fechar
retouch_2024110814373307

Cinema

Cinemateca MAM – CCBB

Imagem de Calendário

13/11/24 a 30/11/24

Serviço


  • Verifique a classificação indicativaVerifique a classificação indicativa

  • Local

    Cinema II

  • Ingresso

    Entrada gratuita. Retirada de ingressos a partir das 9h, no dia da sessão.

Adquirir ingressos Telefone

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e a Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) estão fortalecendo seus históricos vínculos institucionais ao estabelecer uma parceria para 2024. Durante este período, o cinema do CCBB Rio de Janeiro será palco de diversas atividades culturais organizadas pela Cinemateca, com destaque para exibições de filmes e ações formativas. Essas atividades serão desenvolvidas e produzidas pela Cinemateca em colaboração técnica e institucional com o CCBB Rio de Janeiro.

Entre as atividades programadas, destacam-se as sessões como "Incontornáveis", “Neo-realismo e seus arredores”, “110 anos de Henri Langlois” e "Aconteceu 100 Anos Atrá”. Esta união entre duas importantes instituições culturais do Rio de Janeiro visa promover o intercâmbio cultural e ampliar o acesso à arte e ao cinema, fortalecendo a cena cultural da cidade.

 

Mostras especiais do mês:

 

Neo-realismo e seus arredores

O neo-realismo é um grande acontecimento na história do cinema. Quando o público do pós-guerra viu em Roma, cidade aberta as verdadeiras ruas de uma Roma destruída e, no entorno dela, uma narrativa de ficção acontecendo em meio a locações reais, surgiu um intenso sentimento de autenticidade, um sentimento que o cinema pode ser feito em meio à vida, se fundir nela, falar de real sobre temas reais, e não se escondendo entre as quatro paredes dos estúdios, como nos modelos industriais de todos os países, em especial a Hollywood americana. Mas o que é exatamente o neo-realismo? Aí a questão se complica: pode-se falar de filmar em locação, pode-se falar do trabalho com não-atores encontrados entre o povo, pode-se falar das temáticas do homem comum, mas, para além de alguns filmes muito específicos (Paisà, A terra treme, Ladrões de bicicletas, entre outros), é difícil pensar num número significativo de filmes italianos do período que teriam uma real ortodoxia neo-realista. No entanto, o neo-relismo influenciou a indústria do país e fez diversos diretores mudarem de percurso ou se reorientarem no interesse que despertou essa nova forma de fazer cinema. Há, portanto, um neo-realismo estrito – que alguns poderiam até dizer que é somente Roberto Rossellini – e um neo-realismo em sentido ampliado. Ou simplesmente filmes que tangenciam o neo-realismo. Uma mostra com esse recorte “ampliado” não busca separar o joio do trigo, mas apresentar um panorama de como a novidade desse cinema é difundida, eventualmente diluída, e certamente reciclada em propostas distintas de fazer filmes. Para além de Rossellini, De Sica e do primeiro Visconti, os filmes italianos tocados pelo advento do neo-realismo são muito pouco conhecidos de nós. “Neo-realismo e seus arredores” é a oportunidade de se familiarizar com esse período e essa proposta de fazer cinema que foi a principal inspiração para a nouvelle vague, para o Cinema Novo brasileiro e para todos os novos cinemas surgidos ao redor do mundo nos anos 60.

110 anos de Henri Langlois
Dia 13 de novembro é o aniversário do homem que mais personifica o amor pela preservação cinematográfica no mundo: Henri Langlois. Criador da Cinemateca Francesa e grande agitador da salvaguarda e da exibição de filmes notáveis da história cinematográfica, Langlois corria incansavelmente contra o tempo para salvar latas de filmes jogadas fora, em mercados de pulgas ou em arquivos abandonados numa época em que nenhum arquivo fílmico ainda existia e todos pareciam acreditar que a efemeridade do cinema era um fato consumado. Henri Langlois mostrou que todos estavam errados: graças a ele milhares de títulos sobreviveram, e sua inspiração fez com que diversas cinematecas e arquivos fílmicos fossem constituídos ao redor do mundo. A Cinemateca do MAM, portanto, não poderia deixar de fazer essa homenagem, exibindo o filme do escritor e cineasta argentino Edgardo Cozarinsky, falecido em junho deste ano.

PROGRAMAÇÃO

Quarta, 13/11

18h, 110 anos de Henri Langlois

Cidadão Langlois (Citizen Langlois), de Edgardo Cozarinsky. França, 1995. Documentário. 69’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa livre.

Quinta, 14/11

18h, Sessão Neo-realismo e seus arredores

Roma cidade aberta (Roma città aperta), de Roberto Rossellini. Itália, 1945. Com Anna Magnani, Aldo Fabrizi, Marcello Pagliero. 103’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa 14 anos.

Sexta, 15/11

15h, Sessão Incontornáveis

Duelo ao sol (Duel in the Sun), de King Vidor. EUA, 1946. Com Jennifer Jones, Gregory Peck, Joseph Cotten. 146’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa 14 anos.

18h, Sessão Incontornáveis

Tristana, uma paixão mórbida (Tristana), de Luis Buñuel. Espanha/Itália/França, 1970. Com Catherine Deneuve, Fernando Rey, Franco Nero. 99’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa 14 anos.

Sábado, 16/11

16h, Sessão Neo-realismo e seus arredores.

Cada qual com seu destino (Campo de’ fiori), de Mario Bonnard. Itália, 1943. Com Caterina Boratto, Aldo Fabrizi, Anna Magnani. 95’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa 14 anos.

18h, Sessão Neo-realismo e seus arredores.

Paisá, de Roberto Rossellini. Itália, 1946. Com Carmela Sazio, Robert Van Loon, Affonsino Pasca. 122’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa 14 anos.

Domingo, 17/11

16h, Sessão Neo-realismo e seus arredores.

Viver em paz (Vivere in pace), de Luigi Zampa. Itália, 1947. Com Aldo Fabrizi, Gar Moore, Mirella Monti. 90’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa 14 anos.

18h, Sessão Neo-realismo e seus arredores

Ladrões de bicicletas (Ladri di biciclette), de Vittorio De Sica. Itália, 1948. Com Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell. 89’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa livre.

Quarta, 20/11

18h, Sessão Neo-realismo e seus arredores.

A terra treme (La terra trema), de Luchino Visconti. Itália, 1948. Com Antonio Arcidiacono, Maria Micale, Sebastiano Valastro. 160’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa livre.

Quinta, 21/11

18h, Sessão Neo-realismo e seus arredores

Arroz amargo (Riso amaro), de Giuseppe De Santis. Itália, 1949. Com Vittorio Gassman, Doris Dowling, Silvana Mangano. 108’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa 14 anos.

Sexta, 22/11

18h, Sessão Incontornáveis

Ele fica no deserto contando os segundos de sua vida (He Stands in the Desert Counting the Seconds of His Life), de Jonas Mekas. EUA, 1986. Com Allen Ginsberg, Kenneth Anger, Andy Warhol.

Sábado, 23/11

16h, Sessão Neo-realismo e seus arredores.

Milagre em Milão (Miracolo a Milano), de Luchino Visconti. Itália, 1951. Com Emma Gramatica, Francesco Golisano, Paolo Stoppa. 97’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa livre.

18h, Sessão Neo-realismo e seus arredores.

Belíssima (Bellissima), de Luchino Visconti. Itália, 1951. Com Anna Magnani, Walter Chiari, Tina Apicella. 114’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa livre.

Domingo, 24/11

16h, Sessão Neo-realismo e seus arredores.

Alemanha ano zero (Germania anno zero), de Roberto Rossellini. Itália/Alemanha/França, 1948. Com Edmund Moeschke, Ernst Pittschau, Ingetraud Hinze. 71’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa 14 anos.

18h, Sessão Neo-realismo e seus arredores.

O caminho da esperança (Il cammino della speranza), de Pietro Germi. Itália, 1950. Com Raf Vallone, Elena Varzi, Saro Urzì. 105’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa 14 anos.

Segunda, 25/11

18h, Sessão Homenagem a Vladimir Carvalho.

Conterrâneos velhos de Guerra, de Vladimir Carvalho. Brasil, 1990. 154’. Em 35mm. Classificação indicativa 14 anos.

18h, Sessão Incontornáveis

No silêncio da noite (In a Lonely Place), de Nicholas Ray. EUA, 1950. Com Humphrey Bogart, Gloria Grahame, Frank Lovejoy. 94’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa 14 anos.

Quinta, 28/11

18h, Sessão Aconteceu 100 anos atrás

Lágrimas de palhaço (He Who Gets Slapped), de Victor Sjöstrom. EUA, 1924. Com Lon Chaney, Norma Shearer, John Gilbert. 95’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa 14 anos.

Sexta, 29/11

18h, Sessão Gêneros ao redor do mundo

Pulgasari, de Shin Sang-ok. Coreia do Norte, 1985. Com Chang Son Hui, Ham Gi-sop, Ri Jong-uk. 95’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa livre.

Sábado, 30/11

16h, Sessão Neo-realismo e seus arredores

Angelina, a deputada (L’onorevole Angelina), de Luigi Zampa. Itália, 1947. Com Anna Magnani, Nando Bruno, Ave Ninchi. 90’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa livre.

18h, Sessão Neo-realismo e seus arredores.

Roma às 11 horas (Roma ore 11), de Giuseppe De Santis. Itália, 1952. Com Lucia Bosè, Carla Del Poggio, Maria Grazia Francia. 107’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa 14 anos.

Domingo, 01/12

16h, Sessão Neo-realismo e seus arredores

Sob o sol de Roma (Sotto il sole di Roma), de Renato Castellani. Itália, 1948. Com Oscar Blando, Liliana Mancini, Francesco Golisano. 95’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa 14 anos.

18h, Sessão Neo-realismo e seus arredores

Umberto D, de Vittorio De Sica. Itália, 1952. Com Carlo Battisti, Maria Pia Casilio, Lina Gennari. 89’. Em mp4 (h264). Legendas em português. Classificação indicativa 14 anos.

Veja também


CIN Festival de Cinema Italiano - O Pequeno Diabo (1)

Cinema


Para-lá-dos-meus-passos

Cinema


Mostra G20 de Cinema

Calendário 13/11/24 a 17/11/24

Ir
Receba nossa programação