Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Aberto
Cinema I
Confira a programação.
Entrada gratuita. Ingressos na bilheteria ou pelo site.
A mostra “Cinema de Resistência: Um Olhar sobre um Brasil Invisível” destaca a obra da cineasta Lucia Murat, que há 40 anos retrata as injustiças e opressões no Brasil.
Murat dá voz às “existências mínimas”, visibilizando os excluídos e marginalizados, abordando temas como ditadura, desigualdade social e a luta dos povos indígenas.
A programação é dividida em quatro blocos: Povos Originários, Problemas Sociais, Questões Femininas e Memórias da Ditadura Militar.
Filmes como Brava Gente Brasileira (2000) e A Nação que Não Esperou por Deus (2015) exploram a resistência indígena. Obras como Maré, Nossa História de Amor (2007) abordam desigualdades sociais. Filmes como Em Três Atos (2015) discutem o envelhecimento das mulheres. Filmes como Quase Dois Irmãos (2004) e A Memória que Me Contam (2012) refletem sobre
a repressão política.
A mostra oferece uma oportunidade única de refletir sobre os problemas do Brasil através da lente crítica de Lucia Murat.
Curadoria: Denise Costa Lopes.