Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Cineteatro 2 de Julho – R. Pedro Gama, 413 E – Federação | @cineteatro2dejulho
Sextas, sábados e segundas às 20h | Domingos às 19h
R$30 | R$15 (Clientes Banco do Brasil pagam meia entrada)
A peça Matilde, escrita por Julia Spadaccini e direção de Gilberto Gawronski, apresenta uma narrativa que explora a vida de uma mulher de 60 anos, que mora sozinha e leva uma vida pacata em Copacabana. Sua rotina é interrompida quando ela decide alugar um quarto para Jonas, um jovem ator de 36 anos que está em busca de oportunidades. A interação entre Matilde e Jonas, com suas diferenças de idade e experiências de vida, é o ponto central da peça.
Idealizada por Paulo Gustavo, em 2015, a peça finalmente ganhou vida dez anos depois, como uma homenagem ao humorista e sua contribuição para o teatro brasileiro. Com humor e sensibilidade, o texto de Julia Spadaccini aborda temas como envelhecimento, relações intergeracionais e os desafios da sociedade patriarcal. O espetáculo, dirigido por Gilberto Gawronski, investe na comédia satírica para explorar os medos e anseios de Matilde e Jonas, personagens que se provocam, se desafiam e se transformam ao longo da narrativa, em reflexões sobre a discriminação etária e os estigmas sociais impostos às mulheres mais velhas, questionando tabus sobre sexualidade e identidade na terceira idade.
Oficina performance com Caio Bucker e Ivan Mendes – “A Necessidade de Produzir Arte”
06.09, 14 às 17h
Caio Bucker e Ivan Mendes são amigos e parceiros de trabalho há mais de 15 anos. Em plena pandemia, por meio de um edital da Lei Aldir Blanc, realizaram o projeto “Vinte Um Vinte.ensaioaberto”, um híbrido de teatro com cinema, e ali observaram a necessidade em formar e qualificar novos profissionais, democratizar o acesso ao ensino e realizar projetos inéditos.
Um dos livros que inspirou a dupla na jornada artística foi “A Necessidade da Arte”, de Ernst Fischer. Ivan apresentou a obra para Caio, e juntos começaram a elucubrar sobre seus trabalhos, sobre a importância de produzir conteúdos inéditos, relembrar antigos, proporcionar o debate cultural e afiar o pensamento crítico, capaz de educar esteticamente o olhar.
A Oficina tem como objetivo levar o ensino da arte para jovens e adultos, do grande público e participantes de ONGs, estudantes da rede pública e moradores de áreas de vulnerabilidade social, possibilitando um primeiro contato com o mercado de trabalho por meio da educação cultural, uma forma de incentivo a produção de conteúdos e debate cultural.
As inscrições podem ser feitas pelo link:
Bate-Papo com elenco (Malu Valle e Ivan Mendes) e intérprete de libras
13.09, às 20h
Sessão com Intérprete de libras
08 e 13.09, às 20h
Sessão com audiodescrição
19.09, às 20h