fechar

Cinema

Mostra Premiados do Bonito CineSur

Imagem de Calendário

07/09/24 a 08/09/24

Serviço


  • Verifique a classificação indicativaVerifique a classificação indicativa

  • Local

    Cinema

  • Horário

    Conforme a programação

  • Ingresso

    entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no site bb.com.br/cultura e na bilheteria  

Adquirir ingressos Telefone

O CCBB realiza a mostra com os vencedores do Bonito CineSur- Festival sul-americano de cinema de Bonito. O festival ocorreu entre os dias 19 e 27 de julho no município que fica no Mato Grosso do Sul e é uma referência mundial em turismo ecológico. Foram exibidos 42 filmes originários dos países da América do Sul, reunindo produtores, diretores, atores e atrizes. Além das mostras competitivas, debates e oficinas animaram o festival. A “Mostra premiados do Bonito CineSur-2024” ocorrerá no CCBB de Brasília nos dias 07 e 08 de setembro e exibirá gratuitamente os filmes vencedores nas categorias de Júri oficial e Júri popular das mostras sul-americana, sul-mato-grossense e de cinema ambiental.

Programação

07 de setembro 

16h – Neirud
17h30 – La Ilusión de La Abundancia
19h – As Quatro Estações da Juventude

08 de setembro

17h – Warmis: Guardianas Del Augua
17h – Cuarto de Hora
18h – La Asistente
19h – Niguém lhe Estenderá a Mão
19h – Los de Abajo

Sinopses

CUARTO DE HORA, Chile, 2023, Nemo Arancibia, 16min, Ficção, 12 anos – melhor curta-metragem Júri oficial, mostra sul-americana.

Alex, um haitiano no Chile, sofre um acidente enquanto trabalha. Com Identidade falsa e sem falar espanhol, ele precisa da ajuda de Daniela, uma transeunte que fala francês. Durante os últimos 15 minutos de sua vida, eles enfrentam um tenso passeio de ambulância.

NEIRUD, Brasil, 2023, Fernanda Faya,71min, Documentário, 10 anos – melhor longa-metragem Júri oficial, mostra sul-americana.

Neirud morreu misteriosamente, sem deixar vestígios de seu passado. Confrontando segredos de família, a cineasta reconstrói a vida de sua enigmática tia, que percorreu o Brasil como lutadora circense em uma trupe clandestina, nas décadas de 1960 a 1980.

LA ASISTENTE, Peru, 2024, Pierre Llanos, 20 min, Ficção, 16 anos – melhor curta-metragem Júri popular, mostra sul-americana.

Clara é uma jovem que trabalha como assistente de seu pai em um consultório odontológico informal. Nesse dia, chega uma nova paciente que chama a atenção, pois Clara não a tinha no registro da consulta.

WARMIS: GUARDIANAS DEL AGUA, Bolívia, 2023, Paola Gabriela Quispe Quispe, 8min. Documentário, Livre – melhor filme curta-metragem Júri oficial e Júri popular, mostra ambiental sul-americana.

No contexto da seca severa na Bolívia em 2023, as mulheres de Huarina lutam para administrar e preservar as fontes de água, Destacando-se como líderes na proteção ambiental em uma região historicamente afetada pela escassez hídrica.

LOS DE ABAJO, Bolívia, 2022, Alejandro Quiroga, Ficção, 83 min, 14 anos – melhor filme longa-metragem Júri oficial, mostra ambiental sul-americana.

Gregório enfrenta desafios significativos ao tentar restaurar a irrigação em Rosillas, confrontando a apatia comunitária, corrupção e o poder da elite local, em uma narrativa sobre justiça ambiental e social.

LA ILUSIÓN DE LA ABUNDÂNCIA, Colômbia, 2022, Erika Gonçalez Ramirez e Matthieu Lietaert, 60 min, Livre – melhor filme longa-metragem Júri popular, mostra ambiental sul-americana

Bertha, Carolina e Máxima lideram resistência contra grandes empresas extrativas na América Latina, sublinhando os impactos do desenvolvimento sobre as comunidades locais e o meio ambiente.

NINGUÉM LHE ESTENDERÁ A MÃO, MS/Brasil, Deivison Pedrê, 14min, Ficção, 18 anos – melhor filme sul-mato-grossense Júri oficial

Vitor emerge em um cenário sombrio, onde mutilações inexplicáveis e bilhetes enigmáticos o confrontam. À medida que o bullying e o isolamento se intensificam, a paranoia se instala. O terror é real ou fruto da mente de Vítor?

 

AS QUATRO ESTAÇÕES DA JUVENTUDE, MS/Brasil, Essi Rafael, 99min, Documentário, 14 anos – melhor filme sul-mato-grossense Júri popular.

Da matrícula à formatura, um estudante de cinema registrou sua experiência em uma das melhores universidades do Brasil, revelando as esperanças e decepções de jovens durante uma crise educacional sem precedentes.