Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Aberto
Teatro
Verifique a programação
Gratuito mediante retirada de ingresso
A 16ª Mostra Brasília – Celebração de 70 Anos de Carreira de Gisèle Santoro é uma comemoração com a presença de grandes profissionais da dança brasiliense que se reúnem para homenagear Gisèle Santoro, mâitre de ballet, coreógrafa, professora, coordenadora e Diretora Artística do Seminário Internacional de Dança de Brasília. As histórias de Santoro e sua dança se misturam com a história de Brasília, a começar pelo momento em que dançou no espetáculo comemorativo da inauguração da capital. De 27 a 29 de dezembro, o CCBB Brasília oferece ao público uma programação livre para toda família e com estilos de dança diversificados que incluem bate-papo com profissionais da dança, workshops e atrações de videodança e Cias de Danças de diversas modalidades: ballet, dança popular, afro, contemporâneo e danças urbanas. Haverá ainda rodas de conversas e oficias gratuitas com profissionais que se destacam na capital federal. Este projeto é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal e acontece no CCBB Brasília. Todas as atividades são gratuitas, mediante retirada de ingresso.
27/12 – Sexta
16h – Vídeo biográfico sobre a carreira de Giséle Santoro e Roda de conversa com mediação com: Gisèle Santoro, Yara de Cunto, Edson Beserra, Bárbara Albuquerque, Eduardo Amorim e Júlio César.
18h30 – Oficina de danças urbanas (BSB GIRLS)
20h – Oficina de dança de salão (Ludmila J. F)
28/12 – Sábado
9h30 – Oficina de dança afro (Dilo Paulo)
11h – Oficina de dança contemporânea (Bárbara Albuquerque)
19h – Apresentação de vídeo-dança e dos 4 grupos de dança: 1. Ballet de Brasília, 2. Flyer cia de dança, 3. Transições cia de dança e 4. Grupo Under 7.
29/12 – Domingo
9h30 – Oficina de ballet (Giséle Santoro com Assistência de Carol Marcelo)
11h – Oficina de dança contemporânea (Renato Fernandes)
18h – Apresentações Copor de Baile Noara Beltrami, Foco Cia de Dança, Cia. Have Dreams, Companhia de Dança Corpus Entre Mundos e Cia Mutum
Gisèle Santoro conheceu seu futuro marido, o maestro Claudio Santoro (1919 – 1989) em 1962, fortalecendo a parceria pela arte em Brasília. Formada pela Escola de Dança Clássica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, já tinha interesse pela docência quando foi assistente de Leda Iuqui e Berta Rozanova. Iniciou sua docência em Brasília na antiga sede do Bancrevea, cedida pela Direção do Banco de Crédito da Amazônia, até 1965.
Sua atuação profissional como Mâitre de Ballet, Coreógrafa, Professora não se restringiu ao Brasil, sendo diversas vezes convidada para trabalhar no exterior, nos mais diversos países, dentre os quais: Itália, Alemanha, França, Áustria, Estados Unidos (New York, Buffalo, Miami, Iowa, Boston e Los Angeles), Austrália (Melbourne, Sidney), dentre outros.
Gisèle continua resistindo aos desafios do tempo, e atua em diversos projetos relevantes no DF em sua trajetória de 7 décadas. Seu prêmio mais recente foi conquistado em 2023, recebendo da Funarte (MinC) o título de “Mestra das Artes”.
A trajetória de Gisèle inclui dezenas de projetos importantes locais, nacionais e internacionais. Um dos mais bem-sucedidos eventos de dança do Brasil: o Seminário Internacional de Dança teve 30 edições. Uma das atividades desta celebração é a MOSTRA BRASÍLIA que ao longo dos anos cresceu em repercussão e qualidade. Em outubro, a 16ª edição da Mostra Brasília promoverá atrações de dança, além da homenagem à bailarina que também estará ministrando oficina de ballet.
Roda de conversa
Sexta às 16h
A roda de conversa será uma oportunidade para artistas e entusiastas da dança aprenderem sobre a carreira de Gisèle Santoro e debaterem com importantes figuras da dança. Gisèle tem uma trajetória rica com diversos projetos. Um de seus maiores sucessos é o Seminário Internacional de Dança, que já teve 30 edições e é um evento relevante no Brasil. Ela também dirige a Mostra Brasília, que nesta 16ª edição, oferecerá várias atrações e uma oficina de ballet. Gisèle está envolvida com a arte em Brasília desde 1962 e é formada na Escola de Dança Clássica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Outros participantes incluem Yara de Cunto, Edson Beserra, Bárbara Albuquerque, Júlio César e Eduardo Amorim, todos com contribuições significativas para a dança.
Danças Urbanas – BsbGirls
Sexta às 18h30
O Brasil Style B.girls, fundado em 2003, conhecido como BSBGIRLS, é um grupo pioneiro e inspirador de mulheres que há duas décadas vem desafiando estereótipos e elevando o cenário da cultura Hip Hop no Brasil e no mundo.O grupo é um dos poucos no país formados exclusivamente por mulheres e tem como missão primordial difundir e celebrar a cultura urbana Hip Hop e a cultura afro-brasileira, especialmente quando praticadas por mulheres. Esta oficina é aberta para todas as idades e níveis de experiência em dança!
Dança de Salão – Ludmila J.F
Sexta às 20h
Ludmila de Jesus Fernandes tem 26 anos de idade e é professora de Forró em Brasília. A artista sempre esteve envolvida e investindo na dança, desde o ballet clássico, e depois, por quase 20 modalidades de dança de salão. Participou de grupos de dança, como o Baioneiros, e fez parte de outros selos promotores de eventos de dança na cidade. É uma professora didática, que prefere uma aula divertida, dinâmica, e com muita técnica e detalhes sobre os assuntos abordados. Esta oficina é aberta para todas as idades e níveis de experiência em dança!
Dança Afro – Dilo Paulo
Sábado às 9h
Na metodologia desenvolvida por Dilo Paulo e Lenna Siqueira, as aulas integram elementos de diversas danças com as experiências acumuladas ao longo de suas trajetórias profissionais. Essa abordagem busca despertar o corpo para novas possibilidades de movimento, incentivando a pesquisa sobre origens e identidade. Reconhecendo a importância das danças afro como base cultural, as vivências propostas exploram as riquezas dessa manifestação, convidando cada participante a estabelecer uma conexão única com seu corpo. O objetivo é conduzir o público a um corpo em constante transformação, um corpo afro-contemporâneo que, ancorado em suas origens, dialoga com o presente e se reinventa. Esta oficina é aberta para todas as idades e níveis de experiência em dança!
Dança Contemporânea – Renato Fernandes
Sábado às 11h
O Brasil Style B.girls, fundado em 2003, conhecido como BSBGIRLS, é um grupo pioneiro e inspirador de mulheres que há duas décadas vem desafiando estereótipos e elevando o cenário da cultura Hip Hop no Brasil e no mundo.O grupo é um dos poucos no país formados exclusivamente por mulheres e tem como missão primordial difundir e celebrar a cultura urbana Hip Hop e a cultura afro-brasileira, especialmente quando praticadas por mulheres. Esta oficina é aberta para todas as idades e níveis de experiência em dança!
Apresentações Sábado
A partir das 19h
O Ballet de Brasília, sob a direção de Gisèle Santoro, apresenta neste sábado a coreografia “Quimeras”, um quarteto inspirado nas poesias de Giséle, que é homenageada no evento. Também serão exibidas duas obras de artistas convidados, incluindo a peça Con|Solo, do TEATRO DA PONTE com Letícia Forattini e Bastian Thurner. A bailarina Bárbara Albuquerque se apresenta no solo “Espoir”, com coreografia de Andi Vargas. A noite inclui um trecho do espetáculo “Como os nossos pais” da FLYER Cia de dança, e a TRANSIÇÕES CIA DA DANÇA com SEVERINO E SILVA. O grupo pés mostrará o videodança “SIMILITUDE”, e a noite terminará com o grupo Under 7 e sua composição “Laboratório de movimento”.
Balé Intermediário/Avançado – Giséle Santoro
Domingo às 9h
Gisèle Santoro tem uma trajetória significativa com muitos projetos locais, nacionais e internacionais. Um dos seus maiores sucessos é o Seminário Internacional de Dança, que teve 30 edições e é um dos mais importantes do Brasil. Ela é diretora da Mostra Brasília, que em sua 16ª edição oferecerá várias atrações de dança e homenagens à bailarina. Gisèle se envolveu com a arte em Brasília desde 1962 e é formada pela Escola de Dança Clássica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Com sete décadas de carreira, continua trabalhando em projetos culturais e recebeu o título de “Mestra das Artes” em 2023. Esta oficina é destinada a pessoas com experiência em dança clássica, preferencialmente de nível intermediário e avançado!
Dança Contemporânea- Bárbara Albuquerque
Domingo às 11h
Bárbara Albuquerque é uma artista pernambucana, formada pela Alonzo King LINES Ballet Training Program em San Francisco, CA e bacharel no curso de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Nos Estados Unidos fez parte da Cia de Ballet Contemporâneo Dawson|Wallace Dance Project em Denver, CO. Em Brasília fez parte do Balé de Brasília onde dançou trabalhos de Gisele Santoro e Gisele Santoro Filha. Dirige o grupo de dança contemporânea Meia Sete Oito, e faz parte da Foco Cia de Dança. Protagonizou e coreografou espetáculos de Teatro Musical profissionais e acadêmicos. Realiza produção artística na empresa Oja Laió e atua como atriz, bailarina, coreógrafa, dubladora, apresentadora e cantora na cidade de Brasília. Esta oficina é aberta para pessoas acima dos 12 anos de idade e com diversos níveis de experiência em dança!
Apresentações Domingo
A partir das 18h
O corpo de baile Noara Beltrami abre a noite, e apresenta dois grand pas de deux que marcam a história do Ballet clássico, “Harlequinade” e “ O Corsário”, com direção e remotagem por Noara Beltrami. A segunda atração da noite é a FOCO Cia de dança, que estreia um trecho de seu novo espetáculo “Maré baixa”, com direção e coreografia de Renato Fernandes. A Cia Have Dreams traz trechos de seu repertório com a obra “Dreams Compilation”, com direção de Carol Cristina, Luísa Carvalho, Raul Sousa e Rafael Nino. Teremos também a Cia Afro Contemporânea Corpus Entre Mundos, que apresenta um trecho do espetáculo “SEMUTSOC” com Direção e coreografia de Dilo Paulo e Lenna Siqueira. E para encerrar a noite teremos a Cia MUTUM que apresenta uma parte de seu Espetáculo: “MANIFESTO À FLOR DA PELE”, com direção de Wally Fernandes.
27 de dezembro a 29 de dezembro
Teatro, Cinema e Vão Central
sex – sáb – dom