Promovida pelo Centro de Música Barroca de Versalhes (CMBV), o CCBB RJ recebe, de 6 a 11 de outubro de 2025, uma semana gratuita de imersão cultural, dedicada ao estudo e à prática do repertório francês. A programação inclui masterclasses, conduzidos por nomes de destaque como Benoît Dratwicki (diretor do CMBV e coach vocal), Mira Glodeanu (violino) e João Rival (cravo), ensaios abertos e um concerto de encerramento. A iniciativa, realizada com a participação dos músicos da Orquestra Barroca da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro, tem foco na formação prática, na pesquisa histórica e no intercâmbio cultural.
A Semana de Música Barroca, em parceria com o Centro de Música Barroca de Versalhes e o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, é um projeto artístico-pedagógico que celebra mais de uma década de intercâmbio e cooperação internacional. Em sua sétima edição, a iniciativa reafirma seu compromisso com a formação de jovens músicos e a difusão do repertório barroco francês no Brasil.
Realizada no Rio de Janeiro desde 2015, a Semana tem se consolidado como um espaço singular para o estudo e interpretação da música barroca, com foco especial na tradição francesa do século XVIII. Através de masterclasses, ensaios abertos e concertos gratuitos, o projeto proporciona uma intensa vivência musical, unindo músicos de diversas regiões do Brasil e solistas convidados da França.
A Semana de Música Barroca é uma coprodução do Centro de Música Barroca de Versalhes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Em parceria com a Orquestra Barroca da UNIRIO (OBU), a iniciativa integra a Temporada França-Brasil 2025.
Centre de Musique Baroque de Versailles
O Centre de Musique Baroque de Versailles (CMBV) foi fundado em 1987 por iniciativa de Vincent Berthier de Lioncourt e Philippe Beaussant. Instalado no Hôtel des Menus-Plaisirs, reúne todas as competências necessárias para a redescoberta, a transmissão e a difusão do patrimônio musical francês dos séculos XVII e XVIII. Centro de recursos, laboratório de pesquisa, editora, espaço de formação, produtor de concertos e espetáculos, instituição engajada na educação artística e na mediação cultural: o CMBV reúne pesquisadores, artistas, pedagogos, editores e técnicos, comprometendo-se a manter vivo esse patrimônio excepcional na França e no mundo.
Orquestra Barroca da UNIRIO
A Orquestra Barroca da UNIRIO (OBU) dedica-se à interpretação do repertório dos séculos XVII e XVIII com instrumentos de época. Fundada em 2002, a OBU já se apresentou em importantes espaços culturais. Cada concerto da orquestra reúne diferentes formações. Seus programas exploram tanto obras de compositores consagrados, como Telemann, Vivaldi e Haendel, quanto partituras de figuras menos conhecidas do século das luzes, como Montéclair, Roman e Boismortier. A direção é realizada pelas professoras doutoras Laura Tausz Rónai (UNIRIO), flautista, crítica musical e pesquisadora e Patrícia Michelini (UFRJ), flautista doce renomada, professora da Escola de Música da UFRJ desde 2011 e coordenadora do PROMUS (Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ).