Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Aberto
O CCBB Educativo convida à imersão em um universo cultural diverso e enriquecedor. Abrangendo uma ampla gama de experiências culturais, o programa oferece ao público a oportunidade de explorar, aprender e se inspirar por meio de uma programação repleta de manifestações artísticas e culturais, promovendo, assim, o diálogo e a conexão entre diferentes formas de expressão e visões de mundo.
O acesso às exposições e às atividades educativas é gratuito, mediante retirada de ingresso na bilheteria do CCBB BH (sujeito a lotação).
Confira abaixo a programação completa de setembro:
Grupos de escolas, faculdades, instituições e ONGs podem agendar uma visita mediada com o Programa Educativo! Os educadores acompanham o grupo na exposição desejada, realizando um debate sensível e personalizado sobre as obras.
Neste mês, as visitas agendadas ocorrem nas exposições “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil”, “Uma História da Arte Brasileira” (a partir de 24/09) e também podem ser patrimoniais.
Faixa etária: Livre | Duração: até 90 minutos
Entrada: gratuita, via agendamento pelo número (31) 3431-9441 e pelo e-mail visiteccbbbh@gmail.com.
Visitas exclusivas para PCDs às segundas, quartas, quintas e sextas, às 9h30.
FuncionamentoSegundas, quartas, quintas e sextas, às 10h, 14h, 15h e 19h
Em uma visita mediada, o visitante se depara com obras que podem ser interpretadas sob a lente crítica da atualidade. Nesse processo, o mediador se apresenta como uma ponte entre o trabalho, o conteúdo histórico artístico exposto e o visitante.
Neste mês, as visitas mediadas ocorrem nas exposições “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil”, “Uma História da Arte Brasileira” (a partir de 24/09) e também podem ser patrimoniais.
Faixa etária: Livre | Duração: até 60 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.
Visitas em Libras aos domingos e segundas, às 16h e 18h.
FuncionamentoSegundas, quartas, quintas e sextas, às 10h, 14h, 15h e 19h
Sábados, domingos e feriados, às 10h, 13h, 14h, 15h, 18h e 19h
O Espaço Proximidade é um ambiente desenvolvido para que o público possa vivenciar a arte de maneira mais alinhada às suas condições e necessidades.
Para a mostra “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil”, o espaço será criado especialmente para público com deficiência visual e auditiva e neurodivergência. O objetivo é oferecer aos visitantes um momento de interatividade plástica e audiovisual para construção de um pensamento crítico em relação à vida na década de 80.
Entrada: gratuita (sujeito à lotação do espaço)
Duração: até 60 minutos
FuncionamentoSegundas, quartas, quintas e sextas, às 10h e 14h
Esta atividade estimula a leitura compartilhada de obras da literatura infantil contemporânea, cuja narrativa literária ou visual se relaciona com a exposição em cartaz ou temáticas abordadas no mês.
Em setembro, os títulos oferecidos são: "Os Saltimbancos", de Sergio Bardotti com adaptação de Chico Buarque; "O Rei de Quase-Tudo", de Eliardo França; "Histórias de Antigamente", de Patrícia Auerbach; "O que Vamos Construir", de Oliver Jeffers; e "O que é a Liberdade?", de Renata Bueno.
Os títulos são sugestões de leitura e podem ser substituídos por outros disponíveis na Sala de Leitura, de acordo com a demanda do público da atividade.
Faixa etária: Livre | Duração: até 30 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.
FuncionamentoSegundas, quartas, quintas e sextas, às 12h, 15h e 17h
Sábados, domingos e feriados, às 12h e 14h
Um Conto dos Saltimbancos (11h)
Embarque em uma jornada fascinante com os Saltimbancos! Esta história emocionante leva você a um mundo de aventuras, mistérios e descobertas. Acompanhe o grupo de artistas de circo enquanto enfrentam desafios, superam obstáculos e celebram a magia da amizade e da contação de histórias.
Ana e a Máquina do Tempo (15h)
Ana, uma jovem cientista de 12 anos, acidentalmente cria uma máquina do tempo e viaja para 1980. Lá, ela mergulha em uma década de inovação e criatividade, experimentando a música, jogos, filmes e a moda colorida e extravagante. Ao explorar essa nova realidade, Ana aprende lições valiosas sobre resiliência, amizade e a importância da curiosidade científica, transformando sua visão do mundo e inspirando-a a criar mudanças positivas em seu próprio tempo.
Atividade com intérprete de Libras aos domingos.
Faixa etária: Atividade indicada para crianças acima de 4 anos | Duração: até 50 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH
FuncionamentoSábados, domingos e feriados, às 11h e 15h
Esta atividade tem o objetivo de celebrar a produção literária e musical infantil produzida no Brasil nos anos 1980, através das canções do musical Saltimbancos. Utilizando fantoches e dedoches dos quatro animais da história, os bebês e famílias aprendem e cantam as canções “O Jumento”, “Um Dia de Cão”, “A Galinha” e “História de uma Gata”.
Faixa etária: Atividade indicada para bebês de 0 a 3 anos | Duração: até 30 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.
FuncionamentoSábados, domingos e feriados, às 10h30 (0 a 1 ano) e 14h30 (2 e 3 anos)
Refletindo sobre o eixo “Diversões Eletrônicas”, da exposição “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil”, percebemos o começo da influência da tecnologia nas maneiras de se consumir arte, entretenimento e até nas brincadeiras! Mas como eram as brincadeiras sem tecnologias?
Neste ateliê, convidamos as crianças a voltarem no tempo e experimentarem brincadeiras antigas como Batata Quente, Passar Anel, Amarelinha, dentre outras. Venha brincar com a gente!
Faixa etária: Atividade indicada para crianças de 4 a 7 anos | Duração: até 50 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.
FuncionamentoSábados, domingos e feriados, às 16h
A exposição “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil” nos permite refletir sobre os diversos tipos de produção que estavam em alta nos anos 80, e seus contextos históricos, como a zine. Mas o que é uma zine? Zine (abreviação de fanzine) é uma publicação independente, artesanal e feita à mão, que mistura textos, desenhos, colagens e ideias livres. Foi uma forma de expressão muito usada por jovens nos anos 80 para compartilhar opiniões, arte, música e tudo o que fervilhava fora dos grandes meios de comunicação.
A partir das obras da exposição, te convidamos, neste ateliê, a produzir seu próprio zine com recortes de revistas e folhas coloridas para você espalhar para quem quiser!
Faixa etária: Atividade indicada para crianças de 8 a 12 anos | Duração: até 50 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.
FuncionamentoSábados, domingos e feriados, às 17h
Contando memórias de infância, viagens e falando do tempo passado, o público aprende a dar seus primeiros “pontos livres” em bordado. A atividade propõe um momento de prática em bordado em pequenos bastidores com linhas coloridas, formando desenhos simples.
Todos os materiais são oferecidos pelo Educativo e cada participante da oficina leva para casa sua produção em bordado livre.
Faixa etária: Atividade indicada para público acima de 12 anos | Duração: até 60 minutos
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.
FuncionamentoQuartas e sextas, às 17h
Sarau em Libras (com tradução em português) em celebração ao Dia Mundial das Línguas Gestuais, comemorado anualmente no dia 23 de setembro, com os educadores de acessibilidade Marcela e Lenilson, do CCBB Educativo.
Faixa etária: Livre | Duração: Até 60 minutos
Entrada: Gratuita
FuncionamentoDia 26/09 (sexta), às 19h
Em celebração ao Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro, a equipe de acessibilidade do Educativo oferece uma aula introdutória ao universo da Língua Brasileira de Sinais, criada a partir da fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos, no século XIX, quando Dom Pedro II convidou o professor francês Ernest Huet para implantar a educação de surdos no país.
Faixa etária: Livre | Duração: Até 60 minutos
Entrada: Gratuita
FuncionamentoDia 27/09 (sábado), às 18h