Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Em 22 de março de 2024 o Banco do Brasil e o Governo da Bahia assinaram protocolo de intenção para a criação de um novo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) na cidade de Salvador. O CCBB Salvador – Bahia será instalado no Palácio da Aclamação, tradicional espaço no centro da cidade que receberá reforma de ampliação e modernização.
Por conta das intervenções arquitetônicas, a expectativa é que a abertura do novo CCBB ocorra em alguns anos, mas o CCBB Salvador já está movimentando a cena cultural com funcionamento itinerante em parceria com outros aparelhos culturais da cidade.
O Palácio da Aclamação foi antiga residência oficial dos governadores. Com deslumbrante arquitetura e fachada em estilo neoclássico, o prédio construído no final do século XIX deixa seus visitantes impressionados com o luxo e o requinte do lugar. O acervo abriga peças de mobiliário, porcelanas, cristais, bronzes, tapetes persas e franceses, pinturas e esculturas, com destaque para os trabalhos artísticos de forro e paredes do Salão Nobre, de autoria de Presciliano Silva. Além das espaçosas varandas com vista para a Baía de Todos os Santos.
Catálogos
Plásticas
“Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados” apresenta um panorama dos últimos 15 anos da produção do artista, que trabalha com processos tradicionais de fundição em bronze, buscando a subversão de sua lógica. Flávio Cerqueira nasceu em São Paulo, no ano de 1983, e acumula 15 anos de carreira, podendo ser considerado um jovem artista; no entanto, já se estabeleceu como um dos grandes nomes de seu tempo. As esculturas de Cerqueira representam figuras humanas comuns, muitas vezes fragilizadas, com intuito de criar sentimentos de pertencimento, representatividade e valorização da identidade nacional, problematizando questões de classe, raça e gênero.
Catálogos
Plásticas
A exposição “Arte Subdesenvolvida” propõe uma reflexão sobre a produção artística brasileira entre meados da década de 1930 e início de 1980, a partir de seu embate com a ideia de subdesenvolvimento, que seria tanto uma condição para aqueles que viviam no Brasil como algo a ser superado a partir de suas contradições. A mostra tem como eixo a problematização da ideia de subdesenvolvimento, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, onde países econômica e socialmente vulneráveis passaram a ser denominados “subdesenvolvidos”. No Brasil, artistas e intelectuais reagiram a esse conceito. Parte do que produziram nessa época está presente na exposição.
Catálogos
Plásticas
“Fullgás, assim como a música de Marina Lima, deseja que o público tenha contato com uma geração que depositou muito de sua energia existencial não apenas no fazer arte, mas também em novos projetos de país e cidadania. Uma geração que, nesse percurso, foi da intensidade à consciência da efemeridade das coisas, da vida”, afirmam os curadores. A mostra aborda o período de maneira ampla, reconhecendo que seus questionamentos e impulsos começaram e terminaram além do marco temporal de dez anos que tradicionalmente define uma década. Assim, a exposição cobre o intervalo de 1978 a 1993, tendo como marcos o fim do Ato Institucional nº 5 e o ano seguinte ao impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
Catálogos
Plásticas
Concebida como parte das comemorações pelos 35 anos de investimento do Banco do Brasil em cultura, esta publicação e a exposição homônima são uma forma de evidenciar que a história do CCBB é a história das pessoas. Tanto daqueles que participaram da construção da cidade do Rio de Janeiro, em suas diversas fases, até hoje, criando memórias de trabalho, de família, de arte e de afeto. Para isso, parte do acervo do Arquivo Histórico Banco do Brasil foi digitalizada para exibição de itens inéditos, foram criadas plataformas interativas para compartilhamento de informações sobre a arquitetura e ocupação do local, e convidados fotógrafos e artistas plásticos contemporâneos para elaboração de trabalhos envolvendo o prédio, o seu entorno e as pessoas que circulam pela região.