Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Aberto
Espaço Conceito BB RJ
Ingressos gratuitos, 1h antes da atração desejada, na bilheteria física e site.
10h – 10h50 | Mesa Redonda – Gestão de Marcas na Indústria Musical
Mediação: Vinicius Bogéa (INPI)
Palestrantes: Yasmin Condé (Arrighi Advogados), Leonardo Morel (Tratore), Ana Paula Borges (AP/Borges Martins – Advocacia e Consultoria)
Esta mesa aborda os desafios e as estratégias na gestão de marcas dentro do setor musical, com foco nas especificidades jurídicas, empresariais e culturais do ramo. Serão discutidos aspectos como o registro de marcas de artistas e selos, a proteção de identidade visual e o papel da marca como ativo fundamental para a consolidação de carreiras e negócios musicais.
10h50 – 11h40 | Mesa Redonda – Patentes ligadas à Música
Mediação: Camila Mie Ujikawa (INPI)
Palestrantes: Alex de Lima e Silva (INPI), Luiz Gustavo Baptista (InovaUFRJ)
A palestra explora como as patentes se relacionam com o universo da música, destacando inovações tecnológicas voltadas à produção, execução e distribuição musical. Os palestrantes apresentarão casos de invenções patenteadas – como equipamentos, softwares e instrumentos – e discutirão o papel da proteção patentária na promoção da inovação no setor.
11h40 – 12h30 | Mesa Redonda – Ativos de PI e Cultura Imaterial
Mediação: Daniel França (INPI)
Palestrantes: Renata Lisboa (ABPI), Lucas Canavarro e Nana Orlandi (Mi Mawai), Camila Carneiro (MAPA)
Esta mesa propõe uma reflexão sobre a interseção entre a propriedade intelectual e os elementos da cultura imaterial, especialmente em comunidades tradicionais e povos originários. Serão discutidas formas de valorização, proteção e reconhecimento de saberes e expressões culturais que não se enquadram nos modelos clássicos da PI, mas que constituem patrimônios vivos essenciais.
14h – 14h50 | Mesa Redonda – Desenho Industrial e Música
Mediação: Patrícia Peralta (INPI)
Palestrantes: Ricardo Boclin (ABPI), Philippe Leon Anastassakis (PPD/ESDI/UERJ)
A mesa explora como o desenho industrial se manifesta na indústria musical, com foco na proteção estética de objetos como instrumentos musicais, capas de discos, equipamentos e cenários de shows. Os palestrantes irão discutir a importância do design como diferencial competitivo e expressão criativa no setor.
14h50 – 15h40 | Mesa Redonda – Propriedade Industrial na Indústria do Entretenimento
Mediação: Patrícia Porto (Dannemann Siemsen)
Palestrantes: Gustavo Fortunato (GEDAI/UFPR), Álvaro Loureiro (ABAPI)
Nesta mesa, os especialistas debatem o papel estratégico da propriedade industrial em diversos segmentos do entretenimento, como cinema, games e espetáculos. A conversa abordará a proteção de marcas, patentes e desenhos industriais em projetos criativos e as implicações jurídicas e econômicas do uso desses ativos no mercado global do entretenimento.
15h40 – 16h30 | Mesa Redonda – Programa de computador: novas ferramentas e recursos que facilitam a criação, gravação e promoção de músicas
Mediação: Carlos Alexandre Fernandes Silva (INPI)
Palestrantes: Marcelo Goyanes (ABAPI), Luca Schirru (IBDAutoral/PUC – Rio), José Eduardo Pieri (ABPI)
Encerrando o dia, esta mesa trata do impacto das tecnologias digitais no processo criativo musical. Os palestrantes discutirão softwares e plataformas voltadas à produção, edição, gravação e divulgação de músicas, além dos desafios e oportunidades relacionados à proteção de direitos sobre programas de computador no ecossistema da música.