fechar

Multidisciplinar, o CCBB Educativo propõe a proximidade dos visitantes com a programação e os espaços do CCBB por meio da mediação cultural, incluindo atividades desenvolvidas por educadores-artistas.

Com formação em artes visuais, teatro e música, os profissionais trazem suas experiências para o centro das ações. As atividades, voltadas para todos os públicos, são sempre pautadas pela troca de saberes, pelo acolhimento e pelo incentivo às experimentações e ao desenvolvimento de novas formas de se relacionar com a arte.

Em julho, as ações são inspiradas na exposição “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira“, que reúne mais de 150 obras produzidas por artistas negros de diferentes regiões do Brasil.

Entre os dias 15 e 31/07, algumas atividades terão horários extras: “Livro Vivo” ocorrerá às quintas e sextas, às 14h, e aos sábados e domingos, às 13h e 17h; “Pequenas Mãos” ocorrerá de quinta a domingo, às 15h; “Em Cantos e Contos” ocorrerá às quintas e sextas, às 16h, e aos sábados e domingos, às 14h e 16h; e o “Laboratório de Práticas Criativas” ocorrerá às quintas e sextas, às 17h, e aos sábados e domingos, às 12h e 17h.

O acesso às exposições e às atividades educativas é gratuito.

Confira abaixo a programação completa do CCBB Educativo:

Imagem - Em Cantos e Contos

Em Cantos e Contos

Nesta atividade, histórias da cultura popular e da literatura universal são apresentadas por educadores, por vezes acompanhados de instrumentos musicais e bonecos. 

ODOYÁ, Salve a Rainha do Mar

Do mar vem as notícias de novos tempos! E é a partir dele e de suas travessias que o CCBB Educativo se conecta com a exposição "Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira".

Em ODOYÁ, Salve a Rainha do Mar, são apresentadas as histórias sagradas de Iansã, a rainha dos ventos, Oxum, a deusa das águas doces, Nanã, patrona da agricultura, entre outros. As narrativas são um convite para um mergulho nas histórias dos orixás e suas relações com as forças da natureza.

Funcionamento
Relógio

Quintas e sextas

16h


Relógio

Sábados, domingos e feriados

14h e 16h


Imagem - Laboratório de Práticas Criativas

Laboratório de Práticas Criativas

Memória Estampada

Como se cria uma bandeira? O que representam os elementos presentes nela?

Nesta ação, os participantes são convidados a refletir sobre iconografia a partir da criação de bandeiras que representem a população e a história negra de Belo Horizonte. Usando como mote a nova concepção da bandeira de Belo Horizonte desenvolvida em 2023, a ação faz um resgate da história não contada da presença de populações quilombolas nas regiões centrais do antigo Arraial do Curral Del Rei.

O objetivo é criar um símbolo visual que represente a capital mineira a partir de uma perspectiva artística e culturalmente diversa.

Funcionamento
Relógio

Quintas e sextas

17h


Relógio

Sábados, domingos e feriados

12h e 17h


Imagem - Livro Vivo

Livro Vivo

Nesta atividade, educadores realizam a leitura em voz alta de livros afinados com os conteúdos das exposições em cartaz.

Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira

Para "Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira", os temas escolhidos são ancestralidade, memória e valorização racial. Como títulos, serão oferecidos para escolha do público: “De Passinho em Passinho”, de Otávio Júnior; “Os Dengos na Moringa de Voinha”, de Ana Fátima; “O Pequeno Príncipe Preto para Pequenos”, de Rodrigo França, dentre outros.

Funcionamento
Relógio

Quintas e sextas

14h


Relógio

Sábados, domingos e feriados

13h e 17h


Imagem - Pequenas Mãos

Pequenas Mãos

Outras Combinações

É possível criar outras combinações para as formas geométricas presentes na obra de Rubem Valentim?

A partir da observação das peças do artista selecionadas para a exposição "Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira", as crianças são convidadas a criar objetos tridimensionais com blocos que remontam sua geometria e o uso das cores sólidas. O resultado será um diálogo com a linguagem, a estética e as composições do artista.

Funcionamento
Relógio

Quinta a domingo

15h


Imagem - Pequeníssimas Mãos

Pequeníssimas Mãos

Múltiplas Sensações

Tem criança pequena no CCBB? Tem, sim senhor! 

Inspirado nos trabalhos artísticos de Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Tunga e Lygia Clark, que têm o corpo do espectador como agente de ativação da obra, o CCBB Educativo propõe uma experiência estética para bebês de 0 a 2 anos. 

Na primeira fase do projeto, intitulada de “De volta para o ninho”, os bebês e seus pais são convidados a explorarem “ninhos sensoriais" criados a partir de pequenos cubos feitos com bambolês, que ativam a sensorialidade por meio de texturas, aromas, linhas, fitas e sons.  

Lotação: 10 crianças por sessão, acompanhadas por até 2 responsáveis

Funcionamento
Relógio

Sábados, domingos e feriados

11h e 11h30


Imagem - Música em Cena

Música em Cena

Mojubá: Salve os Encontros

A encruzilhada é a morada do “povo da rua”, quem tem o poder de aparecer onde deseja e a capacidade de interferir no cotidiano de maneira comumente inesperada e frequentemente temida.

O CCBB Educativo se inspira nas Pomba-Gira Maria Navalha e Maria Mulambo para falar em relações de gênero na sociedade brasileira. As Pomba-Gira são figuras híbridas, com influências africanas, europeias, orientais e americanas. Entretanto, são personagens genuinamente brasileiras. E a elas o CCBB Educativo presta homenagem nesta coreografia de samba e batuque.

Funcionamento
Relógio

Sextas

19h


Imagem - Visita Mediada Cognitiva e Multissensorial

Visita Mediada Cognitiva e Multissensorial

Que tal conhecer as exposições do CCBB utilizando outros sentidos que não apenas a visão?  

Nesta atividade que explora memórias, sentidos e sensações, o Educativo reserva um horário de visitação para pessoas com transtorno do espectro autista e seus acompanhantes.  

A visita tem duração de até 30 minutos e é realizada mediante agendamento prévio. 

Inscreva-se aqui! 

Funcionamento
Relógio

Dia 20/07 (sábado)

9h30


Imagem - No Sling

No Sling

Nesta visita mediada para bebês de colo e seus cuidadores, o CCBB Educativo convida o público a conhecer as texturas, sons e aromas que perpassam a produção dos artistas presentes na exposição "Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira".

Esta experiência propicia um acolhimento imersivo no ambiente expositivo, ao mesmo tempo em que fomenta o desenvolvimento estético e poético através de narrativas, músicas e objetos relacionais.

A atividade tem duração de 30 minutos e é realizada mediante agendamento prévio. 

O CCBB Educativo emprestará 1 sling para cada bebê participante.

Inscreva-se aqui!

Funcionamento
Relógio

Dia 21/07 (domingo)

9h30


Imagem - Que Dia é Hoje?

Que Dia é Hoje?

25/07 - Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, é uma data de extrema importância para reconhecer e valorizar a luta e a resistência das mulheres negras em toda a América Latina, Caribe e nas comunidades da diáspora. Para evidenciá-la, o CCBB Educativo, em parceria com a Moringa Filmes, exibe o curta-metragem “O lado de fora fica aqui dentro”.

No filme, Marina, uma jovem que está grávida, experimenta a vida a partir dos metais da cidade periférica e industrial onde cresceu. Aos poucos, com a ajuda de sua irmã Núbia, ela descobre um passado onde os trabalhadores negros que ergueram a capital foram bestializados e excluídos. Quando se encontra com Maria, uma senhora que dizem assombrar um dos primeiros edifícios da capital, algo sobrenatural acontece. Agora, essas mulheres querem de volta o que lhes foi tomado.

Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis a partir de 22/07 no site ccbb.com.br/bh e em nossa bilheteria. Haverá uma cota para retirada exclusivamente na bilheteria, 1h antes do evento.

Funcionamento
Relógio

Dia 24/07 (quarta)

19h30


Imagem - Visitas agendadas para grupos

Visitas agendadas para grupos

Agende sua visita educativa conosco!  

Escolas públicas e privadas, ONGs e outras instituições dedicadas à educação e à integração social podem agendar visitas educativas às exposições.  

Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições. 

O agendamento pode ser feito pelos telefones (31) 3431-9440 ou (31) 3431-9441.

Funcionamento
Relógio

Segundas, quintas e sextas

9h30, 10h30, 14h, 15h, 19h e 20h


Relógio

Quartas

9h30, 10h30 e 19h


Imagem - Visitas Mediadas

Visitas Mediadas

 

Que tal visitar as exposições do CCBB acompanhado de um educador?  

Visitantes de todas as idades podem participar de uma visita mediada em grupo, sem necessidade de agendamento.  

Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições.  

 

Funcionamento
Relógio

Quarta a segunda

12h e 18h


Imagem - Visitas Mediadas em Libras

Visitas Mediadas em Libras

 

Conheça as exposições do CCBB na Língua Brasileira de Sinais – Libras! 

Um intérprete ouvinte realiza visitas mediadas em Libras nas exposições em cartaz.  

Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições.  

 

Funcionamento
Relógio

Domingos

15h


Relógio

Segundas

16h


Imagem - Visita Teatralizada

Visita Teatralizada

Personagens que fizeram parte da memória de Belo Horizonte ou do prédio do CCBB BH viajam no tempo e chegam em 2024 para contar um pouco da história da cidade, da Praça da Liberdade e da arquitetura do edifício.  

Numa inusitada imersão cênica, o visitante é convidado a acompanhar essa história percorrendo os espaços do prédio.  

A visita tem duração de 30 minutos e é destinada ao público espontâneo.  

Funcionamento
Relógio

Sábados, domingos e segundas

18h


Imagem - Espaços e Suportes Sensoriais

Espaços e Suportes Sensoriais

Se Lembre de Mim Aqui

Por trás de toda história oficial sobre um lugar, existem dezenas de outras não contadas. Quais narrativas foram apagadas da história oficial da construção de Belo Horizonte?

Amparado por este questionamento, o CCBB Educativo apresenta esta ação, com objetivo de retomar os fatos sobre a memória da população negra de Belo Horizonte, que marca os anos anteriores à sua construção e que foram soterrados pelo concreto. Os visitantes poderão ouvir depoimentos de pessoas envolvidas em projetos que resgatem essa memória e também acessar ervas e plantas usados em benzimentos. Uma vez acessadas essas lembranças, a ação se propõe a refletir: se somos feitos de lembranças, o que não queremos - e não podemos - esquecer?

Funcionamento
Relógio

Segundas, quintas e sextas

das 10h às 20h


Relógio

Sábados, domingos e feriados

das 11h às 12h e das 15h às 16h


Imagem - #EUQUEFIZ

#EUQUEFIZ

Nesta atividade, serão expostos trabalhos desenvolvidos pelo público a partir das ações do CCBB Educativo, durante o período em cartaz de cada exposição.

Entre 1º e 31 de julho, serão exibidos os trabalhos feitos ao longo da temporada da mostra "Tesouros Ancestrais do Peru".

Funcionamento
Relógio

Segundas, quintas e sextas

das 10h às 21h


Relógio

Quartas

das 10h às 13h e das 17h às 21h


Relógio

Sábados, domingos e feriados

das 10h às 18h


Imagem - Ateliê Educativo

Ateliê Educativo

O Ateliê Educativo é um espaço aberto, onde o público pode acessar a biblioteca do CCBB Educativo, conversar com os educadores acerca de temas ligados à educação, deixar recados e sugestões acerca das ações, participar de vivências em artes visuais experimentando técnicas e materiais, assim como conferir trabalhos e pesquisas artísticas dos educadores.

Funcionamento
Relógio

Segundas, quintas e sextas

das 10h às 21h


Relógio

Quartas

das 10h às 13h e das 17h às 21h


Relógio

Sábados, domingos e feriados

das 10h às 18h