fechar
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Inaugurado em 12 de outubro de 2000, o CCBB Brasília está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.

Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.

Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), acolhendo o público espontâneo e, especialmente, milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas, além de oferecer atividades de arte e educação aos fins de semana. 

Desde o final de 2022, o CCBB Brasília, se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, sendo que no ano de 2023, obtivemos a renovação anual da certificação, como reconhecimento do compromisso com a gestão ambiental e a sustentabilidade.

A conquista atendeu à Ação 24 da Agenda 30 BB, cujo objetivo é reforçar a gestão dos programas, iniciativas e práticas ambientais e de ecoeficiência do BB e demonstra o alinhamento do CCBB Brasília a estratégia corporativa do BB, enquanto espaço de difusão cultural que valoriza a diversidade, a acessibilidade, a inclusão e a sustentabilidade porque transformar vidas é parte da nossa cultura.

Estrutura

O CCBB Brasília oferece uma estrutura com 5 galerias, sala de cinema, teatro, jardins, espaços de convivência, praças, banheiros e bebedouros que podem ser utilizados o dia todo, para o conforto do visitante. O espaço realiza exposições, espetáculos, mostras de cinema e eventos externos, como feirinhas e festivais de música. Para matar a fome ou tomar um cafezinho, o CCBB Brasília dispõe de um bistrô e um café. E para chegar ao centro cultural, a van "Vem para o CCBB" sai de hora em hora da biblioteca nacional, trazendo gratuitamente visitantes para a programação corrente. Quer vir de bicicleta? Sem problemas! O bicicletário em frente à praça central está pronto para guardar sua bicicleta de forma segura. Por fim, o local ainda dispõe de medidas de acessibilidade, como assentos reservados para PCDs, intérpretes de libras e arte-educadores treinados.

Eventos

O CCBB Brasília já realizou em seu espaço mais de 2 mil projetos, divididos entre artes cênicas, artes visuais, cinema, eventos ao ar livre, programa educativo, ideias, feirinhas, festivais de música e festivais de dança. Ao longo de sua história, o centro cultural promoveu eventos memoráveis, como por exemplo, as exposições Egito Antigo: do Cotidiano à eternidade e Björk Digital, o Festival CoMA e a mostra O Cinema de Tim Burton, trazendo ao CCBB um público de mais de 20 milhões de pessoas e, desta maneira, movimentando a cena cultural do quadradinho, tornando-se referência no DF e cumprindo com o seu propósito de transformar a capital do país em um polo cultural e acessível a toda a população de Brasília e das cidades do DF.

Catálogos