fechar
topo-ivan

Programação digital

Plásticas

Ivan Serpa: a expressão do concreto – Tour Virtual 360º

Uma ampla retrospectiva de um dos artistas mais importantes da arte moderna e contemporânea brasileira.

Programação digital

Tour virtual


    Com o seu declínio após a Segunda Guerra, o modernismo internacional viu-se diante de um desafio: reconstruir esteticamente o Ocidente utilizando a racionalidade dos processos de seriação industrial, acrescida de sensibilidade humanista e romântica.

    No Brasil, surgiu uma talentosa geração no cenário artístico e, entre tantos, desde o início destacou-se o nome de Ivan Serpa, artista e mestre, inquieto criador, protagonista de um movimento concretista que integrou valores internacionais e aspectos particulares da realidade brasileira.

    A trajetória de Serpa, ainda que breve, deixou uma marca significativa na história da arte nacional, graças à sua sensibilidade, liberdade e ousadia. Após um período de grande repercussão das suas obras abstratas geométricas, o artista viajou para a Europa. Em seu retorno ao Brasil, já nos anos 60, experimentou outras linguagens.

    Produziu obras que estabeleciam contato com os movimentos da abstração considerada informal, com a figuração expressionista, além de criar novas técnicas gráficas. Chegou a retomar a abstração geométrica, por vezes mesclada ao figurativismo, e não se furtou a usar inspiração mística no final da carreira.

    Com curadoria de Marcus de Lontra Costa e Hélio Márcio Dias Ferreira, a exposição exibe cerca de 200 obras oriundas das várias fases do pintor abrangendo sua multiplicidade estética e técnica, como as pinturas do período concretista, as peças de caráter expressionista, da fase Negra, que o artista preferia denominar como Crepuscular, e obras das fases Op-Erótica, que revelam um aspecto místico do artista. Ao apresentar este projeto, o CCBB reafirma o seu compromisso com o acesso à arte por meio do trabalho de um dos expoentes do modernismo no país e a sua contribuição para a identidade cultural brasileira.

    Vídeos


      Receba nossa programação