Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Aberto
Teatro
30/4, quarta-feira, às 15h – sessão para grupos escolares | 01/5, quinta, às 16h – sessão aberta ao público
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos
A Banda Mirim apresenta EDUKA, um mergulho musical e poético no universo da educação, do aprendizado e das relações que mudam vidas. Fruto de mais de 3 anos de estudos, o espetáculo foi feito para todas as idades e gira em torno da vontade transformadora de agir, através do teatro e música ao vivo. A narrativa acompanha o encontro de um grupo de colaboradores em uma sala de aula abandonada, habitada por um boneco de madeira. Eles aceitam a tarefa de reconstruir o local, trocam conhecimentos, aprendem e ensinam juntos enquanto preparam-se para o futuro.
A Banda Mirim é um grupo de artistas e criadores radicado em São Paulo. Eles combinam, em seus espetáculos, música e teatro e desde 2004, destacam-se na cena nacional, aprofundando o pensamento, o ensino e a prática com trabalhos originais para todas as idades, com foco na infância e juventude. Em sua trajetória, produziram 10 montagens, 4 CDs, 3 livros, 5 DVDs, 3 especiais para televisão, 3 revistas, 2 documentários, uma série em jornal, 4 podcasts, 19 oficinas audiovisuais de música e teatro e 6 Mostras de Repertório, contabilizando mais de 300 mil espectadores diretos.
Dos 29 prêmios recebidos — entre eles o Prêmio Governador do Estado 2014 — está o APCA 2021, pela pesquisa de Eduka, que acaba de ser pré-selecionado pela Funarte Rede das Artes 2023 – Programa de Difusão Nacional – Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz, para realizar apresentações em Brasília (DF), Goiânia (GO) e Curitiba (PR).
Diversas formas de educar nortearam a montagem de Eduka. De Platão a Paulo Freire, as inspirações do grupo se espalham poeticamente pela dramaturgia, pelas composições e sonoridades, pelos adereços e objetos de cena — tudo com a liberdade poética de se apresentar de forma figurativa e performática. EDUKA fala sobre a grande escola que é a vida.
O espetáculo traduz para o ambiente metafórico do teatro e da música um recorte desse vasto universo que é o conhecimento. Transforma pensamento em ação e mostra-se capaz de dialogar com todos os públicos por meio de uma narrativa solar, alegre e dinâmica, repleta de simbologias e profundidade. A classe viva que dá vida a EDUKA no palco, carrega a essência, os desafios e a alegria que permeiam o ambiente escolar — historicamente pisoteado e maltratado, mas sempre resistente e pronto para reafirmar sua imensa potência transformadora.
Como uma ode à educação libertária, o espetáculo transborda ensinamentos voltados à formação de cidadãos capazes de construir uma sociedade baseada na vivência de valores como amor, respeito, aceitação, tolerância, inclusão, representatividade e empatia. Ao abrir conexões sensíveis, EDUKA resgata a memória afetiva da experiência escolar dos espectadores, lança luz sobre todos os agentes da educação — da zeladoria e limpeza à cozinha e ao corpo docente — e valoriza as múltiplas formas de aprendizado e vivência. Tudo isso com a potência de oferecer ao público jovem uma visão mais ampla, generosa e crítica do mundo.
Ficha Técnica
Dramaturgia e Direção: Marcelo Romagnoli
Direção Musical: Tata Fernandes
Elenco: Alexandre Faria, Cláudia Missura, Edu Mantovani, Lelena Anhaia, Nina Blauth, Nô Stopa, Olívio Filho, Simone Julian e Tata Fernandes
Cenário e Luz: Marisa Bentivegna
Figurino: Chris Aizner
Boneco: Polerito Arts – Paul Zanon
Cenotécnico: Edilson Quina
Costura: Judite de Lima
Som: Ernani Napolitano e Adriana Viana
Contrarregra: Daniel Roque e Isabella Neves
Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli
Assistente de Produção: Leandro Garcia
Produção Executiva e Design: Andrea Pedro
Produções Locais: Dayse Hansa (DF), Fernanda Fernandes (GO) e Greice Barros (PR)
Realização: Palco e Imagem Produções, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal
Serviço
Horários:
01/5 (quinta-feira), às 16h – sessão aberta ao público
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos
Acessibilidade
Sessão exclusiva para escolas
No dia 30 de abril, às 15h, EDUKA será apresentado especialmente para estudantes de escolas públicas e privadas, também no CCBB.
A sessão terá Intérprete de Libras e Audiodescrição.
As instituições interessadas devem entrar em contato com (61) 98136-3035.