fechar
Clube de Leitura 2_Header Desktop 1920x600

Eventos

Clube de Leitura CCBB 2022

Imagem de Calendário

09/3/22 a 21/12/22

Serviço



  • Local

    Biblioteca, 5º andar.

  • Horário

    11/05 às 15h

  • Ingresso

    Gratuito. Retire seu ingresso no site/app Eventim ou bilheteria do CCBB.

Adquirir ingressos Telefone

Covid 19

Fique atento às
recomendações.

Fique atento

Continuando o sucesso do ano de 2021, o Clube de Leitura CCBB envolve o público presencial e virtual do CCBB em sugestões mensais de leitura compartilhada e um encontro presencial entre a mediadora Suzana Vargas, um especialista na obra do autor sugerido ou o próprio autor, e o público, para conversar sobre o livro escolhido. As obras são selecionadas via Twitter e o bate-papo acontece no salão de leitura da Biblioteca do CCBB RJ. As votações abrem nas redes sociais em fevereiro e os encontros presenciais acontecem de março a dezembro de 2022, sempre na 2ª quarta-feira do mês. Fique de olho nos próximos autores e acompanhem essa jornada!

Toda a programação será gratuita.

Evento presencial e virtual, com tradução em Libras

O terceiro encontro do Clube de Leitura CCBB 2022 receberá o escritor Bráulio Tavares e a curadora Suzana Vargas para falar sobre uma obra do mestre pernambucano Ariano Suassuna (1927-2014). Será no dia 11 de maio, das 15h às 16h30, no Salão de Leitura da biblioteca do CCBB Rio. Para maio, o público escolheu através de votação no Twitter do Centro Cultural Banco do Brasil: "O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta" (1971).

Bráulio Tavares é contista, ficcionista , compositor , ensaísta , roteirista de cinema e tv, autor e pesquisador de literatura de cordel,cultura nordestina e  de ficção científica com mais de 30 títulos publicados. Publicou diversos livros em todos esses gêneros, entre eles, A espinha dorsal da Memória( romance),A máquina voadora ( romance)  Os martelos de Trupizupe ( cordel) , A pedra do meio-dia  ( cordel , Prêmio Jabuti 2010). Mantém uma coluna diária sobre cultura nordestina no Jornal da Paraíba . Escreveu o ensaio ABC de Ariano Suassuna ( 2007), o roteiro d minissérie A Pedra do Reino par a Tv Globo bom direção de Luiz Fernando Carvalho.

"Ariano Suassuna tem uma importância especial para aqueles leitores que são também admiradores de teatro, das artes plásticas, de música. A atuação dele se projetou em todos esses domínios como uma consequência de sua paixão pelas artes populares, que ele conheceu na sua infância e parte da adolescência no Sertão. Para mim, que sou escritor de ficção, seus romances avultam com uma importância maior, mas sei que para ele e para seu público a poesia, o teatro, as iluminogravuras, tudo isso exprime o mesmo impulso de criar e de recriar, de absorver o que a memória guardou, transfigurar com a própria vida, e passar adiante", avalia Bráulio Tavares.

"Para além do dramaturgo, Ariano é um grande poeta, romancista e educador. Trazer à cena sua obra significa jogar luz sobre a realidade do país, das gentes nordestinas  em linguagem, usos e costumes, paisagem, folclores. A leitura de Ariano em nosso Clube não só é necessária, mas urgente. E teremos a alegria de ter o Bráulio Tavares conosco, um dos mais argutos analistas de seu legado, de sua obra e testemunha de sua vida", comemora Suzana Vargas.

Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site Eventim a partir das 09h do dia do evento.