Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Aberto
Pavilhão | Galeria 3 | Galeria 5
Terça-feira a domingo das 9h às 21h
Gratuito mediante retirada de ingresso
Com Raphael Fonseca como curador-chefe e Amanda Tavares e Tálisson Melo como curadores-adjuntos, a mostra, inédita, apresentará cerca de 300 obras de mais de 200 artistas de todas as regiões do país, mostrando um amplo panorama das artes brasileiras na década de 1980. Completam a mostra elementos da cultura visual da época, como revistas, panfletos, capas de discos e objetos icônicos, ampliando a reflexão sobre o período.
“Fullgás, assim como a música de Marina Lima, deseja que o público tenha contato com uma geração que depositou muito de sua energia existencial não apenas no fazer arte, mas também em novos projetos de país e cidadania. Uma geração que, nesse percurso, foi da intensidade à consciência da efemeridade das coisas, da vida”, afirmam os curadores.
A mostra aborda o período de maneira ampla, reconhecendo que seus questionamentos e impulsos começaram e terminaram além do marco temporal de dez anos que tradicionalmente define uma década. Assim, a exposição cobre o intervalo de 1978 a 1993, tendo como marcos o fim do Ato Institucional nº 5 e o ano seguinte ao impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. “Consideramos este arco de quinze anos como base para nossas reflexões, levando em conta todas as mudanças estruturais e culturais que ajudaram a repensar o Brasil: do fim da ditadura militar ao retorno à democracia, que, em seguida, enfrentará o trauma do impeachment”, explicam os curadores, que selecionaram obras de artistas cujas trajetórias se iniciaram nesse período.
“Queremos destacar que diversos artistas fora do eixo Rio-São Paulo também estavam produzindo ativamente na época e que outros acontecimentos significativos ocorreram no mesmo período histórico, como, por exemplo, o ‘Videobrasil’, realizado um ano antes, que evidenciava a produção de jovens videoartistas do país”, afirmam os curadores. Nesse contexto, a exposição “Fullgás – Artes Visuais e os Anos 1980 no Brasil” reunirá grandes nomes como Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Daniel Senise, Leonilson, Luiz Zerbini e Leda Catunda, entre outros, além de artistas importantes de diversas regiões do país, como Jorge dos Anjos (MG), Kassia Borges (GO), Sérgio Lucena (PB), Vitória Basaia (MT) e Raul Cruz (PR). Para desenvolver essa pesquisa abrangente, a exposição contou, além dos curadores, com a colaboração de um grupo de consultores de diferentes estados brasileiros.
Além das obras de arte, a exposição também incluirá elementos da cultura visual dos anos 1980, como revistas, panfletos, capas de discos e objetos, que ajudaram a moldar a formação dessa geração. “Mais do que uma exposição sobre artes visuais, é uma reflexão sobre imagem, e as obras de arte estão constantemente dialogando com essa cultura visual. Elas se apropriam de materiais produzidos por revistas, televisão, rádio, outdoors e outros elementos eletrônicos. Por isso, propomos incorporar esses elementos, que funcionam quase como comentários, para criar um diálogo com as obras expostas”, explicam Raphael Fonseca, Amanda Tavares e Tálisson Melo.
Serviço
Galeria 3, galeria 5 e pavilhão
9h às 21h (entrada na galeria até às 20h40)
Entrada gratuita mediante retirada de ingressos