Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Fechado
O CCBB Educativo convida à imersão em um universo cultural diverso e enriquecedor. Abrangendo uma ampla gama de experiências culturais, o programa oferece ao público a oportunidade de explorar, aprender e se inspirar por meio de uma programação repleta de manifestações artísticas e culturais, promovendo, assim, o diálogo e a conexão entre diferentes formas de expressão e visões de mundo.
O acesso às exposições e às atividades educativas é gratuito, mediante retirada de ingresso na bilheteria do CCBB BH (sujeito a lotação).
Confira abaixo a programação completa de julho:
Grupos de escolas, faculdades, instituições e ONGs podem agendar uma visita mediada com o Programa Educativo! Os educadores acompanham o grupo na exposição desejada, realizando um debate sensível e personalizado sobre as obras.
Neste mês, as visitas agendadas ocorrem nas exposições “Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará” (até 28/07), “Antonio Obá | Finca-Pé: Estórias da terra” e também podem ser patrimoniais.
Faixa etária: Livre | Duração: até 90 minutos
Entrada: gratuita, via agendamento pelo número (31) 3431-9441 e pelo e-mail visiteccbbbh@gmail.com.
Visitas exclusivas para PCDs às segundas, quartas, quintas e sextas, às 9h30.
FuncionamentoSegundas, quartas, quintas e sextas, às 10h, 14h, 15h e 19h
Em uma visita mediada, o visitante se depara com obras que podem ser interpretadas sob a lente crítica da atualidade. Nesse processo, o mediador se apresenta como uma ponte entre o trabalho, o conteúdo histórico artístico exposto e o visitante.
Neste mês, as visitas mediadas ocorrem nas exposições “Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará” (até 28/07), “Antonio Obá | Finca-Pé: Estórias da terra” e também podem ser patrimoniais.
Faixa etária: Livre | Duração: até 60 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.
Visitas em Libras aos domingos e segundas, às 16h e 18h.
FuncionamentoSegundas, quartas, quintas e sextas, às 10h, 14h, 15h e 19h
Sábados, domingos e feriados, às 10h, 13h, 14h, 15h, 18h e 19h
Esta atividade estimula a leitura compartilhada de obras da literatura infantil contemporânea, cuja narrativa literária ou visual se relaciona com a exposição em cartaz ou temáticas abordadas no mês.
Em julho, os títulos oferecidos são: “A Árvore Generosa”, de Shel Silverstein; “Árvores”, de Socha Piotr; e “A Árvore em Mim”, de Corinna Luken.
Faixa etária: Livre | Duração: até 30 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.
FuncionamentoSegundas, quartas, quintas e sextas, às 12h, 14h e 17h
Sábados, domingos e feriados, às 12h e 14h
As Marés da Amazônia: Lendas e Encantos do Pará
Celebrando o folclore brasileiro e a poesia de cordel, as narrativas resgatam personagens icônicos, como Matinta Pereira, Boitatá, Uirapuru, Mapinguari e Vitória Régia. A atividade proporciona uma experiência cultural rica e educativa, promovendo a valorização das tradições populares e a identidade nacional.
Venha se surpreender com a magia do folclore brasileiro em mais uma história contada!
Atividade com intérprete de Libras aos domingos.
Faixa etária: Atividade indicada para crianças acima de 4 anos | Duração: até 50 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH
FuncionamentoSábados, domingos e feriados, às 11h e 15h
A “Estação Rio-Mar” proporciona uma grande viagem sensorial. Nesta imersão pelo interior do Brasil, o trem da imaginação desvenda os caminhos da Amazônia paraense e seus moradores encantados, em três estações imperdíveis!
Você sabe nadar? Que tal navegar junto com peixinhos encantados, de texturas diferentes? Prefere voar? Então aproveita para cruzar os céus, em meio a passarinhos de papel e nuvens fofinhas. A última parada reserva uma surpresa especial, com a famosa floresta de gigantes.
Faixa etária: Atividade indicada para bebês de 0 a 3 anos | Duração: até 30 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.
FuncionamentoSábados, domingos e feriados, às 10h30 (0 a 1 ano) e 14h30 (2 e 3 anos)
Brincar na terra nos transmite o prazer de utilizar a natureza como material artístico. Pedras, folhas amassadas e galhos: tudo vira arte. Inspirada na exposição “Antonio Obá | Finca-Pé: Estórias da terra”, a oficina convida os participantes a utilizarem o carvão vegetal, que vem dos galhos das árvores, para registrar suas brincadeiras na terra sobre a folha de papel. Assim como a memória, o risco do carvão é efêmero, mas guarda a força do instante vivido. O objetivo é eternizar, em traços e manchas, o encontro sensível entre corpo, natureza e imaginação.
Faixa etária: Atividade indicada para crianças de 4 a 7 anos | Duração: até 50 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.
FuncionamentoSábados, domingos e feriados, às 16h
O que ocupa o espaço do seu corpo? Quais emoções, texturas e cores constituem nosso território? Baseado na poética e na materialidade dos artistas Antônio Obá e Marcos Siqueira, com a utilização de cores e texturas naturais, o CCBB Educativo convida as crianças a construírem mapas de seus corpos a partir de diferentes elementos naturais. Nosso corpo se transforma em um mapa com emoções, texturas e narrativas, que nos fazem ser quem somos. Venham conosco nesta experiência!
Faixa etária: Atividade indicada para crianças de 8 a 12 anos | Duração: até 50 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.
FuncionamentoSábados, domingos e feriados, às 17h
Contando memórias de infância, viagens e falando do tempo passado, o público aprende a dar seus primeiros “pontos livres” em bordado. A atividade propõe um momento de prática em bordado em pequenos bastidores com linhas coloridas, formando desenhos simples.
Todos os materiais são oferecidos pelo Educativo e cada participante da oficina leva para casa sua produção em bordado livre.
Faixa etária: Atividade indicada para público acima de 12 anos | Duração: até 60 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.
FuncionamentoQuartas e sextas, às 17h
O Espaço Proximidade é um ambiente desenvolvido para que o público possa vivenciar a arte de maneira mais alinhada às suas condições e necessidades.
Na exposição “Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará”, o público se aproxima da realidade do mercado Ver-o-Peso através do tato, olfato e audição. Em um ambiente intimista, as paredes do espaço exalam cheiros específicos do mercado, como cominho, arruda, guiné, patchouli, guaraná e açaí. A ambientação também conta com a sonoridade do Ver-o-Peso.
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.
FuncionamentoSegundas, quartas, quintas e sextas, das 11h às 13h e das 16h às 18h
Inspirado no livro de aforismos e ensaios “Variedades”, do poeta e ensaísta Paul Valery, o Vinicius Mendes Quarteto passeia entre o jazz norte-americano, o brasileiro e a “música de concerto jazzificada”. Formado por Vinicius Mendes (saxofone tenor e flauta), Luadson Constancio (piano), Rafael de Sousa (baixo acústico) e André Limão Queiroz (bateria), o grupo alterna-se entre composições de Thelonious Monk, Roland Kirk, Nelson Ângelo e Vinícius Mendes, dentre outros.
Faixa etária: Livre | Local: Teatro I | Duração: 50 minutos
Entrada: gratuita
FuncionamentoDia 10/07 (quinta), às 19h
O conto do livro "O Mito do Calango Voador e outras Histórias do Cerrado", de Tico Magalhães, guia Marina Mestrinho neste convite à modelagem, para a criação de bichos e seres imaginários com diferentes argilas, sementes, galhos e folhas.
Mestrinho é artista, educadora e ceramista na Cerâmica Mica. Possui bacharelado e licenciatura em artes pela Universidade de Brasília. Há nove anos desenvolve pesquisa e práticas artísticas centradas na cerâmica e no trabalho com argila, investigando seu potencial como ferramenta pedagógica e expressiva.
Seu trabalho explora a cultura da infância, analisando as criações das crianças em interação com o barro e a natureza.
Faixa etária: Livre (recomendado para crianças acima de 4 anos) | Duração: 90 minutos
Entrada: gratuita
FuncionamentoDia 24/07 (quinta), às 17h30
Na intersecção entre amor e memória, “Ode Ao Amor” é uma dramaturgia que investiga as relações que nos constituem e transformam. Personagens que atravessam lembranças e fragmentos de amores passados: ora cômicos, ora dolorosos. No museu do íntimo, a obra questiona: o que guardamos quando o amor vai embora? E o que ainda pode ser cantado, mesmo depois do fim?
Felipe Gontijo é ator, palhaço, produtor, educador e dramaturgo, autor da obra “Ode ao Amor” (2023). Natural de Sete Lagoas (MG), formou-se pela Escola Livre de Artes (2022), onde também lecionou. Atuou como professor de teatro na APAE, no CRAS e no SERPAF entre 2022 e 2025. Integra o grupo de pesquisa Kanaranê (Paraty/RJ), colabora com o Quintal Boi da Manta (Sete Lagoas /MG) e é fundador da Estopa Produtora, voltada à pesquisa e difusão da palhaçaria.
Faixa etária: 16 anos | Duração: 50 minutos
Entrada: gratuita
FuncionamentoDia 30/07 (quarta), às 19h30