fechar

Multidisciplinar, o CCBB Educativo propõe a proximidade dos visitantes com a programação e os espaços do CCBB por meio da mediação cultural, incluindo atividades desenvolvidas por educadores-artistas.

Com formação em artes visuais, teatro e música, os profissionais trazem suas experiências para o centro das ações. As atividades, voltadas para todos os públicos, são sempre pautadas pela troca de saberes, pelo acolhimento e pelo incentivo às experimentações e ao desenvolvimento de novas formas de se relacionar com a arte.

Até o dia 4 de dezembro, a programação é inspirada no tema “Patrimônio”. Já a partir de 6 de dezembro, a programação será inspirada na exposição “Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium“, que  exibe mais de 80 obras do artista brasileiro que marcou a história da arte mundial com seu trabalho potente e performático. 

O acesso às exposições e às atividades educativas é gratuito.

Confira abaixo a programação:

Imagem - Em Cantos e Contos

Em Cantos e Contos

Nesta atividade, histórias da cultura popular e da literatura universal são apresentadas por educadores, por vezes acompanhados de instrumentos musicais e bonecos. 

Patrimônio (de 01 a 04/12) 

Para o tema “Patrimônio”, os educadores-artistas resgatam as principais lendas de Belo Horizonte, a fim de contar aos visitantes como essa cidade surgiu, quem foram os primeiros moradores, os primeiros bairros e os primeiros “personagens” desta cidade. 

As Ruas Falam (de 06 a 31/12)

Quais histórias acontecem no vai-e-vem dos espaços urbanos? Para "Hélio Oiticica - Delirium Ambulatorium", o CCBB Educativo investiga a relação dos corpos e a cidade: os nomes das ruas e praças, a forma como os prédios ocupam as esquinas, a disposição dos bueiros no asfalto, as ciclovias, as favelas, os viadutos, a zona metropolitana, bem como as pernas que caminham nas calçadas. Em uma encruzilhada qualquer, nos encontraremos com os espectadores, para ouvirmos o encanto do qual As Ruas Falam.

Funcionamento
Relógio

Sábados e domingos

14h e 16h


Imagem - Laboratório de Práticas Criativas

Laboratório de Práticas Criativas

Jogo de Memória (de 01 a 04/12) 

Neste jogo, os visitantes do CCBB Educativo serão instigados a conhecer um pouco da memória de personagens pouco explorados pela história oficial de Minas Gerais, mas que fazem parte de sua construção e do imaginário popular. Como em um jogo da memória tradicional, cada participante terá que conectar a descrição de um personagem com a imagem correspondente a ele.  

Caixas de Memória (de 06 a 31/12)

Quando uma vivência se torna memória? Como representar essa memória em texturas, cores e formas? Partindo dos bólides de Hélio Oiticica, em que o cotidiano se configura como um recipiente de coisas e vivências, o CCBB Educativo convida os visitantes a perambular por suas memórias do dia a dia e ressignificar acontecimentos inicialmente ordinários por meio da materialidade e investigação de objetos. Em pequenas caixas, cada visitante construirá seu próprio bólide, traduzindo e sintetizando suas memórias.

Funcionamento
Relógio

Sábados, domingos e feriados

12h e 17h


Imagem - Livro Vivo

Livro Vivo

Nesta atividade, educadores realizam a leitura em voz alta de livros afinados com os conteúdos das exposições em cartaz.

Patrimônio (de 01 a 04/12) 

Para “Patrimônio”, os temas escolhidos são: cidades, memória, população e linguagem. Como títulos, serão oferecidos para escolha do público: “Da minha janela”, de Otávio Júnior; “A África que você fala”, de Claudio Fragata; “Todas as pessoas contam", de Kristin Roskifte; dentre outros. 

Hélio Oiticica - Delirium Ambulatorium (de 06 a 31/12)

Para a exposição "Hélio Oiticica - Delirium Ambulatorium", os temas escolhidos são: formas, cores, cidades, liberdade, corpo e participação ativa. Como títulos, serão oferecidos para escolha do público: “Aperte aqui”, de Hervé Tullet; “A parte que falta”, de Shel Silverstein; “Quadrado”, de Jon Klassen; dentre outros.

Funcionamento
Relógio

Sábados e domingos

13h e 17h


Imagem - Pequenas Mãos

Pequenas Mãos

Nossas Pequenas Cidades (de 01 a 04/12)  

Nesta atividade, o CCBB Educativo convida o público a planejar uma cidade que seja capaz de acolher o maior número de desejos e sonhos dos que nela residem. Em uma estrutura plana, as crianças poderão organizar a localização das ruas, as construções públicas, as casas, dentre outros, utilizando formas tridimensionais coloridas que representarão esses espaços.  

Lugares de Sentido (de 06 a 31/12)

O quanto somos afetados pelos ambientes que nos cercam? Inspirado na vivacidade das cores, na imponência das formas e nas pinturas que transbordam para além das telas de Hélio Oiticica, o CCBB Educativo convida crianças de 3 a 6 anos a criar ambientes tridimensionais. A partir de tecidos de diferentes cores, tamanhos e formas, elas poderão inventar, coletivamente, composições múltiplas que ganharão sentido ao serem ocupadas por objetos que permeiam o dia a dia.

Funcionamento
Relógio

Sábados e domingos

15h


Imagem - Pequeníssimas Mãos

Pequeníssimas Mãos

Múltiplas Sensações

Tem criança pequena no CCBB? Tem, sim senhor! 

Inspirado nos trabalhos artísticos de Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Tunga e Lygia Clark, que têm o corpo do espectador como agente de ativação da obra, o CCBB Educativo propõe uma experiência estética para bebês de 0 a 2 anos. 

Na primeira fase do projeto, intitulada de “De volta para o ninho”, os bebês e seus pais são convidados a explorarem “ninhos sensoriais" criados a partir de pequenos cubos feitos com bambolês, que ativam a sensorialidade por meio de texturas, aromas, linhas, fitas e sons.  

Lotação: 10 crianças por sessão, acompanhadas por até 2 responsáveis

Funcionamento
Relógio

Sábados, domingos e feriados

11h e 11h30


Imagem - Visitas agendadas para grupos

Visitas agendadas para grupos

Agende sua visita educativa conosco!  

Escolas públicas e privadas, ONGs e outras instituições dedicadas à educação e à integração social podem agendar visitas educativas às exposições.  

Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições. 

O agendamento pode ser feito pelos telefones (31) 3431-9440 ou (31) 3431-9441.

Funcionamento
Relógio

Segundas, quintas e sextas

9h30, 10h30, 14h, 15h, 19h e 20h


Relógio

Quartas

9h30, 10h30 e 19h


Imagem - Visitas Mediadas

Visitas Mediadas

 

Que tal visitar as exposições do CCBB acompanhado de um educador?  

Visitantes de todas as idades podem participar de uma visita mediada em grupo, sem necessidade de agendamento.  

Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições.  

 

Funcionamento
Relógio

Quarta a segunda

12h e 18h


Imagem - Visitas Mediadas em Libras

Visitas Mediadas em Libras

 

Conheça as exposições do CCBB na Língua Brasileira de Sinais – Libras! 

Um intérprete ouvinte realiza visitas mediadas em Libras nas exposições em cartaz.  

Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições.  

 

Funcionamento
Relógio

Domingos

15h


Relógio

Segundas

16h


Imagem - Visita Teatralizada

Visita Teatralizada

Personagens que fizeram parte da memória de Belo Horizonte ou do prédio do CCBB BH viajam no tempo e chegam em 2023 para contar um pouco da história da cidade, da Praça da Liberdade e da arquitetura do edifício.  

Numa inusitada imersão cênica, o visitante é convidado a acompanhar essa história percorrendo os espaços do prédio.  

A visita tem duração de 30 minutos e é destinada ao público espontâneo.  

Funcionamento
Relógio

Sábados, domingos e segundas

18h


Imagem - Visita Mediada Cognitiva e Multissensorial

Visita Mediada Cognitiva e Multissensorial

Que tal conhecer as exposições do CCBB utilizando outros sentidos que não apenas a visão?  

Nesta atividade que explora memórias, sentidos e sensações, o Educativo reserva um horário de visitação para pessoas com transtorno do espectro autista e seus acompanhantes.  

A visita tem duração de até 30 minutos e é realizada mediante agendamento prévio. 

 Inscreva-se aqui! 

Funcionamento
Relógio

Dia 10/12 (domingo)

9h30


Imagem - No Sling

No Sling

Nesta visita mediada para bebês de colo e seus cuidadores, o CCBB Educativo faz um convite a explorar a arte contemporânea a partir da obra de Hélio Oiticica.

Esta experiência propicia um acolhimento imersivo no ambiente expositivo, ao mesmo tempo em que fomenta o desenvolvimento estético e poético através de narrativas, músicas e objetos relacionais.

A atividade tem duração de 30 minutos e é realizada mediante agendamento prévio. 

O CCBB Educativo emprestará 1 sling para cada bebê participante.

Inscreva-se aqui!

Funcionamento
Relógio

Dia 17/12 (domingo)

9h30


Imagem - Ações Sensoriais

Ações Sensoriais

Hélio Oiticica - Delirium Ambulatorium (de 06 a 31/12)

Já pensou em se tornar parte viva de uma obra de arte com o seu corpo?

Em diálogo com as ideias de Hélio Oiticica e suas práticas de criação, o CCBB Educativo convida os visitantes a experimentarem sensorialmente a obra do artista, seja por meio da criação de uma composição visual, do uso de seus famosos parangolés ou ao provar um sabor diferente antes de entrar na galeria.

Com diferentes texturas, formas, cores, gostos e pesos será possível interagir com a exposição de uma maneira diversa e sensorial.

Funcionamento
Relógio

Segundas, quintas e sextas

13h e 16h


Relógio

Sábados, domingos e feriados

11h e 15h


Imagem - Música Encena

Música Encena

Hélio Oiticica - Delirium Ambulatorium (de 06 a 31/12)

Que tal experimentar a exposição Hélio Oiticica - Delirium Ambulatorium por meio da música e do teatro?

Neste Música Encena, o CCBB Educativo explora temas ligados à produção artística de Hélio Oiticica através de ritmos, poesias e coreografias.

A atividade tem duração de 20 minutos.

Funcionamento
Relógio

Sextas

19h


Imagem - #EUQUEFIZ

#EUQUEFIZ

Nesta atividade, com duração de 8 a 28 de novembro, serão expostos trabalhos desenvolvidos pelo público a partir das ações do CCBB Educativo durante o período em cartaz de cada exposição.

Neste mês de novembro, serão exibidos os trabalhos feitos ao longo da temporada da mostra "Studio Drift – Vida em Coisas".

Funcionamento
Relógio

Segundas, quintas e sextas

das 10h às 21h


Relógio

Quartas

das 10h às 13h e das 17h às 21h


Relógio

Sábados, domingos e feriados

10h e 18h


Imagem - Ateliê Educativo

Ateliê Educativo

O Ateliê Educativo é um espaço aberto, onde o público pode acessar a biblioteca do CCBB Educativo, conversar com os educadores acerca de temas ligados à educação, deixar recados e sugestões acerca das ações, participar de vivências em artes visuais experimentando técnicas e materiais, assim como conferir trabalhos e pesquisas artísticas dos educadores.

Funcionamento
Relógio

Segundas, quintas e sextas

das 10h às 21h


Relógio

Quartas

das 10h às 13h e das 17h às 21h


Relógio

Sábados, domingos e feriados

das 10h às 18h


Que Dia é Hoje? | 12/12 Aniversário de Belo Horizonte


Imagem - Mercearias de Beagá

Mercearias de Beagá

As mercearias são locais de contemplação, onde se encontra de tudo. Tudo mesmo. De cerveja gelada a ratoeira, de vela de 15 dias a maria mole, passando por queijos, frios, óleo para motocicleta, enlatados, vassouras, ração para gatos e cachorros e por aí vai. Além disso, ainda tem o lance dos olhos nos olhos, da camaradagem, da caderneta de fiado. 

Para celebrar os 126 anos da capital mineira, o CCBB Educativo fará uma homenagem às mercearias tradicionais de BH, que guardam memórias da população e da própria cidade. Será exibido o documentário "Mercearias de Beagá", de Daniel Neto, seguido de um bate-papo com o diretor.

O evento ocorre no Teatro I.

Funcionamento
Relógio

Dia 13/12 (quarta)

19h


Práticas e Reflexões - Profissionais são convidados mensalmente a apresentar palestras sobre temáticas relacionadas às obras e aos artistas em exibição, com o intuito de aprofundar em conceitos e eixos temáticos presentes na exposição e ampliar o repertório do público interessado.


Imagem - Delírios Conceituais Sobre a Experiência na Arte Contemporânea

Delírios Conceituais Sobre a Experiência na Arte Contemporânea

Neste encontro, o CCBB Educativo convida o artista visual Hugo Houayek para discutir sobre a experiência na arte contemporânea e seus desdobramentos no trabalho de Hélio Oiticica.

A conversa abordará a quebra de paradigmas artísticos a partir da segunda metade do século XX, como o uso do espaço, a conexão entre arte e vida, o uso dos variados sentidos e o uso da cor para além da pintura.

Ao final, haverá visita mediada à exposição Hélio Oiticica - Delirium Ambulatorium.

Inscreva-se aqui!

Funcionamento
Relógio

Dia 09/12 (sábado)

das 10h30 às 12h