Nenhum resultado encontrado para "{{ searchTerm }}"
Digite algo para começar a buscar
Conforme a programação
Cinema
(61) 3108-7600 ccbbdf@bb.com.br
Entrada gratuita. Retirada dos ingressos 1h antes na bilheteria do CCBB Brasília.
De 27 de janeiro a 8 de fevereiro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília realiza um grande evento dedicado ao público infanto-juvenil, transformando o período de férias escolares em uma verdadeira viagem pelo imaginário, pela aventura e pela diversidade cultural.
Com 12 filmes e 24 sessões, a programação reúne clássicos, sucessos contemporâneos e animações premiadas de vários países, além de oficinas criativas, contação de histórias e sessões com acessibilidade. Toda a programação é gratuita, com retirada de ingressos 1 hora antes de cada sessão ou atividade.
O brincar está no centro do projeto, que foi pensado como um espaço de descoberta, convivência, formação de público e de brincadeiras, oferecendo não apenas exibições cinematográficas, mas também atividades que estimulam a criatividade e o olhar curioso de crianças e jovens.
Um folder, com brincadeiras das cinco regiões do Brasil, será publicado e distribuído gratuitamente para o público.

A programação de filmes passeia por universos de fantasia, aventura, amizade, diversidade e superação. Entre os destaques, estão o clássico E.T.: O Extraterrestre, de Steven Spielberg; a épica fantasia A História Sem Fim; e sucessos como a animação Lilo e Stitch, famosa versão animada de 2002, Viva – A Vida é uma Festa e o recente e delicado Flow, animação europeia vencedora do Oscar em 2024.
A mostra também valoriza a produção nacional com títulos como Tainá – Uma Aventura na Amazônia, O Menino Maluquinho, inspirado na obra do cartunista brasileiro Ziraldo, Turma da Mônica: Lições e Detetives do Prédio Azul 3 – uma aventura no fim do mundo, reforçando o cinema brasileiro como ferramenta de formação cultural desde a infância.
E, ainda, os filmes do diretor premiado Alê Abreu, O menino e o mundo e Perlimps.

Além das sessões de cinema, a mostra oferece uma programação especial de oficinas e contações de histórias, aprofundando o contato das crianças com o universo do audiovisual, da imaginação e das culturas tradicionais. Entre os destaques, estão a Oficina de Fotografia Pinhole, em que os participantes constroem suas próprias câmeras artesanais e produzem imagens autorais.
As outras oficinas também prometem estimular a vivência e criatividade do público: Teatro de Sombras, que explora luz, movimento e narrativa visual; Brinquedos Ópticos, que apresenta os princípios do cinema por meio de taumatrópios e flipbooks, duas técnicas lúdicas de animação; e Oficina de Stop Motion, criando animações em massinha quadro a quadro.
As atividades são conduzidas por artistas e educadores como Ádon Bicalho, Beatriz Teles, Pamella Wyla e Maria Laura. As rodas de contação de histórias são também um atrativo especial.
As apresentações com Maria das Alembranças, Kessia Daline Krahô, Fabíola Resende e Zé Regino reunirão saberes ancestrais, teatro de bonecos, música e narrativas tradicionais, em experiências de escuta, brincadeira e criação coletiva.
Todas essas atrações são abertas para pessoas de todas as idades, sozinhas, em duplas, famílias, grupos de amigos: vai ser especial para cada um.

A acessibilidade é um dos pilares do evento. Todas as contações de histórias terão acessibilidades em Libras e a programação inclui uma sessão de cinema com Libras, LSE (legendas para surdos e ensurdecidos) e audiodescrição.
O filme Perlimps, no dia 30 de janeiro, às 15h, terá Libras, audiodescrição e legendagem descritiva, garantindo uma experiência plenamente inclusiva para públicos com deficiência.
Ao unir grandes histórias da cinematografia mundial, atividades educativas e políticas de inclusão, o CCBB Brasília reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e com a formação de novas gerações de espectadores.

15h Tainá – Uma Aventura na Amazônia (2001), de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch
Duração: 90 min
Classificação: Livre
Sinopse: Tainá vive na Amazônia com o avô, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Aos poucos, ela se torna uma guardiã da floresta e passa a lutar contra o contrabando de animais. Quando começa a ser perseguida por caçadores, precisa se mudar para uma vila, onde conhece Joninho, um menino da cidade grande. Juntos, a dupla aprende a lidar com os valores da cidade e da floresta.
17h Turma da Mônica: Lições (2021), de Daniel Rezende
Duração: 97 min
Classificação: Livre
Sinopse: Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão fogem da escola. Agora, terão que encarar as suas consequências, e elas não serão poucas. Nesta nova jornada, a turma descobrirá o real valor e sentido da palavra amizade.
15h Tito e os pássaros (2018), de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto
Duração: 73 min
Classificação: Livre
Sinopse: Tito é um menino tímido de 10 anos que vive com sua mãe. De repente, uma estranha epidemia começa a se espalhar, fazendo com que pessoas fiquem doentes quando se assustam. Tito rapidamente descobre que a cura está relacionada à pesquisa feita por seu pai ausente sobre o canto dos pássaros. Ele embarca numa jornada com seus amigos para salvar o mundo da epidemia. A busca de Tito pelo antídoto se torna uma jornada para encontrar seu pai ausente e sua própria identidade.
17h Detetives do Prédio Azul 3: Uma Aventura no Fim do Mundo (2021), de Mauro Ribeiro de Lima
Duração: 120 min
Classificação: Livre
Sinopse: Severino encontra um objeto em meio aos escombros de um avião, sem saber que se trata de uma das faces do Medalhão de Uzur. O porteiro do Prédio Azul coloca o objeto no pescoço e acaba se tornando cada vez mais malvado. Com a bruxa Duvíbora e sua filha Dunhoca dispostas a roubá-lo, Pippo, Sol e Bento não têm outra saída a não ser encontrar a metade do bem do medalhão. Para tanto, eles contam com a ajuda da feiticeira Berenice, dos Inspetores de la Casa Naranja e ainda do mago Elergun.
15h O menino e o mundo (2013), de Alê Abreu
Duração: 85 min
Classificação: Livre
Sinopse: Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.
17h Viva: A vida é uma festa (2017), de Lee Unkrich
Duração: 105 min
Classificação: Livre
Sinopse: Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos.
15h Perlimps (2023), de Alê Abreu
Sessão acessível com LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição e legendagem descritiva
Duração: 80 min
Classificação: Livre
Sinopse: A jornada de aventura e fantasia de Claé e Bruô, agente-secretos de reinos rivais. Eles precisam superar suas diferenças e unir forças para encontrar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra.
17h A história sem fim (1984), de Wolfgang Petersen
Duração: 94 min
Classificação: Livre
Sinopse: Quando o jovem Bastian pegou emprestado um misterioso livro, ele jamais sonhou que ao virar uma página seria levado a um mundo de fantasia onde pudesse ver um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Menina, o valente guerreiro Atreyu e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra.
15h Lilo & Stitch (2002), de Chris Sanders e Dean DeBlois
Duração: 85 min
Classificação: Livre
Sinopse: Lilo (Daveigh Chase) é uma pequena garota havaiana de 5 anos que adora cuidar de animais menos favorecidos e vive com sua irmã Nani (Tia Carrere). Lilo tem o costume de coletar lixo reciclável nas praias para, com o dinheiro recebido, comprar comida para peixes e nadar até o alto-mar para alimentá-los. Até que, num belo dia, ela encontra um cachorro e decide adotá-lo. Entretanto, este cachorro na verdade é Stitch (Chris Sanders), um ser alienígena que é um dos criminosos mais perigosos da galáxia. Stitch foi preso em um planeta distante pela polícia interplanetária, mas ao ser encaminhado para um planeta-prisão consegue escapar, caindo acidentalmente na Terra. Agora, para escapar da polícia que ainda o persegue, Stitch esconde quatro de suas seis pernas e decide se fazer passar por um cachorro comum, desenvolvendo com o tempo um laço de amizade com Lilo.
17h Flow (2024), de Gints Zilbalodis
Duração: 85 min
Classificação: Livre
Sinopse: Gato é um animal solitário, mas quando seu lar é destruído por uma grande inundação, ele encontra refúgio em um barco habitado por diversas espécies, tendo que se juntar a elas apesar das diferenças.
15h O menino maluquinho (1994), de Helvecio Ratton
Duração: 83 min
Classificação: Livre
Sinopse: Maluquinho (Samuel Costa), um menino travesso da classe média, adora brincar e pregar peças nos amigos, mas sofre quando seus pais se separam. Mas aí aparece o Vovô Passarinho (Luiz Carlos Arutin), que o leva para umas férias na fazenda, onde vive agitadas aventuras.
17h E.T. O Extraterrestre (1982), de Steven Spielberg
Duração: 115 min
Classificação: Livre
Sinopse: Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente surge entre os dois uma forte amizade.
15h Tito e os pássaros (2018), de Gustavo Steinberg
Duração: 73 min
Classificação: Livre
Sinopse: Tito é um menino tímido de 10 anos que vive com sua mãe. De repente, uma estranha epidemia começa a se espalhar, fazendo com que pessoas fiquem doentes quando se assustam. Tito rapidamente descobre que a cura está relacionada à pesquisa feita por seu pai ausente sobre o canto dos pássaros. Ele embarca numa jornada com seus amigos para salvar o mundo da epidemia. A busca de Tito pelo antídoto se torna uma jornada para encontrar seu pai ausente e sua própria identidade.
17h Detetives do Prédio Azul 3: Uma Aventura no Fim do Mundo (2021), de Mauro Ribeiro de Lima
Duração: 120 min
Classificação: Livre
Sinopse: Severino encontra um objeto em meio aos escombros de um avião, sem saber que se trata de uma das faces do Medalhão de Uzur. O porteiro do Prédio Azul coloca o objeto no pescoço e acaba se tornando cada vez mais malvado. Com a bruxa Duvíbora e sua filha Dunhoca dispostas a roubá-lo, Pippo, Sol e Bento não têm outra saída a não ser encontrar a metade do bem do medalhão. Para tanto, eles contam com a ajuda da feiticeira Berenice, dos Inspetores de la Casa Naranja e ainda do mago Elergun.
15h O menino e o mundo (2013), de Alê Abreu
Duração: 85 min
Classificação: Livre
Sinopse: Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.
17h Perlimps (2023), de Alê Abreu
Duração: 80 min
Classificação: Livre
Sinopse: A jornada de aventura e fantasia de Claé e Bruô, agente-secretos de reinos rivais. Eles precisam superar suas diferenças e unir forças para encontrar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra.
15h Lilo & Stitch (2002), de Chris Sanders e Dean DeBlois
Duração: 85 min
Classificação: Livre
Sinopse: Lilo (Daveigh Chase) é uma pequena garota havaiana de 5 anos que adora cuidar de animais menos favorecidos e vive com sua irmã Nani (Tia Carrere). Lilo tem o costume de coletar lixo reciclável nas praias para, com o dinheiro recebido, comprar comida para peixes e nadar até o alto-mar para alimentá-los. Até que, num belo dia, ela encontra um cachorro e decide adotá-lo. Entretanto, este cachorro na verdade é Stitch (Chris Sanders), um ser alienígena que é um dos criminosos mais perigosos da galáxia. Stitch foi preso em um planeta distante pela polícia interplanetária, mas ao ser encaminhado para um planeta-prisão consegue escapar, caindo acidentalmente na Terra. Agora, para escapar da polícia que ainda o persegue, Stitch esconde quatro de suas seis pernas e decide se fazer passar por um cachorro comum, desenvolvendo com o tempo um laço de amizade com Lilo.
17h O menino maluquinho (1994), de Helvecio Ratton
Duração: 83 min
Classificação: Livre
Sinopse: Maluquinho (Samuel Costa), um menino travesso da classe média, adora brincar e pregar peças nos amigos, mas sofre quando seus pais se separam. Mas aí aparece o Vovô Passarinho (Luiz Carlos Arutin), que o leva para umas férias na fazenda, onde vive agitadas aventuras.
15h Flow (2024), de Gints Zilbalodis
Duração: 85 min
Classificação: Livre
Sinopse: Gato é um animal solitário, mas quando seu lar é destruído por uma grande inundação, ele encontra refúgio em um barco habitado por diversas espécies, tendo que se juntar a elas apesar das diferenças.
17h E.T. O Extraterrestre (1982), de Steven Spielberg
Duração: 115 min
Classificação: Livre
Sinopse: Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente surge entre os dois uma forte amizade.
15h Viva: A vida é uma festa (2017), de Lee Unkrich
Duração: 105 min
Classificação: Livre
Sinopse: Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos.
17h Turma da Mônica: Lições (2021), de Daniel Rezende
Duração: 97 min
Classificação: Livre
Sinopse: Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão fogem da escola. Agora, terão que encarar as suas consequências, e elas não serão poucas. Nesta nova jornada, a turma descobrirá o real valor e sentido da palavra amizade.
15h Tainá – Uma Aventura na Amazônia (2001), de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch
Duração: 90 min
Classificação: Livre
Sinopse: Tainá vive na Amazônia com o avô, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Aos poucos, ela se torna uma guardiã da floresta e passa a lutar contra o contrabando de animais. Quando começa a ser perseguida por caçadores, precisa se mudar para uma vila, onde conhece Joninho, um menino da cidade grande. Juntos, a dupla aprende a lidar com os valores da cidade e da floresta.
17h A história sem fim (1984), de Wolfgang Petersen
Duração: 94 min
Classificação: Livre
Sinopse: Quando o jovem Bastian pegou emprestado um misterioso livro, ele jamais sonhou que ao virar uma página seria levado a um mundo de fantasia onde pudesse ver um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Menina, o valente guerreiro Atreyu e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra.

10h – Oficina de Pinhole
Classificação: 8 anos
Duração: 2h
Facilitador: Ádon Bicalho
Descrição: Nesta oficina os participantes serão apresentados aos fundamentos primordiais da fotografia através da técnica pinhole. Cada participante constrói uma câmera a partir de uma lata e é convidado a realizar uma foto em papel fotográfico fotossensível preto e branco, que é revelada dentro de uma caixa de revelação, à luz vermelha. Os participantes levam as câmeras para casa e as fotografias realizadas serão digitalizadas e passarão a compor uma galeria de imagem virtual com autoria assinada.
14h – Contação de história: A história da onça alembrada
Atividade com acessibilidade em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
Classificação: Livre
Duração: 45 min
Facilitador: Luciana Meireles
Sinopse: Maria das Alembranças abre uma roda de encantaria para alembrar uma história ancestral que andava esquecida no meio da mata. Abrindo caminho para as águas da memória, ela convida o medo e a coragem, para chegar no olho d’água que revela a guardiã do cerrado: Onça Yaya. Um feitio popular de fé e esperança: “o que é necessário, necessariamente retorna”.
“A história da onça alembrada” é uma brincadeira de contar histórias que envolve as pessoas em cantigas e danças tradicionais de fortalecimento da ancestralidade, com música ao vivo, boneco, mágica e improvisação, convidando todo o público a lembrar da valorização do cerrado, das florestas e suas comunidades originárias.”
10h – Oficina Teatro de sombras
Classificação: 7 anos
Duração: 2h
Facilitadoras: Beatriz Teles e Pamella Wyla
Descrição: Nesta oficina, as crianças são convidadas a explorar o universo do cinema a partir da luz, da sombra e da imaginação. Cada participante irá criar seu próprio mini teatro de sombras, utilizando materiais simples como papelão, papel vegetal e papel, construindo personagens, cenários e pequenas histórias. Ao experimentar a projeção das sombras, as crianças descobrem como a luz se transforma em imagem e como o movimento pode criar narrativas visuais, conectando brincadeira, arte e os princípios básicos do cinema. A oficina estimula a criatividade, a expressão corporal e o trabalho manual, valorizando o fazer artístico como jogo e invenção.
14h – Contação de história: A estrela mulher Caxekwyj é seus filhos plantas
Atividade com acessibilidade em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
Classificação: 6 anos
Duração: 60 min
Facilitador: Kessia Daline Krahô
Sinopse: “Nesta atividade, realizaremos a contação de uma história tradicional do povo Krahô, uma narrativa milenar que atravessa gerações há mais de 12 mil anos. É a história da Estrela-Mulher, Caxekwyj, e de seus filhos-planta.
Caxekwyj é uma moça que veio do céu trazendo consigo muitos saberes. Através de sua história, aprendemos sobre a origem das plantas, dos cuidados com a terra, das formas de viver em comunidade e de nos relacionarmos com o mundo. Seus ensinamentos estão na base da nossa cultura e da nossa cosmovisão, orientando a maneira como nos organizamos, pensamos e existimos até hoje.
Essa contação de história é um convite à escuta, à memória e ao reconhecimento dos saberes ancestrais como conhecimentos vivos, que continuam ensinando, nutrindo e fazendo crescer o nosso povo.”
10h – Oficina: Brinquedos ópticos – antes do cinema
Classificação: 3 anos
Duração: 2h
Facilitadoras: Maria Laura
Descrição: Nesta oficina, as crianças são convidadas a conhecer o universo do cinema a partir de seus primórdios, criando brinquedos ópticos que dão a ilusão de movimento. A atividade apresenta, de forma lúdica e prática, objetos como o taumatrópio e o flipbook, explorando como imagens estáticas podem ganhar vida quando vistas em sequência. Com materiais simples e muita imaginação, cada participante poderá criar seus próprios brinquedos, desenhando, recortando, montando e experimentando os efeitos visuais. A oficina estimula a curiosidade, a criatividade e o fazer manual, aproximando as crianças da história do cinema por meio da brincadeira e da descoberta.
14h – Contação de história: Vereda dos Mamulengos
Atividade com acessibilidade em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
Classificação: Livre
Duração: 60 min
Facilitador: Fabíola Resende
Sinopse: Apresentação do espetáculo Vereda dos Mamulengos. O mamulengo é uma brincadeira de teatro de bonecos popular do nordeste, reconhecido como patrimônio cultural imaterial pelo IPHAN desde 2015. Possui personagens característicos das culturas populares brasileiras como Benedito, cobra e Jaraguá. A brincadeira é acompanhada por trilha sonora ao vivo e é recheada de comunicação e interação com a plateia.
10h – Oficina de Stop Motion Animação em Massinha
Classificação: 7 anos
Duração: 2h
Facilitadoras: Beatriz Teles e Pamella Wyla
Descrição: Nesta oficina, as crianças vão mergulhar no universo da animação e do cinema criando seus próprios personagens em massinha e dando vida a pequenas histórias por meio da técnica de stop motion. A partir da modelagem, do movimento quadro a quadro e da experimentação, cada participante poderá produzir sua própria animação, compreendendo de forma prática como o cinema transforma imagens em movimento. A atividade estimula a criatividade, a paciência e o trabalho manual, ao mesmo tempo em que apresenta noções básicas de narrativa audiovisual de forma divertida e acessível. Ao final, as crianças poderão assistir às animações criadas, celebrando o processo e o resultado coletivo da oficina.
14h – Contação de história: Histórias das origens do mundo e das coisas
Atividade com acessibilidade em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
Classificação: Livre
Duração: 60 min
Facilitador: Zé Regino
Sinopse: Roda de contação de histórias tradicionais que falam ou se referem à origem do mundo. Essa roda de contação começa com a chega do contador que chega para conduzir a roda. Ele vem de longe brincando com sua rabeca, chamando as pessoas para participarem. Durante a contação, entre uma história e outra, o condutor provoca a plateia com perguntas e brincadeiras, com o intuito de levar a todos a assumirem uma postura ativa, formando uma roda viva, cheia de provocações, inquietude e dúvidas. Para fechar a roda, o contador convida a todos presentes para participarem de uma grande mágica, uma mágica que ele aprendeu com sua avó, que aprendeu com a vó dela, que por sua vez aprendeu com o seu avô que aprendeu com o avô da sua avó. Uma mágica criada para a adiar o fim do mundo.
Férias no Cinema Curadoria: Fábio Savino
Realização: Fumaça Filmes Data: De 27 de janeiro a 8 de fevereiro
Horários: Conforme a programação.
Local: CCBB Brasília
Instagram: @ccbbbrasilia
Ingressos: Entrada gratuita. Retirada dos ingressos 1h antes na bilheteria do CCBB Brasília.
Classificação: Livre
Fique por dentro dos espetáculos de música, dança, teatro e outros eventos que estão acontecendo.
As unidades dos CCBBs oferecem ainda espaços de convivência e estabelecimentos que complementam a experiência no local.
Consulte as normas de visitação para garantir uma experiência segura e agradável.
Ver normaspelo App BB
Aponte aqui a câmera do seu celular, baixe o App BB e abra sua conta. Simples assim.