fechar
banner clube (5)

Eventos

Clube de Leitura CCBB

Imagem de Calendário

10/09/25 a 10/12/25

Serviço


  • Classificação LivreClassificação Livre

  • Local

    Salão de Leitura da Biblioteca, 5º andar

  • Horário

    10/09, quarta, 17h30

  • Ingresso

    Evento gratuito. Ingressos às 9h, na bilheteria física ou no site bb.com.br/cultura

Retirada de ingressos Telefone

O Clube de Leitura CCBB traz sugestões de leitura e promove um encontro presencial por mês.

A cada evento temos a presença do autor ou especialista em sua obra, e ainda, os mediadores Ramón Nunes Mello e Suzana Vargas, para conversar sobre o livro do mês.

Desde 2021, o projeto incentiva a leitura e busca a formação de novos leitores, integrando diversas faixas etárias, além de divulgar o acervo do BB para os públicos interno e externo.

Na edição de setembro, o Clube homenageia o imortal Antonio Cicero.

Para debater a obra do autor, recebemos o poeta Eucanaã Ferraz, o escritor Paulo Henriques de Brito e o cantor Arthur Nogueira irão debater a obra do autor.

 

O Encontro de setembro acontece na quarta-feira, 10/09, às 17h30, no Salão de Leitura da Biblioteca (5º andar).

 

Confira a sinopse do livro escolhido em votação no story do Instagram.

 

A cidade e os livros 

A Cidade E Os Livros

A obra explora a relação entre a cidade, a leitura e a experiência poética. Publicada em 2002, os poemas tecem uma teia entre a descoberta da cidade e a experiência da leitura. Cria-se um labirinto de lugares-livros e livros-cidades. A leitura não apresenta uma narrativa linear, mas sim uma colagem de poemas que se conectam e dialogam entre si, evocando a sensação de pertencimento à cidade. Há ênfase na relação entre o indivíduo e o espaço urbano. A experiência da leitura é um ato de descoberta e a cidade é um lugar de encontros e desencontros. 

  

Sobre o autor homenageado:

Antonio Cicero toma posse na ABL (18/03/2018) - União Brasileira de Compositores

Poeta, escritor, crítico literário, filósofo e compositor, Antonio Cicero alcançou o sucesso nacional ao ter sua poesia musicada pela irmã, a cantora e compositora Marina Lima, como a emblemática Fullgás. Também colaborou com as letras para canções de outros artistas, como Maria Bethânia e Lulu Santos.

Em 2017, foi eleito como novo membro da Academia Brasileira de Letras.

Carioca, faleceu em 2024 aos 79 anos. 

 

Sobre os convidados:

Eucanaã Ferraz  

Eucanaã Ferraz mostra que poesia está no centro de tudo - 30/09/2023 - Ilustríssima - Folha

Poeta brasileiro, publicou, entre outros, os livros de poemas Desassombro (7 Letras, 2002 - Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Fundação Biblioteca Nacional, melhor livro de poesia de 2002), Rua do mundo, Cinemateca, Sentimental (Cia das Letras, 2012 - Prêmio Portugal Telecom 2013) e Escuta. Para o público infanto-juvenil, Poemas da Iara, Bicho de sete cabeças e outros seres fantásticos, Palhaço, macaco, passarinho (Prêmio Ofélia Fontes, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o Melhor livro para a criança de 2011).  

 

Paulo Henriques de Brito 

Paulo Henriques Britto trabalha com repertório rico em surpresas - 08/09/2018 - Ilustrada - Folha

Professor de tradução e literatura. Publicou oito livros de poesia, dois de contos, um infantojuvenil e três de ensaios.

Entre outros prêmios literários, ganhou o Portugal Telecom (atual Oceanos), o da Associação Paulista de Críticos de Arte e o da Fundação Biblioteca Nacional. Em maio deste ano, foi eleito para ocupar a cadeira de nº 30 da Academia Brasileira de Letras. 

 

Arthur Nogueira 

Projeto Arte na Sexta apresenta o cantor Arthur Nogueira - Belém.com.br

Cantor, compositor e produtor musical. Suas canções foram gravadas por Gal Costa e Cida Moreira.

Parceiro de composições com Antonio Cícero, o artista está em turnê com o show “Arthur Nogueira canta Antonio Cicero: Embarque para Citera” e canta algumas canções para o público do Clube.  

 
Sobre os mediadores:

Suzana Vargas é poeta, ensaísta, escritora e professora e mestre em Teoria Literária pela UFRJ. Publicou 16 livros, entre os quais Caderno de Outono, finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Estados Unidos, Espanha, Alemanha e França. Fez a curadoria de importantes projetos literários para feiras e eventos nacionais e internacionais como as Bienais do Livro do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Primavera dos Livros, a campanha Paixão de Ler e os Encontros com a Literatura Latino-Americana do Centro Cultural do Banco do Brasil. Assina a coluna mensal “Escrever para Lembrar” no portal Publishnews - 2021. Há 29 anos criou e coordena o espaço de oficinas de criação literária Estação das Letras, único no país. 

Ramón Nunes Mello é poeta, escritor e ativista dos direitos humanos. Autor dos livros Vinis mofados, Poemas tirados de notícias de jornal, Há um mar no fundo de cada sonho e A menina que queria ser árvore. Organizou Tente entender o que tente dizer: poesia + hiv / aids (2018), Ney Matogrosso, Vira-Lata de Raça – memórias (2018) e Escolhas, autobiografia intelectual de Heloisa Buarque de Hollanda. Poeta convidado do Rio Occupation London no Battersea Arts Centre (Londres, 2012) e da Festa Literária Internacional de Paraty (2016). 

 
 
Evento gratuito, com retirada de ingressos na bilheteria física ou pelo site bb.com.br/cultura
 
 

Encontro com gravação. Posteriormente o encontro vai para o Youtube do Banco do Brasil, playlist Clube de Leitura.

Confira a playlist do Clube de Leitura, disponível no Youtube do Banco do Brasil:

Receba nossa programação