L
Classificação Livre

Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

CCBB SP - Espaço Anexo

Entrada gratuita

Normas de visitação

A exposição CORpo MANIFESTO, do artista negro Sérgio Adriano H, celebra 25 anos de uma trajetória  marcada pela resistência, pela reflexão e pela potência poética de um corpo que se afirma como manifesto.

Com curadoria de Claudinei Roberto da Silva e Juliana Crispe, a exposição reafirma a força e a relevância da produção contemporânea afrodiaspórica no Brasil e convida o público paulista a uma experiência artística profunda, sensorial e politicamente engajada.

A mostra reúne mais de 100 obras que dialogam com a história, a memória e a luta do povo negro no Brasil. O artista usa o corpo como uma plataforma de resistência e expressão política, abordando temas como racismo estrutural, decolonialidade e a construção de uma identidade negra empoderada. Além de obras inéditas, a exposição também conta com experiências imersivas, incluindo a performance “desCOLONIZAR CORpos”, que inaugura a temporada paulista, e a instalação inédita em vitrines do Espaço Anexo do CCBB SP, numa proposta de arte que transborda o museu, se conecta com a rua e as pessoas que transitam por ela.

No dia da abertura (15), às 12h, o público poderá conferir a performance “desCOLONIZAR CORpos”, e às 14h a performance “Ajoelhe-se para si”, ambas realizadas pelo artista Sérgio Adriano H.

“A vitrine se torna uma extensão do meu trabalho, que busca levar a arte para todos os lugares. A ideia é criar uma conexão direta com as pessoas que não se sentem convidadas a entrar nos espaços culturais.”, afirma Sérgio Adriano H.

Sobre Sérgio Adriano H

É artista visual afro-diaspórico, performer, fotógrafo, pesquisador, formado em artes visuais e mestre em filosofia. Vive e produz entre sua cidade natal, Joinville/SC, Florianópolis/SC e São Paulo/SP.

Contabiliza mais de 220 exposições nacionais e internacionais, com destaque para as individuais: "desCOLONIZAR CORpos", Institut national d’histoire de l’art, Paris, 2023; "desCOLONIZAR CORpos", Caixa Cultural, Brasília, 2023; Exposições Coletivas: dos Brasis (2024/2025), coletiva itinerante Sesc Nacional; 13ª e 14ª Bienal Internacional de Curitiba (2017/19); 8ª Bienal Argentina (2018); Encruzilhada, Museu de Arte Moderna da Bahia (2022); Visão do Paraíso, Centro Cultural Brasil-Moçambique, Maputo/Moçambique (2022).

Possui mais de 40 premiações, com destaque para: Medalha Cruz e Sousa, maior honraria em artes concedida pelo Estado de Santa Catarina (2022); Prêmio FAMA – Fábrica de Artes Marcos Amaro. Em 2024 foi indicado entre os 3 artistas finalistas da Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA, o “Prêmio Mario Pedrosa”, proposto ao artista destaque nacional do ano de 2023.

Possui obras em 20 acervos públicos, dentre os quais: Museu de Arte Contemporânea – MAC USP; Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM, Museu de Arte do Rio – MAR; Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM.

Confira também

Fique por dentro dos espetáculos de música, dança, teatro e outros eventos que estão acontecendo.

Veja a programação
Cinema

20º Festival de Cinema Italiano no Brasil

05/11/25 a 29/11/25
Cênicas

Vou fazer de mim um mundo

17/10/25 a 30/11/25

Serviços/ CCBB São Paulo

As unidades dos CCBBs oferecem ainda espaços de convivência e estabelecimentos que complementam a experiência no local.

Saiba mais

Vem pro CCBB São Paulo

Confira

Como chegar no CCBB

Confira

Alimentação

Confira

Dicas para curtir a visita

Consulte as normas de visitação para garantir uma experiência segura e agradável.

Ver normas

Abra
sua conta

pelo App BB

Imagem do QR Code do App BB

Aponte aqui a câmera do seu celular, baixe o App BB e abra sua conta. Simples assim.

www.bb.com.br