinados, com os conteúdos das exposições em cartaz.

Para Playmode, os livros abordam temas como interação virtual, realidades paralelas, imersão, pontos de vista, cultura ancestral e a construção individual e coletiva.

Atividade voltada para crianças e suas famílias.

 

Funcionamento
Relógio

sábados e domingos

13h e 17h


Pequenas Mãos


Imagem - Memotátil

Memotátil

Uma releitura do tradicional jogo da memória. A proposta da atividade é criar uma brincadeira em que a criança é instigada a encontrar o par de texturas ao colocar sua mão dentro de uma caixa preta, sem saber o que tem dentro.

Quando encontrar o par, ela retira as caixas do móvel até conseguir identificar todas elas.

Pode ser jogado individualmente, em duplas, trios ou quartetos. Memotátil traz reflexões sobre como os jogos estimulam, excessivamente, o campo visual com a perda de outros sentidos.

Ao deslocar a memória do campo visual para o campo tátil, provoca o público a explorar também sua percepção e memória do tato.

Esta atividade possui outro móvel para ser usado com o público adulto.

Acessibilidade aos cadeirantes.

Classificação livre.

Recomendação etária: a partir de 3 anos.

Funcionamento
Relógio

sábados e domingos

15h


Pequeníssimas Mãos


Imagem -

Tem criança pequena no CCBB? Tem, sim senhor!

Atividade voltada para bebês e crianças pequenas de 0 a 3 anos e suas famílias. A programação pode incluir atividades de musicalização ou vivências que estimulem a motricidade ampla e fina, o desenvolvimento da consciência corporal e os sentidos.

Funcionamento
Relógio

sábados e domingos

11h


Visitas agendadas para grupo


Imagem -

Escolas públicas e privadas, ONGs e outras instituições dedicadas à educação e à integração social podem agendar visitas educativas as exposições. Com duração de 1h, as visitas educativas agendadas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre a exposição.

 

Funcionamento
Relógio

segundas, quintas e sextas

09h30, 10h, 14h, 14h30, 15h, 19h e 20h


Visita Teatralizada


Imagem -

Uma moça da década de 20 viaja no tempo e chega em 2022 para contar um pouco da história da cidade de Belo Horizonte. Além da Praça da Liberdade e do prédio do CCBB.

Numa inusitada imersão cênica, o visitante é convidado a acompanhar a história percorrendo os espaços do prédio.

A visita tem duração de 1he é destinada para o público espontâneo.

Funcionamento
Relógio

sextas-feiras

às 18h


Visitas Mediadas


Imagem -

Que tal visitar as exposições do CCBB acompanhado de educadores-artistas?

Visitantes de todas as idades participam de uma visita mediada em grupo, sem necessidade de agendamento.

Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições.

A mostra "Playmode" vinda diretamente de Portugal apresenta 44 obras, muitas delas interativas, de jogos com a intenção a levar o visitante a uma reflexão e interpretações.

Nesta visita mediada, os educadores do CCBB convidam o público a dialogar acerca da abordagem do jogar e criar estratégias para o jogo.

Explorar as formas de jogar, a atenção as decisões tomadas ao longo da partida e o lúdico dos jogos são alguns dos temas abordados pelos educadores para aproximar o público da exposição.

Funcionamento
Relógio

segundas, quartas, quintas

às 12h e 18h


Relógio

sextas-feiras

às 12h


Relógio

sábados e domingos

às 12h e 18h


Visitas Mediadas em Libras


Imagem -

Conheça as exposições do CCBB em Língua Brasileira de Sinais – Libras. Um Intérprete de Libras ouvinte realiza visitas mediadas em Libras nas exposições em cartaz. Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições. 

Classificação livre.

Recomendação etária: a partir de 10 anos com fluência em Libras.

Funcionamento
Relógio

sextas e domingos

às 19h


Encontro com professores


Imagem - Uma exposição é um mundo - crianças no CCBB

Uma exposição é um mundo - crianças no CCBB

Queremos estreitar os laços entre o CCBB e as escolas!

Uma vez por mês, o CCBB Educativo se reúne com professores de escolas públicas e privadas para um encontro que explora as possibilidades pedagógicas das exposições em cartaz.

Neste mês, convidamos a especialista em infância e educação, Beatriz Lima para uma roda de conversa acerca das possibilidades de apropriação de espaços culturais por crianças da primeira infância.

Destinado a professores e coordenadores da Educação infantil, pedagogos, educadores museais e interessados no tema.

Convidada: Beatriz Lima. Professora infantil, arteterapeuta com base em psicologia analítica, arteeducadora e yogini. Desenvolve uma abordagem sensível que apoia crianças a lidarem com suas emoções, alicerçada em 20 anos de experiência como educadora.

O encontro acontece na exposição Playmode, nas galerias do 3° andar.

Funcionamento
Relógio

21 de maio - sábado

das 10h30 às 12h30