Iniciamos nossas atividades em 2013, ocupando o prédio cedido pelo Governo do Estado de Minas Gerais ao Banco do Brasil, para abrigar a quarta unidade do CCBB no país. Já nascemos integrados ao Circuito Liberdade, complexo de antigos prédios da administração pública que se tornaram espaços de cultura, artes e lazer. Temos orgulho de fazer parte em um dos mais belos cartões postais da capital mineira!

Seguindo os passos dos outros CCBBs (RJ, SP e Brasília), trazemos até você uma programação cultural incrível e constante, com muita qualidade, muita diversidade e a preços acessíveis. Todo mundo é bem-vindo aqui! Nosso espaço recebe eventos nas áreas de artes cênicas, cinema, exposições, inovação, música e educação, tudo isso integrado a iniciativas de responsabilidade social.

Sobre o prédio:
Nosso prédio teve sua construção iniciada em 1926. O arquiteto Luiz Signorelli, fundador da Escola de Arquitetura da Universidade de Minas Gerais, recebeu a incumbência de elaborar um projeto no conjunto de edifícios construídos para abrigar as secretarias do Estado. A edificação tem seis andares, estilo neoclássico e é estruturada em torno de um pátio central, assentado sobre ampla escadaria e com entrada por bloco central destacado das alas laterais. Internamente, possui a riqueza e o requinte de detalhes que caracteriza os grandes edifícios neoclássicos que marcaram a arquitetura brasileira até primeiras décadas de 1900.

Finalizado em 1930, o prédio construído para ser a sede da Secretaria do Interior do Estado de Minas Gerais foi. posteriormente, o espaço da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais e da Procuradoria Geral do Estado.

Em agosto de 2009, foram iniciadas oficialmente as obras de restauração e adaptação do prédio onde viria a funcionar nosso espaço. Nossa inauguração ocorreu em 27 de agosto de 2013 e possuímos 1.200 m² de área para exposições; duas salas de mostras permanentes; teatro com capacidade para 264 lugares; sala multiuso para atividades audiovisuais, debates, conferências, oficinas, palestras, atividades interativas e educacionais, além de ambientes de convivência, lazer, alimentação e loja para comercialização de produtos culturais.

Ao todo são 8.000 m² abertos ao público, o que nos coloca entre os maiores espaços culturais do Brasil.

Estamos localizados na Praça da Liberdade, um dos principais pontos turísticos da capital mineira. O complexo arquitetônico e paisagístico da praça é tombado pelo IEPHA-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) e conta com edifícios que abrigaram por muitas décadas a sede do Governo de Minas e suas secretarias. Hoje, o conjunto de edifícios em art déco e neoclássicos tornaram-se museus e fazem parte do Circuito Liberdade.

Catálogos