O CCBB Educativo convida à imersão em um universo cultural diverso e enriquecedor. Abrangendo uma ampla gama de experiências culturais, o programa oferece ao público a oportunidade de explorar, aprender e se inspirar por meio de uma programação repleta de manifestações artísticas e culturais, promovendo, assim, o diálogo e a conexão entre diferentes formas de expressão e visões de mundo. 

O acesso às exposições e às atividades educativas é gratuito, mediante retirada de ingresso na bilheteria do CCBB BH (sujeito a lotação). 

Confira abaixo a programação completa de novembro: 

Vem com a gente nesse rolê cheio de arte, descobertas, reflexão e criação!

Visita Mediada Espontânea

Em uma visita mediada, o visitante se depara com obras que podem ser interpretadas sob a lente crítica da atualidade. Nesse processo, o mediador se apresenta como uma ponte entre o trabalho, o conteúdo histórico artístico exposto e o visitante. 

Neste mês, as visitas mediadas ocorrem nas exposições “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil”, “Uma história da arte brasileira” e também podem ser patrimoniais.  

Faixa etária: De acordo com a classificação indicativa de cada exposição.
 
Horário:  segundas, quartas, quintas e sextas, às 10h e 15h “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil” e 14h e 19h “Uma história da arte brasileira”. Sábados, domingos e feriados, às 10h, 13h, 14h, 15h, 18h e 19h. Visitas em Libras aos domingos e segundas, às 16h e 18h.  
 
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.  
 
Duração: até 60 minutos. 

Visita Mediada Agendada

Grupos de escolas, faculdades, instituições e ONGs podem agendar uma visita mediada com o Programa Educativo! Os educadores acompanham o grupo na exposição desejada, realizando um debate sensível e personalizado sobre as obras. 

Neste mês, as visitas agendadas ocorrem nas exposições “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil”, “Uma história da arte brasileira” e também podem ser patrimoniais.  

Faixa etária: De acordo com a classificação indicativa de cada exposição. 

Horário: segundas, quartas, quintas e sextas, às 10h, 14h, 15h e 19h. Visitas exclusivas para PCD às segundas, quartas, quintas e sextas, às 9h30.  
 
Entrada: gratuita, via agendamento pelo número (31) 3431-9441 e pelo e-mail visiteccbbbh@gmail.com  

Duração: até 90 minutos. 


Espaço Proximidade | “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil”

O Espaço Proximidade é um ambiente desenvolvido para que o público possa vivenciar a arte de maneira mais alinhada às suas condições e necessidades.  

Para a mostra “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil”, o espaço será criado especialmente para público com deficiência visual e auditiva e neurodivergência. O objetivo é oferecer aos visitantes um momento de interatividade plástica e audiovisual para construção de um pensamento crítico em relação à vida na década de 80. 

Entrada: gratuita (sujeito à lotação do espaço)

Duração: até 60 minutos

Funcionamento

Relógio

Segundas, quartas, quintas e sextas, às 10h e 14h


Roda de Leitura

Esta atividade estimula a leitura compartilhada de obras da literatura infantil contemporânea, cuja narrativa literária ou visual se relaciona com a exposição em cartaz ou temáticas abordadas no mês. 

Em novembro, os títulos oferecidos são: "Nunca Acontece Nada na Minha Rua"de Ellen Raskin, e "O Quadro", de Albert Arrayaz. As obras exploram a riqueza de detalhes e a multiplicidade de perspectivas em narrativas simples. Um convite à observação atenta que estimula a imaginação do leitor, ilustram como a profundidade das histórias, assim como da própria da arte, estão na forma como interagimos e interpretamos o mundo ao nosso redor. 

Faixa etária: Livre   
 
Horário: segundas, quartas, quintas e sextas, às 12h, 14h e 17h. Sábados, domingos e feriados, às 12h e 14h.  
 
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH  
 
Duração: até 30 minutos. 

 

História Contada

MEMOTECA: Várias histórias brasileiras
 

A atividade resgata e compartilha narrativas de figuras emblemáticas que vivem à sombra da história do Brasil, como Chico Rei e Maria Firmina, convidando o público a contribuir com memórias e conhecimentos pessoais sobre personalidades que deixaram uma contribuição relevante para o seu tempo, mas são ainda pouco lembradas.  

Atividade com intérprete de Libras aos domingos. 

Faixa etária: Atividade indicada para crianças acima de 4 anos  
 
Horário: sábados, domingos e feriados, às 11h15 e 15h15.  
 
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH  
 
Duração: até 50 minutos. 

 


Ateliê Bebê | A estrela musical

Na nossa memoteca guardamos uma estrela especial, que tem um grande talento musical! Você consegue ouvir? E que tal tocar? A estrela musical tem uma história para contar que dá até para sentir, ó: tum-tum-tumtum! E também num chchchchch, quando começa a chacoalhar. Como sombra, não dá para pegar, mas dá para ouvir, para ver, para sentir e até cantar! 

Faixa etária: Atividade indicada para bebês de 0 a 3 anos  
 
Horário: sábados, domingos e feriados, às 10h30 (0 a 1 ano) e 14h30 (2 e 3 anos)  
 
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH  
 
Duração: até 30 minutos. 

Ateliê Criação | Brasilidade em jogo – Recriando a arte moderna

Prepare-se para um mergulho divertido na arte brasileira! No Ateliê Criação, você vai embarcar em um jogo de cartas super legal, em que as obras de arte da exposição ganham vida de um jeito novo. Use a imaginação para criar obras incríveis a partir da sua inspiração e descubra os segredos da história da nossa arte, sua ligação com a identidade brasileira e muito mais, tudo isso com cartas cheias de informações e perguntas que vão te fazer pensar! 

Faixa etária: Atividade indicada para crianças de 4 a 7 anos  
 
Horário: sábados, domingos e feriados, às 16h  
 
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH  
 
Duração: até 50 minutos. 

Ateliê Experimentação | Poemecos – Quando as palavras ganham corpo

Embarque numa aventura criativa em que a arte moderna e a sua imaginação se encontram! Vamos brincar com as palavras para criar um poema dadaísta único e, a partir dele, dar vida a um boneco de papel que representa sua própria identidade. Descubra como as vanguardas e a antropofagia modernista se conectam à sua história e venha transformar ideias em arte de um jeito divertido.  

Faixa etária: Atividade indicada para crianças de 8 a 12 anos  
 
Horário: sábados, domingos e feriados, às 17h  
 
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH  
 
Duração: até 50 minutos. 

Ateliê Memória | Bordado Livre

Contando memórias de infância, viagens e falando do tempo passado, o público aprende a dar seus primeiros “pontos livres” em bordado. A atividade propõe um momento de prática em bordado em pequenos bastidores com linhas coloridas, formando desenhos simples.

Todos os materiais são oferecidos pelo Educativo e cada participante da oficina leva para casa sua produção em bordado livre.

Faixa etária: Atividade indicada para público acima de 12 anos 

Horário: Quartas e sextas, às 17h

Duração: até 60 minutos

Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.


Concerto Didático | Um Brasil de compositoras, com Raíssa Anastásia e Regional

Com repertório de composições autorais e releituras, o quarteto de choro liderado pela flautista Raissa Anastásiacom Bia Nascimento no violão, Maria Elisa Pompeu no cavaquinho e Analu Braga no pandeiro, se dedica a promover a representatividade feminina e a quebrar estereótipos de gênero na música brasileira, ao mesmo tempo em que preservam e renovam o choro, um gênero musical genuinamente nacional.  

Faixa etária: Livre   
 
Data: dia 12/11 (quarta-feira), às 20h  
 
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso aqui no site e na bilheteria; novo lote disponível 1 hora antes do início da ação, exclusivamente na bilheteria do CCBB BH  
 
Duração: até 60 minutos.  

Dança | O corpo que caminha de volta, com ítalo Rodrigues

Na Semana da Consciência Negra, o multiartista Ítalo Rodrigues apresenta a performance de dança afro-brasileira “O Corpo que Caminha de Volta”. Com direção artística de Maria Laura Menezes e música de Jhonson Encina, a obra é um profundo reencontro com raízes e saberes ancestrais, estabelecendo um diálogo entre corpo, som, memória, a África e Minas Gerais, e o indivíduo com o coletivo.  

Faixa etária: Livre  

Data: dia 20/11 (quinta-feira), às 19h  

Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH, sujeito a lotação  

Duração: até 60 minutos.  

Sarau | AGÔ, com Renata Paz

“Agô” é um convite para quem topa uma viagem para dentro de si, em uma mistura de teatro, poesia, performance, musicalidades e rezos com a atriz e poetisa Renata Paz, dirigida por Anair Patrícia, da Breve Cia (BH). 

Faixa etária:  12 anos 

Data: dia 26/11 (quarta-feira), às 19h 

Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH, sujeito a lotação. 
 
Duração: até 60 minutos.

Dicas para curtir a visita

Consulte as normas de visitação para garantir uma experiência segura e agradável.

Ver normas

Abra
sua conta

pelo App BB

Imagem do QR Code do App BB

Aponte aqui a câmera do seu celular, baixe o App BB e abra sua conta. Simples assim.

www.bb.com.br