Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Aberto
Salão de Leitura da Biblioteca, 5º andar
10/09, quarta, 17h30
Evento gratuito. Ingressos às 9h, na bilheteria física ou no site bb.com.br/cultura
O Clube de Leitura CCBB traz sugestões de leitura e promove um encontro presencial por mês.
A cada evento temos a presença do autor ou especialista em sua obra, e ainda, os mediadores Ramón Nunes Mello e Suzana Vargas, para conversar sobre o livro do mês.
Desde 2021, o projeto incentiva a leitura e busca a formação de novos leitores, integrando diversas faixas etárias, além de divulgar o acervo do BB para os públicos interno e externo.
Na edição de setembro, o Clube homenageia o imortal Antonio Cicero.
Para debater a obra do autor, recebemos o poeta Eucanaã Ferraz, o escritor Paulo Henriques de Brito e o cantor Arthur Nogueira irão debater a obra do autor.
Confira a sinopse do livro escolhido em votação no story do Instagram.
A cidade e os livros
A obra explora a relação entre a cidade, a leitura e a experiência poética. Publicada em 2002, os poemas tecem uma teia entre a descoberta da cidade e a experiência da leitura. Cria-se um labirinto de lugares-livros e livros-cidades. A leitura não apresenta uma narrativa linear, mas sim uma colagem de poemas que se conectam e dialogam entre si, evocando a sensação de pertencimento à cidade. Há ênfase na relação entre o indivíduo e o espaço urbano. A experiência da leitura é um ato de descoberta e a cidade é um lugar de encontros e desencontros.
Poeta, escritor, crítico literário, filósofo e compositor, Antonio Cicero alcançou o sucesso nacional ao ter sua poesia musicada pela irmã, a cantora e compositora Marina Lima, como a emblemática Fullgás. Também colaborou com as letras para canções de outros artistas, como Maria Bethânia e Lulu Santos.
Em 2017, foi eleito como novo membro da Academia Brasileira de Letras.
Carioca, faleceu em 2024 aos 79 anos.
Eucanaã Ferraz
Poeta brasileiro, publicou, entre outros, os livros de poemas Desassombro (7 Letras, 2002 - Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Fundação Biblioteca Nacional, melhor livro de poesia de 2002), Rua do mundo, Cinemateca, Sentimental (Cia das Letras, 2012 - Prêmio Portugal Telecom 2013) e Escuta. Para o público infanto-juvenil, Poemas da Iara, Bicho de sete cabeças e outros seres fantásticos, Palhaço, macaco, passarinho (Prêmio Ofélia Fontes, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o Melhor livro para a criança de 2011).
Paulo Henriques de Brito
Professor de tradução e literatura. Publicou oito livros de poesia, dois de contos, um infantojuvenil e três de ensaios.
Entre outros prêmios literários, ganhou o Portugal Telecom (atual Oceanos), o da Associação Paulista de Críticos de Arte e o da Fundação Biblioteca Nacional. Em maio deste ano, foi eleito para ocupar a cadeira de nº 30 da Academia Brasileira de Letras.
Arthur Nogueira
Cantor, compositor e produtor musical. Suas canções foram gravadas por Gal Costa e Cida Moreira.
Parceiro de composições com Antonio Cícero, o artista está em turnê com o show “Arthur Nogueira canta Antonio Cicero: Embarque para Citera” e canta algumas canções para o público do Clube.
Suzana Vargas é poeta, ensaísta, escritora e professora e mestre em Teoria Literária pela UFRJ. Publicou 16 livros, entre os quais Caderno de Outono, finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Estados Unidos, Espanha, Alemanha e França. Fez a curadoria de importantes projetos literários para feiras e eventos nacionais e internacionais como as Bienais do Livro do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Primavera dos Livros, a campanha Paixão de Ler e os Encontros com a Literatura Latino-Americana do Centro Cultural do Banco do Brasil. Assina a coluna mensal “Escrever para Lembrar” no portal Publishnews - 2021. Há 29 anos criou e coordena o espaço de oficinas de criação literária Estação das Letras, único no país.
Ramón Nunes Mello é poeta, escritor e ativista dos direitos humanos. Autor dos livros Vinis mofados, Poemas tirados de notícias de jornal, Há um mar no fundo de cada sonho e A menina que queria ser árvore. Organizou Tente entender o que tente dizer: poesia + hiv / aids (2018), Ney Matogrosso, Vira-Lata de Raça – memórias (2018) e Escolhas, autobiografia intelectual de Heloisa Buarque de Hollanda. Poeta convidado do Rio Occupation London no Battersea Arts Centre (Londres, 2012) e da Festa Literária Internacional de Paraty (2016).
Encontro com gravação. Posteriormente o encontro vai para o Youtube do Banco do Brasil, playlist Clube de Leitura.
Confira a playlist do Clube de Leitura, disponível no Youtube do Banco do Brasil: