Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Fechado
4º, 3º, 2º e 1º andares, Térreo e Subsolo
Todos os dias, exceto às terças, das 9h às 20h
Gratuito
"Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará" contribui para a história da fotografia com produção artística que registra a Amazônia Brasileira. A mostra traz artistas de três gerações de mulheres reunidas, pela primeira vez, em exposição coletiva, com presença de representantes de mais de quarenta anos de produção fotográfica da região Norte do Brasil. Com recorte curatorial decolonial pautado nas questões de gênero e regionalismo, exibe cerca de 170 obras, somando fotografias, propostas fotográficas, jornais artísticos, vídeos e áudios que demonstram estilos e temáticas predominantes desta produção feminina das décadas de 1980 a 2020.
A exposição oferece vivências afetivas e tecnologias emergentes, conduzindo os visitantes para experiência sensorial-espacial-aromática, imersão em realidade expandida (XR) e com filme em realidade virtual (VR) apresentando temática feminina indígena e cenário ancestral, além de exibição de fotografias em realidade aumentada (AR) em diversos espaços do percurso expositivo. A mostra reserva espaço especial para a Instalação Icamiabas com composições aromáticas que te levam para região Nhamundá na Amazônia. A cultura material, artística e visual amazônica e paraense perpassam pelas lentes das fotógrafas que versam seus vetores e vertentes na arte fotográfica.
Curadoria: Sissa Aneleh
Este projeto conta com incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
APRESENTAÇÃO DO GRUPO BELEZAS DO PARÁ
03/05, sábado, 13h30 e 15h
Apresentação do Grupo de Danças Belezas do Pará compondo a programação da exposição "Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará" na difusão da dança, música e tradições do Pará.
O grupo, fundado em 2020, já se apresentou em eventos de grande porte, como a Virada Cultural de São Paulo, em 2023, e realiza eventos particulares e festivais regionais. Sob liderança de Giselle Pimentel, o grupo busca consolidar como um importante veículo de valorização da música, dança e tradições do Pará, proporcionando ao público uma experiência que conecta o passado e o presente da cultura amazônida.
13h30 (participação especial no Som em Cena) e às 15h
Local: Térreo
Duração: 40min (aproximadamente) Classificação indicativa: Livre
Acesso: Entrada gratuita – Acesso livre ao térreo, preferencialmente mediante retirada de ingresso no site ou na bilheteria do CCBB para a exposição "- "Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará" na faixa de horário da ação/evento (sujeito a lotação).
AS ONZE FOTÓGRAFAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES