Nenhum resultado encontrado para "{{ searchTerm }}"
Digite algo para começar a buscar
26/11, quarta, 17h30
Salão de Leitura da Biblioteca, 5º andar
Evento gratuito. Ingressos às 9h, na bilheteria física ou no site bb.com.br/cultura
O Clube de Leitura CCBB traz sugestões de leitura e promove um encontro presencial por mês. Mas, em novembro, teremos dose dupla!
A cada evento temos a presença do autor ou especialista em sua obra, e ainda, os mediadores Ramón Nunes Mello e Suzana Vargas, para conversar sobre o livro do mês.
Desde 2021, o projeto incentiva a leitura e busca a formação de novos leitores, integrando diversas faixas etárias, além de divulgar o acervo do BB para os públicos interno e externo.
O encontro acontece na quarta-feira, 26/11, às 17h30, no Salão de Leitura da Biblioteca (5º andar).
Na segunda edição do Clube de Leitura CCBB de novembro, celebramos meio milênio de Luís de Camões.
É possível viver por mais de 500 anos? Luís de Camões mostra que a genialidade não envelhece ou morre, floresce.
Ao escrever o poema épico Os Lusíadas, o gênio impactou tanto a língua portuguesa que há quem a chame de “língua de Camões”.
Para debater este legado, o Clube de Leitura BB recebe, em novembro, três grandes nomes da literatura brasileira: Gilda Santos, Geraldo Carneiro e Caetano Galindo.

Sonetos de Camões
O desejo de plenitude amorosa, as dificuldades existenciais e a injustiça dos homens estão entre os grandes temas do Renascimento presentes na lírica de Camões.
Ricos em antíteses e metáforas, seus sonetos estão entre as mais belas expressões literárias da língua portuguesa. A voz reflexiva que se ergue desses versos produz a elevação do espírito e o entusiasmo verbal.
Luís de Camões (1524-1580) foi um poeta e soldado português, considerado o maior escritor do período do Classicismo. Além disso, ele é apontado como um dos maiores representantes da literatura mundial.
Autor do poema épico “Os Lusíadas”, revelou grande sensibilidade para escrever sobre os dramas humanos, sejam amorosos ou existenciais. Pouco se sabe sua vida, portanto, o local e os anos de nascimento e morte ainda são incertos. Foi somente após sua morte que sua obra passou a ser foco das atenções.
Hoje, ele é considerado um dos maiores escritores de língua portuguesa e ainda, um dos maiores representantes da literatura mundial. Seu nome é conhecido em todo o mundo e é usado em diversas praças, avenidas, ruas e instituições.
Gilda Santos é doutora em Letras Vernáculas pela UFRJ, onde também concluiu o mestrado, e realizou pós-doutorados nos EUA e em Portugal, com destaque para pesquisas sobre Jorge de Sena e periódicos portugueses.
Foi professora de Literatura Portuguesa na UFRJ (1976–2006), pesquisadora do CNPq e fundadora da Cátedra Jorge de Sena, além de coordenar o Pólo de Pesquisas Luso-Brasileiras no Real Gabinete Português de Leitura.
Autora e organizadora de vasta produção acadêmica, recebeu em 1997 a Ordem do Mérito de Portugal.
Geraldo Carneiro participou da geração da “poesia marginal”, estreando em 1974 pela coleção Frenesi, ao lado de Cacaso e outros poetas.
Publicou diversos livros de poesia, entre eles Verão Vagabundo (1980), Piquenique em Xanadu (1988, premiado pelo júri presidido por Antonio Candido) e Poesia Reunida (2010). Também escreveu obras em prosa, como Vinicius de Moraes: a Fala da Paixão (1984) e Leblon: a Crônica dos Anos Loucos (1966).
Traduziu sonetos de Shakespeare e lançou em 2016 Subúrbios da Galáxia, reunindo quatro décadas de produção literária.
Caetano W. Galindo nasceu em 1973, em Curitiba, onde mora com dezenas de instrumentos musicais carentes, milhares de livros não lidos, uma Sandra que não merece e um cachorro Leopoldo.
É professor da Universidade Federal do Paraná. Traduziu mais de sessenta livros. É autor de Sim, eu digo sim: Uma visita guiada ao Ulysses de James Joyce (2016), Latim em pó: Um passeio pela formação do nosso português (2023) e Na ponta da língua: Nosso português da cabeça aos pés (2025).
Lia, seu primeiro romance, foi publicado em 2024, meses depois da estreia de Ana Lívia, sua primeira dramaturgia. Participou até aqui da dramaturgia de oito espetáculos. É pai de sua própria Beatriz.
Suzana Vargas é poeta, ensaísta, escritora e professora e mestre em Teoria Literária pela UFRJ. Publicou 16 livros, entre os quais Caderno de Outono, finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Estados Unidos, Espanha, Alemanha e França. Fez a curadoria de importantes projetos literários para feiras e eventos nacionais e internacionais como as Bienais do Livro do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Primavera dos Livros, a campanha Paixão de Ler e os Encontros com a Literatura Latino-Americana do Centro Cultural do Banco do Brasil. Assina a coluna mensal “Escrever para Lembrar” no portal Publishnews – 2021. Há 29 anos criou e coordena o espaço de oficinas de criação literária Estação das Letras, único no país.
Ramón Nunes Mello é poeta, escritor e ativista dos direitos humanos. Autor dos livros Vinis mofados, Poemas tirados de notícias de jornal, Há um mar no fundo de cada sonho e A menina que queria ser árvore. Organizou Tente entender o que tente dizer: poesia + hiv / aids (2018), Ney Matogrosso, Vira-Lata de Raça – memórias (2018) e Escolhas, autobiografia intelectual de Heloisa Buarque de Hollanda. Poeta convidado do Rio Occupation London no Battersea Arts Centre (Londres, 2012) e da Festa Literária Internacional de Paraty (2016).
Encontro com gravação. Posteriormente o encontro vai para o Youtube do Banco do Brasil, playlist Clube de Leitura.
Fique por dentro dos espetáculos de música, dança, teatro e outros eventos que estão acontecendo.
As unidades dos CCBBs oferecem ainda espaços de convivência e estabelecimentos que complementam a experiência no local.
Consulte as normas de visitação para garantir uma experiência segura e agradável.
Ver normaspelo App BB
Aponte aqui a câmera do seu celular, baixe o App BB e abra sua conta. Simples assim.