fechar
Vetores-Vertentes site

Exposição

Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará

Imagem de Calendário

08/03/25 a 05/05/25

Serviço


  • Classificação LivreClassificação Livre

  • Local

    4º, 3º, 2º e 1º andares, Térreo e Subsolo

  • Horário

    Todos os dias, exceto às terças, das 9h às 20h

     

  • Ingresso

    Gratuito

Adquirir ingressos Telefone

"Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará" contribui para a história da fotografia com produção artística que registra a Amazônia Brasileira. A mostra traz artistas de três gerações de mulheres reunidas, pela primeira vez, em exposição coletiva, com presença de representantes de mais de quarenta anos de produção fotográfica da região Norte do Brasil. Com recorte curatorial decolonial pautado nas questões de gênero e regionalismo, exibe cerca de 170 obras, somando fotografias, propostas fotográficas, jornais artísticos, vídeos e áudios que demonstram estilos e temáticas predominantes desta produção feminina das décadas de 1980 a 2020.

A exposição oferece vivências afetivas e tecnologias emergentes, conduzindo os visitantes para experiência sensorial-espacial-aromática, imersão em realidade expandida (XR) e com filme em realidade virtual (VR) apresentando temática feminina indígena e cenário ancestral, além de exibição de fotografias em realidade aumentada (AR) em diversos espaços do percurso expositivo. A mostra reserva espaço especial para a Instalação Icamiabas com composições aromáticas que te levam para região Nhamundá na Amazônia. A cultura material, artística e visual amazônica e paraense perpassam pelas lentes das fotógrafas que versam seus vetores e vertentes na arte fotográfica.

Curadoria:  Sissa Aneleh 

Este projeto conta com incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Imagem -

VISITA MEDIADA À EXPOSIÇÃO “VETORES-VERTENTES: FOTÓGRAFAS DO PARÁ”, COM A CURADORA SISSA ANELEH 
12 de abril, sábado, 14h30 

Visita mediada à exposição "Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará" com Sissa Aneleh – Durante o período de 55 minutos aproximadamente, a curadora visita a exposição com o público estabelecendo diálogos entre as três gerações de fotógrafas artistas presentes na exposição. Serão ressaltados os principais estilos fotográficos regionais, as influências regionais que inspiraram as temáticas predominantes, além de apresentação de os imaginários amazônicos e a mensagem artística sempre presente na fotografia feminina amazônica. 

Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita
Ingressos na bilheteria do CCBB a partir de uma hora antes do evento (sujeito a lotação). 

Imagem -

“VERTENTES: RITMOS DO PARÁ” - SHOW COM ELLIE VALENTE E MARISA"
12 de abril, sábado, 16h30 

Ellie Valente (Belém-PA) e Marisa (Belém-PA) convidam as cantoras Flávia Stella (São Paulo-SP) e Bia Lourenço (Campinas-SP) para o show “Vertentes: Ritmos do Pará”, que tem como objetivo homenagear célebres intérpretes paraenses, apresentando toda a versatilidade de ritmos presentes no Estado do Pará. Para além do carimbó e do brega, o Pará também possui um cenário vibrante que abrange outros estilos musicais como o rock, o hip-hop e a MPB, além de clássicos da cultura paraense, como a icônica Belém-Pará-Brasil eternizada pela banda Mosaico de Ravena. Neste show, as artistas propõem uma celebração inter-regional, que apresentará ao público a miscelânea de ritmos paraenses. 

Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita
Acesso livre ao térreo, preferencialmente mediante retirada de ingresso no site ou na bilheteria do CCBB para a exposição "Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará" na faixa de horário da ação/evento (sujeito a lotação). 

AS ONZE FOTÓGRAFAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES

  • Bárbara Freire: Une fotografia urbana e poética, destacando a relação entre narrativas fotográficas, audiovisuais e documentais em suas imagens, que ora estão no experimental, ora no registro da diversidade visual do Pará.
  • Cláudia Leão: Especialista em fotografia experimental, lança mão de processos alquímicos de fotografia, interligando elementos diversos aos processos de revelação de negativos fotográficos e composição física de obras.
  • Deia Lima: sua obra ressignifica a imagem das mulheres e apresenta a identidade visual regional na era digital.
  • Evna Moura: Explora a fotografia experimental, direta e performática, utilizando processos analógicos e digitais para criar imagens que dialogam com a ancestralidade, a espiritualidade afro-amazônica e o meio ambiente urbano amazônico, além de registrar personalidades LGBTQIAP+ regionais.
  • Jacy Santos: influenciada pela fotografia documental regional, suas imagens retratam o cotidiano amazônico com um olhar humanista e poético. Seu trabalho é um testemunho visual das identidades sociais e culturais da região.
  • Leila Jinkings: Fotógrafa e documentarista com forte envolvimento nos movimentos sociais, sua obra é um registro da luta política e cultural da Amazônia e do Brasil.
  • Nailana Thiely: Dedica-se à documentação de culturas indígenas, ribeirinhas e afrodescendentes, acrescentando um olhar intimista aos retratados, o que valoriza a narrativa.
  • Nay Jinknss: Com uma abordagem decolonial e social, retrata questões de identidade, feminismo negro e mulheres representativas da cultura amazônica.
  • Paula Sampaio: Reconhecida por seu trabalho no fotojornalismo e na documentação de comunidades ribeirinhas e quilombolas, retrata a resistência das populações tradicionais, as memórias urbanas de Belém e a exploração ambiental da Amazônia.
  • Renata Aguiar: Doutora em Artes Visuais, investiga as relações entre corpo, território, performance fotográfica, autobiografia, ritualidade e cultura artística local, além de abordar a representatividade LGBTQIAP+ na Amazônia.
  • Walda Marques: Mescla fotografia documental e arte conceitual, percorrendo a identidade, a memória e a religiosidade urbana amazônica.

Folder Online


    Imprensa


      Veja também


      EXPO 2 (1)

      Exposição


      Indomináveis Presenças

      Calendário 05/02/25 a 07/04/25

      Ir
      Receba nossa programação