fechar
Design sem nome (22)

Eventos

Clube de Leitura CCBB 2024

Imagem de Calendário

13/03/24 a 11/12/24

Serviço


  • Classificação LivreClassificação Livre

  • Local

    Salão de Leitura da Biblioteca, 5º andar

  • Horário

    Quarta, 05/06, às 15h30

  • Ingresso

    Gratuito, com retirada de ingressos a partir das 9h do dia do evento na bilheteria física ou no site.

     

Retirada de ingressos Telefone

Covid 19

Fique atento às
recomendações.

Fique atento

O Clube de Leitura CCBB prepara o início da sua série de encontros de 2024 com uma homenagem ao Mês da Mulher. No quarto ano do evento, o propósito permanece sendo promover a prática e o incentivo à leitura, o acesso à informação e a conexão do público com a cultura por meio da literatura brasileira, latino-americana e lusófona contemporânea, além de divulgar o acervo da Biblioteca Banco do Brasil, que fica no CCBB RJ.

Em junho é a vez de homenagear Clarice Lispector!

Reconhecida pela crítica literária brasileira e estrangeira como uma das maiores escritoras do século XX, Clarice Lispector mudou os rumos da narrativa moderna com uma escrita singular, passando por diversos gêneros, do conto ao romance, da crônica à dramaturgia, da entrevista à correspondência e, também, pelas páginas femininas.

O Encontro de junho acontece na quarta-feira, 05/06, às 15h30, no Salão de Leitura da Biblioteca (5º andar).

 

O livro escolhido para debate é: A Paixão segundo G.H
O livro conta, através de um enredo banal, o pensar e o sentir de G.H., a protagonista-narradora que despede a empregada doméstica e decide fazer uma limpeza geral no quarto de serviço, que ela supõe imundo e repleto de inutilidades. Após recuperar-se da frustração de ter encontrado um quarto limpo e arrumado, G.H. depara-se com uma barata na porta do armário. Depois do susto, ela esmaga o inseto e decide provar seu interior branco, processando-se, então, uma revelação. A edição comemorativa do centenário da autora, lançada em 2020, traz um dos mais conhecidos romances de Clarice Lispector com capa criada a partir de pinturas da própria Clarice e posfácio do cineasta Luiz Fernando Carvalho que adaptou o texto para o cinema. Em 2024, o texto faz 60 anos.
 
Convidados:

Os convidados para o bate-papo são Luiz Fernando Carvalho e Nádia Battella Gotlib, com participação especial de Maria Fernanda Cândido e Melina Dalboni. Além da obra de Clarice, eles vão falar sobre adaptação literária, tomando também como tema o filme homônimo recém-lançado por Luiz Fernando Carvalho, que conta com Maria Fernanda Cândido em seu papel principal e com Melina Dalboni como roteirista.

 

Sobre a mediadora:

Suzana Vargas  

Poeta, autora de literatura infantil e juvenil, ensaísta, professora de literatura, Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especializou-se na área de leitura e viaja pelo país ministrando oficinas de leitura para professores e agentes de leitura. Há mais de 20 anos, faz a curadoria de importantes projetos literários para feiras e eventos nacionais e internacionais.   

Possui 16 livros publicados, entre eles, Caderno de Outono, indicado ao Prêmio Jabuti e o ensaio Leitura: uma aprendizagem de prazer. Tem poemas traduzidos na Itália, EUA, Espanha, Alemanha e França entre outros países.  

Evento gratuito, com retirada de ingressos na bilheteria física ou no site bb.com.br/cultura 

Encontro com gravação. Posteriormente o encontro vai para o Youtube do Banco do Brasil, playlist Clube de Leitura.

Confira a playlist do Clube de Leitura, disponível no Youtube do Banco do Brasil: