Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Aberto
Teatro I
Entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, às 20h.
Entrada gratuita, com retirada de ingresso a partir de 20/11.
Entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, o CCBB BH recebe o projeto musical “Alissa Sanders e Sérgio Pererê – Vissungos e Spirituals: Vozes Ancestrais Negras Das Américas”.
Na busca de reconectar-se com suas raízes ancestrais musicais, Sanders e Pererê voltam ao primeiro instrumento dos seus antepassados: a voz. Os dois artistas vão explorar tradições vocais ancestrais negras de Minas Gerais e do sul dos EUA através de Vissungos e Negro Spirituals.
O repertório é composto por canções que vêm das comunidades que representam. Negro Spirituals, Ring Shouts, Rural Blues e Jazz são o legado dos ancestrais e atuais negros dos EUA. Já os cantos Catopé, Moçambique, Congada e Vissungos do Brasil são o legado dos africanos escravizados de Minas Gerais e seus descendentes.
Data: 29 e 30/11 e 01/12, às 20h
Local: Teatro I | Duração: 90 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos | Entrada: Gratuita, mediante retirada de ingresso a partir de 20/11 aqui no site e em nossa bilheteria.
Sinopse: O projeto conta com uma série de shows, que misturam os clássicos tambores de Pererê, incluindo também o instrumento melódico mbira, junto ao banjo americano, à percussão corporal e aos efeitos eletrônicos de looper, sintetizados por Alissa Sanders. A banda é complementada pelo mineiro Acauã Rane (violão e baixo) e pelo baiano Bruno Aranha (piano).
A apresentação do dia 29/11 (sexta), conta com a participação da dançarina paulistana Vanessa Soares, integrante da Funmilayo Afrobeat Orquestra. No dia 30/11 (sábado), o show tem participação de Débora Costa (percussão), e no dia 01/12 (domingo), é a vez de Nath Rodrigues (voz e violino) complementar a apresentação.
Os shows têm duração de 90 minutos e acontecem no Teatro I, sempre às 20h. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso a partir de 20/11 no site ccbb.com.br/bh e em nossa bilheteria.
Labidumba
Data: 28/11 (quinta), às 20h
Local: Teatro I | Duração: 120 minutos
Classificação Indicativa: 8 anos | Entrada: Gratuita, mediante inscrição.
Sinopse: Comandada por Sérgio Pererê, a oficina “Labidumba” propõe um passeio pelo universo vocal de culturas tradicionais do Brasil e do mundo, explorando as possibilidades dos cantos difônicos e polifônicos.
O encontro acontece no dia 28/11 (quinta), às 20h, com duração de 120 minutos, e é aberto para todos, desde crianças a partir de 8 anos, até contadores de histórias, cantores, arte-educadores e demais público interessado.
Cantando as Raízes da Música Negra Americana
Data: 30/11 (sábado), às 17h
Local: Teatro I | Duração: 120 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos | Entrada: Gratuita, mediante inscrição.
Sinopse: Em “Cantando as Raízes da Música Negra Americana”, Alissa Sanders explora os gêneros da música norte-americana. Baseada nos métodos pedagógicos do músico estadunidense Bobby McFerrin, a atividade convida os participantes a se conectarem em uma experiência de canto coletiva, aberta a todos. Durante a oficina, a artista também contará a história por trás de algumas músicas que serão trabalhadas.