fechar
Head_Erlich01

Exposição

A Tensão – Leandro Erlich

Imagem de Calendário

13/4/22 a 20/6/22

Serviço


  • Classificação LivreClassificação Livre
  • AcessibilidadeAcessibilidade

  • Local

    Subsolo, Térreo, 1°, 2°, 3° e 4° andares.

  • Horário

    Todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças.

Adquirir ingressos Telefone

Covid 19

Fique atento às
recomendações.

Fique atento

São Paulo, março de 2022 – Vai parecer que o CCBB foi reformado, mas é uma exposição. A partir de 13 de abril, um conjunto de 16 obras vai transformar os espaços do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo. Barco e elevador flutuantes, janelas para jardins imaginários e até uma piscina em que o visitante pode ficar submerso sem medo de se afogar fazem parte da mostra de um dos nomes mais provocativos e populares da arte contemporânea, o argentino Leandro Erlich.

A exposição que chegará em São Paulo, depois de passagens pelo CCBB BH e CCBB RJ, tem um nome bastante explícito, “A tensão” (e sonoramente ambíguo: quem não lê pode ouvir “atenção”), revelador de um dos prováveis sentimentos que os visitantes sentirão diante das instalações do artista. Isso porque Erlich trabalha com referências que são, literalmente, “lugares-comuns”, espaços que estamos acostumados a ver no dia a dia, mas deslocados da condição de normalidade. Como afirma o curador, Marcello Dantas, “a obra de Leandro Erlich é estruturada no mecanismo da dúvida. O que nossos olhos veem está em desacordo com o que nossa mente conhece”, sintetiza.

Uma das mais bem sucedidas experiências nesse sentido – que se tornou uma de suas obras mais populares e desconcertantes – é “Swimming Pool” (piscina, em português), que será instalada no piso térreo do CCBB SP. Atração onde quer que seja exposta, a piscina de Erlich provoca sensações absurdas tanto por quem entra nela – sem se molhar – quanto para quem está do lado de fora: uma camada de água entre um lado e outro cria a ilusão de que as pessoas ao fundo estão de fato mergulhadas numa piscina.
“Trazer um nome de peso internacional como Erlich, reafirma o compromisso do Banco do Brasil em democratizar o acesso à cultura e contribuir com a promoção, divulgação e incentivo à arte”, afirma Cláudio Mattos, gerente geral do CCBB SP.

Confira aqui o catálogo da exposição.

Serviço:
Exposição “A tensão” – Leandro Erlich

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Período: 13 de abril a 20 de junho

Ingressos: Ingressos no site eventim.com.br 

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 19h, exceto às terças
Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.
Valor: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB. Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.

"Conforme decreto municipal, Nº 60.989 DE 6 DE JANEIRO DE 2022, é obrigatória a apresentação de comprovante com, no mínimo, duas doses da vacina contra COVID-19. 

O guarda-volumes está funcionando: Use somente o indispensável para sua visita.

Não é permitida a entrada nas salas e obras da exposição portando mochilas, sacolas ou malas. Solicitamos que evitem o uso de bolsas com dimensões superiores a 50 cm x 60 cm x 10 cm (LxAxP).

Visitação à piscina, até 8 pessoas por vez com 1 minuto e meio para fotografias. Parte superior da piscina não é acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

ATENÇÃO: Os ingressos serão liberados todas as sextas feiras às 12h para a semana seguinte. Planeje sua visita com pequena quantidade de pertences."