fechar

O CCBB Educativo convida à imersão em um universo cultural diverso e enriquecedor. Abrangendo uma ampla gama de experiências culturais, o programa oferece ao público a oportunidade de explorar, aprender e se inspirar por meio de uma programação repleta de manifestações artísticas e culturais, promovendo, assim, o diálogo e a conexão entre diferentes formas de expressão e visões de mundo.

O acesso às exposições e às atividades educativas é gratuito, mediante retirada de ingresso na bilheteria do CCBB BH (sujeito a lotação).

Confira abaixo a programação completa de abril:

Visita Mediada Agendada


    Grupos de escolas, faculdades, instituições e ONGs podem agendar uma visita mediada com o Programa Educativo! Os educadores acompanham o grupo para a exposição desejada, realizando um debate sensível e personalizado sobre as obras.

    Neste mês, as visitas mediadas ocorrem nas exposições “Ancestral: Afro-Américas”, “Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados” e também podem ser patrimoniais.

    Faixa etária: Livre | Horário: segundas, quartas, quintas e sextas, às 10h, 14h, 15h e 19h. Visitas exclusivas para PCDs às segundas, às 9h30. | Entrada: gratuita, via agendamento pelo número (31) 3431-9441 e pelo e-mail visiteccbbbh@gmail.com | Duração: até 90 minutos

    Visita Mediada Espontânea


      Em uma visita mediada, o visitante se depara com obras que podem ser interpretadas sob a lente crítica da atualidade. Nesse processo, o mediador se apresenta como uma ponte entre o trabalho, o conteúdo histórico artístico exposto e o visitante.

      Neste mês, as visitas mediadas ocorrem nas exposições “Ancestral: Afro-Américas” (às 11h e 16h) e “Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados” (às 19h).

      Faixa etária: Livre | Horário: quarta a segunda, às 11h, 16h e 19h. Visitas em Libras aos domingos e segundas, às 16h e 18hEntrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH | Duração: até 60 minutos.

      Roda de Leitura


        Esta atividade estimula a leitura compartilhada de obras da literatura infantil contemporânea, cuja narrativa literária ou visual se relaciona com a exposição em cartaz ou temáticas abordadas no mês.

        Em abril, os títulos oferecidos são: “Malu Brinca de Quê?”, de Nanda Mateus e Raphael Comisso (2023); “Abayomi – A Menina de Trança”, de Aniete Abreu (2023); e “O Mar de Manu”, de Cidinha da Silva (2021).

        Faixa etária: Livre | Horário: quarta a segunda, às 12h e 14h | Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH | Duração: até 30 minutos.

        História Contada


          O Menino Avoado

          “O Menino Avoado” é uma adaptação da fábula “A Tartaruga Voadora”, de autoria dos Educadores Len e Mileide Moura.

          A atividade conta a história de Ícaro, um menino muito sonhador. Criativo, o maior sonho de Ícaro é voar. Por passar tanto tempo no mundo dos sonhos, todo mundo o chama de “avoado”. Mas ele acredita que vai conseguir, mesmo sabendo que pessoas não voam. Com a ajuda de alguns amigos, o garoto tem uma ideia que pode colocar um outro sentido na sua história e, durante sua jornada, ele descobre duas lições: que devemos pensar antes de fazer algo e que sonhos podem se realizar!

          A proposta é que a contação seja realizada por duas pessoas: uma em cena, contando em Libras, e uma ao lado, “traduzindo” para o português.

          Faixa etária: Atividade indicada para crianças acima de 4 anos | Horário: sábados, domingos e feriados, às 11h e 15h | Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH | Duração: até 50 minutos.

          Ateliê Bebê: Ciranda para Lembrar


            Em volta de um Baobá, conhecido como a árvore da memória, mas também do esquecimento, vamos lembrar de brincar de roda. Nesta atividade, a Dona Onça convida seus filhotes para brincar em torno da árvore, com três cantigas que estimulam a memória, o movimento e os sentidos. Porém, a Dona Onça precisa de ajuda para lembrar a história. Você pode ajudá-la?

            Faixa etária: Atividade indicada para bebês de 0 a 3 anos | Horário: sábados, domingos e feriados, às 10h30 (0 a 1 ano) e 14h30 (2 e 3 anos) | Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH | Duração: até 30 minutos.

            Ateliê Criação: Modelando Imagens


              A partir de uma visita à exposição “Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados“, o ateliê propõe aos participantes a elaboração de esculturas, utilizando técnicas dos desenhos bidimensionais, e em seguida com massa de modelar, chegando ao tridimensional. As esculturas com massinha de modelar permitem aguçar os sentidos como o tato e o olfato. Através dessa técnica, é possível descobrir novas formas, cores, combinações, diferentes texturas e movimentos. Também possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina e da criatividade e observação.

              Faixa etária: Atividade indicada para crianças de 4 a 7 anos | Horário: sábados, domingos e feriados, às 16h | Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH | Duração: até 50 minutos.

              Ateliê Experimentação: Impressão Botânica


                A partir das obras de Charles Gaines (EUA) e Sônia Gomes (Brasil), presentes na exposição “Ancestral: Afro-Américas”, a atividade propõe a criação de uma impressão utilizando a técnica de gravura sobre tecido, com elementos naturais, como plantas, flores e ramos. A atividade busca desenvolver uma reflexão sobre a nossa ancestralidade e a sua relação com o meio ambiente.

                Faixa etária: Atividade indicada para crianças de 8 a 12 anos | Horário: sábados, domingos e feriados, às 17h | Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH | Duração: até 50 minutos.

                Ateliê Memória: Bordado Livre


                  Contando memórias de infância, viagens e falando do tempo passado, o público aprende a dar seus primeiros “pontos livres” em bordado. A atividade propõe um momento de prática em bordado em pequenos bastidores com linhas coloridas, formando desenhos simples.

                  Todos os materiais são oferecidos pelo Educativo e cada participante da oficina leva para casa sua produção em bordado livre.

                  Faixa etária: Atividade indicada para público acima de 12 anos | Horário: quartas e sextas, às 17h | Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH | Duração: até 60 minutos.

                  Espaço Proximidade - Ancestral: Afro-Américas


                    O Espaço Proximidade é um ambiente desenvolvido para que o público possa vivenciar a arte de maneira mais alinhada às suas condições e necessidades.

                    Para a exposição “Ancestral: Afro-Américas”, são utilizados dois mapas táteis, sendo um do Curral del Rey e outro da cidade de Belo Horizonte. O objetivo é dialogar sobre as rotas diaspóricas dos trabalhadores do antigo Curral del Rey, onde classes desfavorecidas, como negros e quilombolas, foram afastadas para as áreas suburbanas e rurais, tendo como intuito a construção da nova capital de Minas Gerais.

                    Horário: Segundas, quartas, quintas e sextas, das 11h às 13h e das 16h às 18h | Entrada: gratuita, com retirada de ingresso a partir de 1 hora antes do início da ação, na bilheteria do CCBB BH.

                    Sarau | A Palavra Dança no Som


                      O sarau é idealizado por Cicero Cristo, mais conhecido como Menino Jazz. O artista é afromineiro e atualmente integra a equipe do Slam MG e do Slam Clube da Luta, como mestre de cerimônia e direção artistica, auxiliando também na produção e comunicação do coletivo. Foi vencedor do Campeonato Estadual de Poesia em 2017 e 2019, e representante de Minas Gerais na competição nacional nestes mesmos anos. Menino Jazz também é autor do livro “Abaixo da Luz do Sol”, que guiará a performance.

                      Faixa etária: Livre | Data: dia 16/04 (quarta), às 19h | Entrada: gratuita | Duração: até 60 minutos.

                      Ação de Oportunidade | Filme “Dona Beatriz Ñsimba Vita”


                        Dirigido e escrito por Catapreta (2023), o curta é livremente inspirado na vida e legado da personagem histórica mais comumente conhecida como Kimpa Vita, heroína congolesa do século XVII. Ambientado na contemporânea cidade brasileira de Belo Horizonte, o público é apresentado a uma mulher singular, determinada a cumprir sua missão divina de criar seu próprio povo, usando a habilidade peculiar de produzir clones de si mesma. A exibição será comentada pelo diretor.

                        Faixa etária: A partir de 16 anos | Horário: dia 24/04 (quinta), às 19h | Entrada: gratuita | Local: Teatro I | Duração: até 50 minutos.

                        Concerto Didático | Nath Rodrigues


                          Nath Rodrigues é uma multi-instrumentista, cantora e compositora mineira. Com uma sonoridade que define como brasileira-jazzy pop, a artista oferece ao ouvinte uma imersão poética na canção brasileira contemporânea, passeando por diversas referências culturais.

                          Rodrigues é ganhadora do prêmio Flávio Henrique, do BDMG Jovem Instrumentista, do Festival da Canção Todos os Sons e do Festival da Canção da Aliança Francesa, e tem participação em trabalhos de músicos renomados no cenário musical brasileiro, como Luedji Luna, Chico César, Maurício Tizumba e Sérgio Pererê. Lançou seu primeiro álbum solo em 2019 (Fractal) e o segundo em 2022 (Fio), além de diversos singles. Seu último lançamento, em outubro de 2023, é o single “Luna”, com participação de Mangaia.

                          Faixa etária: Livre | Horário: dia 30/04 (quarta), às 19h | Entrada: gratuita | Local: Teatro I | Duração: 40 minutos.

                          Receba nossa programação