fechar
Foto-banner-site_audiodescrição

Programação digital

CCBB Educativo

CCBB Educativo

Multiplicidade e riqueza de conteúdo no CCBB Educativo

Programação digital

CCBB Educativo — Materiais virtuais


    Imagem - AUDIODESCRIÇÃO – ANCESTRAL: AFRO-AMÉRICAS

    AUDIODESCRIÇÃO – ANCESTRAL: AFRO-AMÉRICAS

    A exposição reúne cerca de 160 obras de renomados artistas negros do Brasil e dos Estados Unidos. A exposição celebra as heranças e os vínculos compartilhados entre os povos afrodescendentes brasileiros e norte-americanos no campo das artes visuais, promovendo uma reflexão crítica sobre a diáspora africana.

    "Ancestral: Afro-Américas" conta com um conjunto de adornos comumente chamado de “joias de crioula”, indumentária usada por mulheres negras que alcançavam a liberdade no período colonial brasileiro, especialmente na Bahia, como forma de expressar sua ancestralidade, e uma seleção de arte africana da Coleção Ivani e Jorge Yunes, com curadoria de Renato Araújo da Silva. 

    Conheça a exposição através de 3 eixos temáticos: Corpo, Sonho e Espaço.

    Cada núcleo oferece reflexões sobre a afirmação do corpo, a dimensão dos sonhos e a reivindicação pelo espaço.

    Clique aqui e comece sua visita através do audiodescrição.

     

    Imagem - AUDIODESCRIÇÃO – ARTE SUBDESENVOLVIDA

    AUDIODESCRIÇÃO – ARTE SUBDESENVOLVIDA

    A mostra tem como eixo a problematização da ideia de subdesenvolvimento. Sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, países econômica e socialmente vulneráveis passaram a ser denominados “subdesenvolvidos”. No Brasil, artistas e intelectuais reagiram a esse conceito. Parte do que produziram nessa época está presente na exposição. O conceito durou cinco décadas até ser substituído por outros, entre os quais países emergentes ou em desenvolvimento.
    Articulando trabalhos de mais de 20 artistas, incluindo documentos históricos, fotografias e escritos, a mostra incorpora manifestações também nos campos da literatura, cinema, teatro e da educação, com obras que adensam a pluralidade artística brasileira, tensionando a relação entre a arte vibrante presente nas paredes e a escassez de recursos e de urbanidade, dos litorais ao interior. 
     

    Clique aqui e comece sua visita através do audiodescrição.

     

    Imagem - AUDIODESCRIÇÃO – FULLGÁS: ARTES VISUAIS E ANOS 1980 NO BRASIL

    AUDIODESCRIÇÃO – FULLGÁS: ARTES VISUAIS E ANOS 1980 NO BRASIL

    A exposição “Fullgás”, assim como a música de Marina Lima, proporciona o contato com uma geração que depositou muito de sua energia existencial não apenas no fazer arte, mas também em novos projetos de país e cidadania. Uma geração que, nesse percurso, foi da intensidade à consciência da efemeridade das coisas, da vida”, afirmam os curadores.  

    A mostra apresenta cerca de 300 obras de mais de 200 artistas de todas as regiões
    do país, mostrando um amplo panorama das artes brasileiras na década de 1980.
    Traz também elementos da cultura visual da época, como revistas, panfletos, capas de discos e objetos icônicos, ampliando a reflexão sobre o período.

     

    Clique aqui e comece sua visita através do audiodescrição.

     

    Imagem - AUDIODESCRIÇÃO - ANTONIO OBÁ | FINCA-PÉ: ESTÓRIAS DA TERRA

    AUDIODESCRIÇÃO - ANTONIO OBÁ | FINCA-PÉ: ESTÓRIAS DA TERRA

    A exposição investiga a trajetória e produção de Antonio Obá, destacando a simbologia de sua obra na relação entre memória, identidade e ancestralidade. Com uma exposição, oficinas, palestras e visitas guiadas, oferece uma imersão no universo do artista. A exposição começa com “Finca-pé” (2024), uma instalação com 24 esculturas de pés em bronze, galhos e folhagens, evocando enraizamento e retorno à terra natal do artista brasiliense. Além disso, apresenta 30 desenhos de Obá, em grafite e carvão, e dialoga com as pinturas de Marcos Siqueira, conectando-se à paisagem e elementos naturais do cerrado.
     

    Clique aqui e comece sua visita através do audiodescrição.

     

     

    Imagem - AUDIODESCRIÇÃO – ENCRUZILHADAS DA ARTE AFRO-BRASILEIRA

    AUDIODESCRIÇÃO – ENCRUZILHADAS DA ARTE AFRO-BRASILEIRA

    A exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira convida a refletir sobre a diversidade de linguagens e experimentações nas obras de artistas negros. Através de serigrafias, desenhos, esculturas, pinturas e outros meios, os trabalhos exploram a construção de uma nova historiografia da presença negra nas artes visuais, destacando a inteligência africana e sua influência. A mostra nos faz refletir para além da arte, traçando conexões com outros campos do conhecimento e da cultura, revelando como a presença negra, muitas vezes silenciada, é essencial na construção de novos caminhos e narrativas, entre passado e futuro, opressão e liberdade.
     

    Clique aqui e comece sua visita através do audiodescrição.

    Imagem - OBRA EM FOCO – PORTINARI RAROS

    OBRA EM FOCO – PORTINARI RAROS

    Conheça mais sobre a exposição Portinari Raros! 

    O material conta com legenda e Libras. 

    EPISÓDIO 1 - FAUNA E FLORA

    EPISÓDIO 2 - JANGADA E CARCAÇA

    EPISÓDIO 3 - MENINOS NO BALANÇO 

    EPISÓDIO 4 - MÃE

    EPISÓDIO 5 - FLORES

    EPISÓDIO 6 - CONCHAS E HIPOCAMPOS

    EPISÓDIO 7 - PRAÇA

    Imagem - PODCAST – MOVIMENTO ARMORIAL - 50 ANOS

    PODCAST – MOVIMENTO ARMORIAL - 50 ANOS

    Conheça mais sobre a Movimento Armorial - 50 anos!

    Você pode ouvir o podcast de onde estiver!

    EPISÓDIO 1

    EPISÓDIO 2 

     

     

     

     

     

    Imagem - ALMANAQUE – TESOUROS ANCESTRAIS DO PERU

    ALMANAQUE – TESOUROS ANCESTRAIS DO PERU

    Faça uma viagem pela exposição Tesouros Ancestrais do Peru, com o CCBB Educativo!

    Clique aqui e comece o seu tour!

     

     

     

     

     

     

    Imagem - PODCAST – VISITA PATRIMONIAL

    PODCAST – VISITA PATRIMONIAL

    Faça uma visita patrimonial com o CCBB Educativo, e saiba mais sobre as exposições de longa duração!

    Clique aqui e comece a sua visita através do podcast.

     

     

     

     

    CCBB Educativo — Lugares de Culturas


      Conheça mais sobre a exposição que resgata a rica trajetória e a importância arquitetônica do icônico prédio, situado no coração do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro.

      Retratado como um ser vivo, cuja história se entrelaça com a do Rio de Janeiro e do Brasil, passando de sede de uma associação civil para sede do maior e mais antigo banco do país na época e, finalmente, para inaugurar um novo conceito de apoio e promoção da cultura no país.

      Conheça mais sobre a exposição Luiz Zerbini – Paisagens Ruminadas e sobre a Monotipia

      A Monotipia é uma técnica de impressão, que consiste na reprodução de um desenho ou mancha de cor através da impressão de uma prova única sobre um meio, como por exemplo, o papel.

      CCBB Educativo — Patrimônio & Memória: Passeios sonoros pelo Centro Cultural Banco do Brasil


        CCBB Educativo 01

        Em atividade desde 2018, o Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão a partir de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. A partir de diálogos com a programação e o patrimônio do Centro Cultural Banco do Brasil, as ações se destinam a todos os públicos, incluindo a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, da cultura e demais interessados.

        O site CCBB Educativo – Patrimônio & Memória reúne uma série de pesquisas desenvolvidas pela equipe do programa sobre conteúdos relacionados à memória e ao patrimônio cultural dos Centros Culturais Banco do Brasil, destacando as suas relações com as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

        Ao acessar o hotsite, o público do Centro Cultural Banco do Brasil vai encontrar audioguias que podem ser escutados à distância ou nos próprios centros culturais, registros audiovisuais de visitas patrimoniais conduzidas pelos educadores do programa, assim como materiais educativos voltados para crianças, famílias e estudantes interessados em saber mais sobre os edifícios históricos e as quatro cidades que abrigam o CCBB.

        Receba nossa programação