Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) – Rua das Vassouras, 25.
Centro Histórico, Salvador.
Terça a domingo, das 10h às 16h30
De 26/09 a 01/02
R$20 | R$10 (Clientes Banco do Brasil pagam meia entrada)
A exposição Ancestral: Afro-Américas reúne cerca de 160 obras de renomados artistas negros do Brasil e dos Estados Unidos. Com direção artística de Marcello Dantas e curadoria de Ana Beatriz Almeida, a exposição celebra as heranças e os vínculos compartilhados entre os povos afrodescendentes brasileiros e norte-americanos no campo das artes visuais, promovendo uma reflexão crítica sobre a diáspora africana.
A mostra conta também com um conjunto de adornos chamado de “joias de crioula”, indumentária usada por mulheres negras que alcançavam a liberdade no período colonial brasileiro, especialmente na Bahia, como forma de expressar sua ancestralidade, e uma seleção de arte africana da Coleção Ivani e Jorge Yunes, com curadoria de Renato Araújo da Silva. Os segmentos buscam localizar, por um lado, as brechas em que a ancestralidade africana se fez presente durante o Brasil colonial, e, por outro, seus elementos na arte produzida em seu território de origem.