fechar
Bitita Header

Eventos

5ª Primavera dos Livros BH e Bitita Festa da Palavra

Imagem de Calendário

14/05/25 a 15/05/25

Serviço


  • Classificação LivreClassificação Livre

  • Local

    CCBB BH 

  • Horário

    Dias 14/05 (quarta-feira) e 15/05 (quinta-feira) 

  • Ingresso

    Entrada gratuita 

 

Nos dias 14 e 15 de maio, o CCBB BH recebe a 5ª edição da Primavera dos Livros BH e a estreia da Bitita Festa da Palavra, em uma grande celebração literária. O novo evento presta homenagem à Carolina Maria de Jesus, escritora mineira de Sacramento e, como inspiração, traz no nome o apelido de infância da autora.   

No CCBB BH, acontecem cinco mesas redondas e duas oficinas dedicadas à literatura e ao incentivo à leitura. A programação é gratuita e os ingressos estarão disponíveis em breve.  

Confira a programação completa abaixo: 

Programação


    10h30 | Mesa 2 – Edição: Mero Negócio ou Árduo Ofício Especializado?, com Larissa Kouzmin-Korovaeff (RJ) e Lizandra Magon (SP). Mediação: Leida Reis (MG)  

    Sinopse: Em uma época de nivelamento das categorias intelectuais no cipoal das redes e dos algoritmos, em que há fácil acesso a uma suposta biblioteca universal digitalizada, o editor tende a ser visto como um intermediário desnecessário entre o escritor e o leitor. Contra a ideia daqueles que querem encarar a edição como uma indústria qualquer, ainda estão aqui os editores que fazem de seu ofício a paixão de toda uma vida, intervindo na cultura de seu tempo e propondo novos olhares sobre questões diversas do pensamento contemporâneo. A mesa se propõe a discutir a edição de livros no Brasil, à luz das questões que atravessam o ofício.  

    LARISSA KOUZMIN-KOROVAEFF é sócia proprietária da Semente Editorial e fundadora e sócia proprietária da Editora Pingo de Luz. É vice-presidente da Liga Brasileira de Editoras – LIBRE. É graduada em Design Gráfico, mestre em História Social da Cultura (PUC Rio) e especialista em Arteterapia e Processos de Criação (UVA) e Publisher Management: O Negócio do Livro (FGV).   

    LIZANDRA MAGON é presidenta da Liga Brasileira de Editoras – LIBRE e diretora editorial da Editora Jandaíra. É graduada em Jornalismo (ECA-USP), com pós-graduação em Gestão do Conhecimento (Senac-SP) e em O Livro para a Infância – Processos Contemporâneos de Criação, Circulação e Mediação (A Casa Tombada). É editora, tradutora, poeta e jornalista.  

    LEIDA REIS é escritora, editora e jornalista. Publicou 10 livros, sendo três romances, três de contos, um de poemas e três para crianças. Criou a Páginas Editora, hoje Literíssima Editora, em 2017, com mais de 550 livros, de diversos gêneros, publicados. Foi jurada de importantes prêmios literários, uma das curadoras do FLI BH 2015, curadora do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas em 2019 e do Eixo Jovem da Bienal Mineira 2025. É diretora da Câmara Mineira do Livro e membro da AJEB, Seção MG. Criou o Clube do Livro Infantil Solidário, o CLIS, que leva livros para crianças em abrigos e creches.  

    14h | Mesa 3 – Compromissos Éticos na Edição de Livros Para Crianças e Adolescentes, com Leo Cunha (MG) e Marcelo Del’Anhol (PR). Mediação: Marcos Nascimento (MG)  

    Sinopse: A editora de livros é, para a maioria dos leitores, uma figura de bastidores, cujo nome aparece apenas em letras miúdas nos créditos da publicação. No entanto, suas escolhas têm implicações na formação de crianças e adolescentes, pois as ideias e narrativas por ela escolhidas ganham olhos, ouvidos e corações nas páginas de um livro. Tendo isso em vista, a reflexão sobre os compromissos éticos das casas editoriais no segmento infantojuvenil se colocam como tema relevante para a Cultura e a Educação e como reflexão nesta mesa.   

    LEO CUNHA é escritor, tradutor, jornalista e professor. Desde 1993, publicou cerca de 80 livros para crianças e jovens, em prosa, poesia, crônica e teatro. Recebeu, entre outros, os prêmios Biblioteca Nacional, Jabuti, João-de-Barro, Nestlé e FNLIJ. É doutor em Artes e mestre em Ciência da Informação (UFMG), graduado em Jornalismo (PUC-Minas).   

    MARCELO DEL’ANHOL é graduado em Letras pela UFPR e trabalha no mercado editorial há 22 anos. Atualmente, é editor de literatura nas Edições Olho de Vidro.  

    MARCOS NASCIMENTO é doutor em Estudos de Linguagens (CEFET-MG), mestre em Demografia (UFMG) e graduado em Ciências Sociais (UFMG). É professor na PUC Minas, escritor e editor na MRN Editora.  

    16h | Mesa 4 – Conversa em Quadrinhos: Edição e Projeto Gráfico, com Afonso Andrade (MG) e Gabriel Nascimento (MG)  

    AFONSO ANDRADE é graduado em História pela UFMG.  Gestor cultural na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e Coordenador do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, FIQ BH.  É curador e consultor  de eventos relacionados a  quadrinhos e  cultura geek.   

    GABRIEL NASCIMENTO trabalhou nos FIQs 2018 e 2020 e foi diretor artístico do FIQ BH 2022 e 2024. Historiador, quadrinista e designer belo-horizontino, é graduado em História (UFMG, 2012) e em Design Gráfico (FUMEC, 2015). É mestre e doutorando em Estudos de Linguagem (com foco em Quadrinhos), no CEFET-MG. Desenvolve projetos na área de quadrinhos e produção experimental analógica no coletivo 62 pontos. Seu livro MARIA & JOÃO foi destaque na Bienal de Design Gráfico ADG/ADEGRAF em 2017. Em 2018, coordenou o curso FIQ Jovem, onde também deu aulas sobre produção de Quadrinhos, assim como no Estúdio Black Ink (2020/2021).  Em 2021, lançou com João Henrique Belo o quadrinho A MENOR DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS É UMA FUGA e recebeu o prêmio da CCXP Awards 2022 de melhor roteirista por esse trabalho, sendo também finalista do prêmio Jabuti na categoria de Quadrinhos.  

    17h | Mesa 5 – Fazer Livros para Todas as Pessoas: Os Desafios do Mercado Editorial para a Oferta de Recursos de Acessibilidade, com Maria Carvalhosa (SP) e Juliana Daher (MG). Mediação: Cleide Fernandes (MG)  

    Sinopse: A legislação brasileira garante às pessoas com deficiência o direito à Educação e à Cultura, dentre muitos outros direitos. No entanto, a oferta de livros com recursos de acessibilidade, considerando distintas deficiências e suas demandas específicas, ainda é uma lacuna na produção editorial brasileira. Esta mesa se dedica a discutir o tema, trazendo profissionais e pesquisadores com atuações distintas na área para refletir sobre a questão.                        

    MARIA CARVALHOSA é graduada em Letras (PUC Rio). É uma das sócias fundadoras e editora da Supersônica Livros, especializada na publicação de audiolivros com direção artística, que traz obras relevantes na voz de grandes artistas brasileiros. Tem colaborações com as revistas Piauí, Quatro Cinco Um e Paquetá, e com os podcasts Rádio Novelo e 451MHZ.  

    JULIANA DAHER é bacharel em Terapia Ocupacional pela FCMMG, graduanda em Pedagogia (UniBF) e mestra em Estudos de Linguagens (CEFET-MG). Artista da Cia. Pé de Moleque e produtora cultural. Integrante do grupo de pesquisa do Programa Bebeteca – FAE-UFMG. Formadora Estadual do Curso Leitura e Escrita na Educação Infantil em Minas Gerais pela UFMG.  É uma das autoras de OUTRO LIVRO DE PERGUNTAS: LEITURA, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE (2024), entre outras publicações.       

    CLEIDE FERNANDES é gestora na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, coordenando o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. É especialista em Audiodescrição pela PUC Minas e bacharel em Biblioteconomia pela UFMG. Destaca-se por sua contribuição na promoção da acessibilidade no contexto cultural. É uma das autoras de OUTRO LIVRO DE PERGUNTAS: LEITURA, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE (2024).  

    19h |Mesa 6 – Bibliodiversidade, Lei Cortez e Políticas Públicas para o Livro e a Leitura, com Haroldo Ceravolo Sereza (SP) e José Castilho Marques Neto (SP). Mediação: Luiz Carlos Gonçalo Elói (MG)  

    Sinopse: A construção de políticas públicas em favor do leitor, do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas no Brasil ganhou força nos últimos anos, sobretudo em face dos reiterados esforços do “povo do livro”: editores, bibliotecários, livreiros, autores, professores e leitores comprometidos que, a despeito dos resultados das pesquisas na área, trabalham pelo direito à leitura como um direito humano e universal no país. A mesa tem como propósito discutir as iniciativas que concorram para a efetivação do acesso à leitura no país, considerando distintos sujeitos, grupos e cadeias envolvidos com o tema: criação, edição, produção e comercialização.  

    HAROLDO CERAVOLO SEREZA é jornalista, escritor e crítico literário. É diretor de redação do portal Opera Mundi, fundador da Alameda Casa Editorial e autor dos livros FLORESTAN – A INTELIGÊNCIA MILITANTES (Boitempo, 2005), TRINTA E TANTOS LIVROS SOBRE A MESA (Oficina Raquel, 2018), O NATURALISMO E O NATURALISMO NO BRASIL (Alameda, 2022) e RATARIA: 64 POEMAS PARA GORILAS DE BOLSO (Alameda, 2025). É professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Ufscar.  

    JOSÉ CASTILHO é doutor em Filosofia (USP) e professor aposentado na UNESP.  É consultor internacional na JCastilho – Gestão&Projetos – Livro – Leitura – Biblioteca e conselheiro de várias instituições culturais e educacionais. Dirigiu diversas instituições culturais ligadas ao livro e à formação de leitores: Editora UNESP, Biblioteca Pública Mário de Andrade – São Paulo, Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil. Presidiu em vários mandatos a Associação Brasileira e a Associação Latino-americana de Editoras Universitárias – ABEU e EULAC. Escreveu livros e artigos em sua área de atuação. A Lei 13.696/2018, da PNLE – Política Nacional de Leitura e Escrita do Brasil – é apelidada com seu nome em reconhecimento ao seu trabalho em prol do livro e da formação de leitores.  

    LUIZ CARLOS GONÇALO ELÓI é diretor comercial da editora Aletria, dedicando-se também à produção executiva de seus lançamentos e eventos literários. É editor da Alegriô Edições, selo que promove a literatura afro-brasileira, africana e indígena para crianças.  

    10h30 às 13h30 | Oficina 1 – Livros para Crianças: Análise e Reflexão, com Dani Gutfreund (SP)  

    Sinopse: Há quem pense que fazer livros para crianças é tarefa simples. Mas o que envolve a criação para as infâncias? O que deve ser levado em consideração ao desenvolver um projeto para esse público – tão crítico quanto desprovido de preconceitos? Nesta oficina, analisaremos os principais aspectos de livros para as infâncias, em que palavra, imagem e projeto gráfico atuam na construção da narrativa. Livros que são projetos complexos e que desafiam qualquer leitor, independentemente de sua idade. Público-alvo: escritoras/es, ilustradoras/es, editoras/es, pesquisadoras/es e designers. Vagas limitadas. 

    DANI GUTFREUND fez Pedagogia na PUC-SP e tem um mestrado em Literatura Contemporânea Inglesa pela Goldsmith’s College, University of London, e um em Design pela FAU-USP, onde agora faz seu doutorado, continuando a pesquisa sobre livro-álbum. Tem também uma especialização em tradução pela City University, Londres. É gestora do Lugar de Ler, onde dá cursos e faz acompanhamento de projetos com escritores e ilustradores, e é editora na Livros da Matriz. Foi editora da MOVpalavras de 2013 a 2016. É autora de OLHA LÁ A ANA! (MOVpalavras, 2015).  

    Retire o seu ingresso aqui.

    15h às 17h | Oficina 2 – Na Pista do Poema, com Renato Negrão (MG) 

    Sinopse: “Na Pista do Poema” é uma oficina de escrita criativa que convida os participantes a explorar os caminhos da poesia por meio de proposições práticas. Através de jogos literários e experimentações com a linguagem, o processo conduz à criação de textos poéticos, incentivando a sensibilidade e a expressividade de cada participante. Vagas limitadas. 

    RENATO NEGRÃO é um artista da palavra e da imagem. Autor dos livros NO CALO (1996), VICENTE VICIADO (2012), ODISSÉIA VÁCUO (2016), entre outros. Atua, desde 1996, com linguagens e suportes variados, do livro à performance, da letra de canção à fotografia. Em 2022, realizou curadorias, shows, performances e/ou lançamentos de livros em Barcelona, Lisboa e Berlim, Luanda e Maputo. Recebeu os prêmios Rumos Itaú – Educação Cultura e Arte para a educação não-formal/2008 e o XIV Prêmio Zumbi Cia Baobá Minas – Categoria Literatura/2023. 

    Retire o seu ingresso aqui.

    Veja também


    Paulo Felicíssimo @milcruzados IMG_5465

    Eventos


    Trilogia Matriarcas

    Calendário 23/04/25 a 26/05/25

    Ir
    Receba nossa programação