fechar
Banner site (2048 x 1200 px)

Eventos

Clube de Leitura CCBB

Imagem de Calendário

14/05/25 a 10/12/25

Serviço


  • Classificação LivreClassificação Livre

  • Local

    Salão de Leitura da Biblioteca, 5º andar

  • Horário

    17h30

  • Ingresso

    Evento gratuito. Ingressos às 9h, na bilheteria física ou no site bb.com.br/cultura

O Clube de Leitura CCBB traz sugestões de leitura e promove um encontro presencial por mês. 

A cada evento temos a presença do autor ou especialista em sua obra, e ainda, os mediadores Ramón Nunes Mello e Suzana Vargas, para conversar sobre o livro do mês.

Desde 2021, o projeto incentiva a leitura e busca a formação de novos leitores, integrando diversas faixas etárias, além de divulgar o acervo do BB para os públicos interno e externo.

A edição de maio do Clube mergulhará na história do Brasil. Desta vez, conectando literatura, história e cinema.
 
O debate será em torno da trajetória de Rubens Paiva, ex-deputado federal e símbolo das violações aos direitos humanos durante a ditadura militar. Participam da conversa a jornalista Juliana Dal Piva, e o escritor Marcelo Rubens Paiva, que entra remotamente para falar de Ainda Estou Aqui (2015), obra que inspirou o filme vencedor do Oscar em 2024.
 
Confira os livros escolhidos para essa edição especial do Clube: "Crime Sem Castigo" de Juliana Dal Piva, e "Ainda Estou Aqui", de Marcelo Rubens Paiva.
 
 
Crime Sem Castigo 
 
A inédita abertura de um processo por homicídio e ocultação de cadáver do ex-deputado federal Rubens Paiva, em 26 maio de 2014, trilhou um novo caminho no Judiciário brasileiro para a impunidade contra os crimes cometidos por militares durante a ditadura iniciada em 1964.
 
 
 
Ainda Estou Aqui

Eunice Paiva é uma mulher de muitas vidas. Casada com o deputado Rubens Paiva, esteve ao seu lado quando foi cassado e exilado, em 1964. Mãe de cinco filhos, passou a criá-los sozinha quando, em 1971, o marido foi preso por agentes da ditadura, a seguir torturado e morto. Em meio à dor, ela se reinventou. Voltou a estudar, tornou-se advogada, defensora dos direitos indígenas. Nunca chorou na frente das câmeras.
Ao falar de Eunice, e de sua última luta, desta vez contra o Alzheimer, Marcelo Rubens Paiva fala também da memória, da infância e do filho. E mergulha num momento obscuro da história recente brasileira para contar ― e tentar entender ― o que de fato ocorreu com Rubens Paiva, seu pai, naquele janeiro de 1971.

 
 
Sobre os convidados:
Juliana Dal Piva é jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com mestrado no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da FGV-Rio. Atualmente, é repórter do Centro Latino-americano de Investigação Jornalística (CLIP) e colunista do ICL Notícias. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. Venceu diversos prêmios de jornalismo. Entre eles, o prêmio Relatoría para la Libertad de Expresión (RELE), da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, em 2019. Autora de Crime sem castigo: Como os militares mataram Rubens Paiva (2025), da editora Matrix, que está lista de livros mais vendidos da revista Veja.
 
Marcelo Rubens Paiva é escritor, dramaturgo e roteirista. Autor de uma extensa lista de romances, além de peças teatrais e roteiros para o cinema e a TV, recebeu prêmios importantes, como Jabuti, Prêmio Shell, Moinho Santista e da Academia Brasileira de Letras. Suas obras foram adaptadas para o cinema, teatro e séries de TV, e traduzidas para o inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e tcheco. É autor, entre outros, dos romances Feliz Ano Velho (1982) – com mais e 1,5 milhão de exemplares vendidos. Blecaute (1986), Ainda Estou Aqui (2015), Meninos em Fúria (2016), em parceria com Clemente Tadeu Nascimento e Do começo ao fim (2022). Em 2024, Ainda estou aqui ganhou adaptação para o cinema, com direção de Walter Salles, e foi vencedor do prêmio de melhor roteiro na 81ª edição do Festival de Veneza. É pai de Joaquim e Sebastião, e vive em São Paulo.
 
 
O Encontro de maio acontece na quarta-feira, 14/05, no Salão de Leitura da Biblioteca (5º andar).

 

Sobre os mediadores:

Suzana Vargas é poeta, ensaísta, escritora e professora e mestre em Teoria Literária pela UFRJ. Publicou 16 livros, entre os quais Caderno de Outono, finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Estados Unidos, Espanha, Alemanha e França. Fez a curadoria de importantes projetos literários para feiras e eventos nacionais e internacionais como as Bienais do Livro do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Primavera dos Livros, a campanha Paixão de Ler e os Encontros com a Literatura Latino-Americana do Centro Cultural do Banco do Brasil. Assina a coluna mensal “Escrever para Lembrar” no portal Publishnews - 2021. Há 29 anos criou e coordena o espaço de oficinas de criação literária Estação das Letras, único no país. 

Ramón Nunes Mello é poeta, escritor e ativista dos direitos humanos. Autor dos livros Vinis mofados, Poemas tirados de notícias de jornal, Há um mar no fundo de cada sonho e A menina que queria ser árvore. Organizou Tente entender o que tente dizer: poesia + hiv / aids (2018), Ney Matogrosso, Vira-Lata de Raça – memórias (2018) e Escolhas, autobiografia intelectual de Heloisa Buarque de Hollanda. Poeta convidado do Rio Occupation London no Battersea Arts Centre (Londres, 2012) e da Festa Literária Internacional de Paraty (2016). 

 
Evento gratuito, com retirada de ingressos na bilheteria física ou pelo site bb.com.br/cultura
 
 

Encontro com gravação. Posteriormente o encontro vai para o Youtube do Banco do Brasil, playlist Clube de Leitura.

Confira a playlist do Clube de Leitura, disponível no Youtube do Banco do Brasil:

Receba nossa programação