Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Aberto
Salão de Leitura da Biblioteca, 5º andar
08/10, quarta, 17h30
Evento gratuito. Ingressos às 9h, na bilheteria física ou no site bb.com.br/cultura
O Clube de Leitura CCBB traz sugestões de leitura e promove um encontro presencial por mês.
A cada evento temos a presença do autor ou especialista em sua obra, e ainda, os mediadores Ramón Nunes Mello e Suzana Vargas, para conversar sobre o livro do mês.
Desde 2021, o projeto incentiva a leitura e busca a formação de novos leitores, integrando diversas faixas etárias, além de divulgar o acervo do BB para os públicos interno e externo.
O encontro acontece na quarta-feira, 08/10, às 17h30, no Salão de Leitura da Biblioteca (5º andar), e integra a programação comemorativa dos 36 anos do CCBB Rio, celebrando mais de três décadas de promoção da cultura, da arte e do diálogo entre saberes.
Na edição de outubro, o Clube de Leitura do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro tem a honra de receber Scholastique Mukasonga, uma das mais importantes autoras da literatura africana contemporânea. Reconhecida internacionalmente por sua escrita sensível e poderosa, Mukasonga preserva a memória de Ruanda e da etnia tutsi com obras que emocionam e provocam reflexão.
Confira a sinopse do livro em vencedor da votação do Instagram.
A Mulher de Pés Descalços
O livro é a grande homenagem de Mukasonga à mãe, Stefania, vitimada pelo genocídio em Ruanda. Ao traçar os passos da protagonista que conhecia tão bem, a autora compõe um forte retrato do dia a dia das mulheres durante os conflitos entre os Tutsis e Hutus.
Scholastique Mukasonga é uma escritora ruandense cuja trajetória literária é marcada pela força da memória, da identidade e da denúncia. Sobrevivente do genocídio de 1994, que vitimou dezenas de seus familiares, ela transforma sua vivência em obras que emocionam e provocam reflexão. Entre seus prêmios estão o Renaudot e o Ahmadou-Kourouma, além do Prêmio Seligmann por sua luta contra o racismo. Mukasonga também foi finalista do Prêmio Literário Internacional IMPAC de Dublin e do Los Angeles Times Book Prize.
Suzana Vargas é poeta, ensaísta, escritora e professora e mestre em Teoria Literária pela UFRJ. Publicou 16 livros, entre os quais Caderno de Outono, finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Estados Unidos, Espanha, Alemanha e França. Fez a curadoria de importantes projetos literários para feiras e eventos nacionais e internacionais como as Bienais do Livro do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Primavera dos Livros, a campanha Paixão de Ler e os Encontros com a Literatura Latino-Americana do Centro Cultural do Banco do Brasil. Assina a coluna mensal “Escrever para Lembrar” no portal Publishnews - 2021. Há 29 anos criou e coordena o espaço de oficinas de criação literária Estação das Letras, único no país.
Ramón Nunes Mello é poeta, escritor e ativista dos direitos humanos. Autor dos livros Vinis mofados, Poemas tirados de notícias de jornal, Há um mar no fundo de cada sonho e A menina que queria ser árvore. Organizou Tente entender o que tente dizer: poesia + hiv / aids (2018), Ney Matogrosso, Vira-Lata de Raça – memórias (2018) e Escolhas, autobiografia intelectual de Heloisa Buarque de Hollanda. Poeta convidado do Rio Occupation London no Battersea Arts Centre (Londres, 2012) e da Festa Literária Internacional de Paraty (2016).
Encontro com gravação. Posteriormente o encontro vai para o Youtube do Banco do Brasil, playlist Clube de Leitura.
Confira a playlist do Clube de Leitura, disponível no Youtube do Banco do Brasil: