fechar
banner1920x600px

Programação digital

CCBB Educativo

Lugar de Criação Digital

Programação digital

Todo mês uma nova atividade para engajar crianças e suas famílias em processos e experiências de pesquisa e criação, a partir de materiais disponíveis em casa!

Atividades propostas pela artista convidada: Livia Arnaut.

Escute essa fotografia

Você já pensou em criar trilhas sonoras para fotografias antigas? Ao longo da nossa vida, desde a infância até a velhice, somos cercados por sons e músicas. É comum, por exemplo, relacionarmos uma música a alguma ocasião especial, como uma viagem, uma visita a casa dos avós, um aniversário ou uma conquista. A proposta de hoje é ativar essas lembranças e fazer uma playlist de algumas memórias felizes!

Inventando simetrias

Quando algo pode ser dividido em duas partes iguais, dizemos que é simétrico. Uma folha de árvore ou uma borboleta, por exemplo, podem apresentar simetria. Esse mesmo conceito está presente na matemática, na geometria, na arte e na natureza, atravessando com frequência o nosso cotidiano. Vamos criar algumas imagens utilizando esse conceito?

Cores do tempo

Alguns pintores que viveram há muito tempo, por volta dos anos 1870, investigavam a influência da luz do sol sobre as cores das coisas e das paisagens que vemos ao longo do dia. Esses pintores ficaram conhecidos como impressionistas e suas pinturas eram muito coloridas! Que tal se inspirar nesses artistas e investigar se as cores mudam mesmo ao longo do dia? Vamos observar?

Capas de proteção

O medo é um sentimento que faz parte da vida de todos – adultos, crianças, idosos, animais e até mesmo as plantas. Nossa proposta é inspirada em um trabalho da artista brasileira Rivane Neuenschwander, que desde 2015 convida crianças a conversarem sobre seus medos e construírem capas de proteção que as transformam em super-heróis e super-heroínas. Vamos ver como o medo pode ser traduzido por meio de palavras, desenhos e objetos?

Desenhos com alimentos

Inspirado no trabalho da artista Lygia Pape, que nos anos 60 desenvolveu embalagens de biscoitos que se tornaram clássicos do design brasileiro, a proposta desse Lugar de Criação é criarmos novos padrões de desenho, com os alimentos que temos em casa!

Escala de cores da minha casa

Você já ouviu falar sobre um pintor holandês chamado Van Gogh? Pois esse artista gostava tanto da cor amarela que fez uma pintura com 50 tons dessa cor.

Tom é o nome que damos às variações de uma mesma cor, desde o mais escuro até o mais claro.

Agora é a sua vez de experimentar os diferentes tons de cores presentes na sua casa! Vamos lá?

A vida dos objetos

Quando caminhamos pela casa, alguns objetos costumam chamar nossa atenção. Tem cadeira que parece estar cansada… xícara sorridente… garrafa emburrada. Será que o chinelo tem medo de barata? E que, durante o dia, a luminária fica dormindo? Será que o lápis e a borracha estariam sempre discordando? E o que a régua teria a dizer sobre isso?

Que tal investigar as personalidades dos objetos da sua casa? Será que depois disso você vai conseguir perceber os objetos da mesma forma?

Desenho solar

Nesta edição, vamos fazer um Desenho Solar! Desde o seu surgimento, a fotografia sempre buscou registrar imagens usando as propriedades da luz. Ao longo da história, houve quem criasse fotografias a partir da luz do sol, assim como de materiais sensíveis que dispensam o uso de câmeras, lentes e filmes.

Que tal experimentar algumas dessas técnicas dentro da sua casa?