Obatalá: Uma Conexão Salvador-África-Brasil, protagonizado pelo Grupo Ofá de Salvador, é um espetáculo em homenagem à riqueza cultural afro-brasileira, com um repertório dedicado aos cantos sagrados entoados para os orixás, em português e iorubá.
O Grupo Ofá
Formado por integrantes do Terreiro do Gantois, como Iuri Passos, Yomar Asogbá e Luciana Baraúna, o Grupo Ofá já foi indicado ao Grammy Latino e traz em sua música a força da ancestralidade afro-brasileira. Acompanhados pela cantora Irma Ferreira, convidada especial, o grupo promete uma apresentação que transcende o técnico, trazendo para o palco a irmandade e o respeito profundo pelas tradições.
Discografia e Reconhecimento
O Grupo Ofá possui três álbuns lançados: Odum Orim: Festa da Música de Candomblé (2000), Obatalá - Homenagem a Mãe Carmem (2019), que foi indicado ao Grammy Latino em 2020 na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa e Ìyá Àgba Sirê - o poder do sagado feminino (2024). Em seus mais recentes trabalhos, o Grupo Ofá contou com a participação de grandes nomes da musica brasileira, como Alcione, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Marisa Monte, Milton Nascimento, Péricles, Preta Gil e Vanessa da Mata.
Apresentação Musical
Obatalá - Uma Conexão Salvador-África-Brasil
14/12, sábado, 19h
Veja cânticos tradicionais aos orixás, além de interpretações de clássicos da música popular brasileira, como “Emoriô” (Gilberto Gil/João Donato) e “Milagres do Povo” (Caetano Veloso). O Grupo Ofá, com mais de 20 anos de história, faz uma fusão dos instrumentos
percussivos com baixo, guitarra e piano, refletindo a união de vozes e histórias que ecoam ancestralidade e amor.
Ingressos disponíveis, a partir de 9h, no dia do evento, na bilheteria física e site.
Oficinas Culturais com integrantes do Grupo Ofá
Oficina de Dança Afro
15/12, domingo, 11h
Com Luciana Baraúna
Prática acompanhada por música ao vivo, seguindo a linha tradicional. É uma conversa entre os Atabaques Hun, Hunpí, Lé e Agogô,
instrumentos sagrados que compõem a orquestra musical do Candomblé, dialogando com os corpos em movimento, entrando em
profunda sincronia em uma harmônica coreografia.
Oficina de Percussão
15/12, domingo, 16h
Com Iuri Passos
Uma oficina de percussão que tem como objetivo ensinar técnicas para tocar os ritmos de matriz africana nos atabaques. Cada ritmo tem sua técnica estudada dentro da linguagem do estilo em que figura. Durante a aula, além dos aspectos técnicos, os participantes aprendem sobre a cultura do candomblé e a característica do ritmo estudado de acordo com sua nação.
Inscrições para as oficinas pelo e-mail obatala.ccbb@gmail.com
*Enviar: nome completo, RG, celular com ddd, data de nascimento e indicação de necessidades especiais, se houver.
Sujeito à lotação.
Classificação indicativa: 12 anos