fechar
Jose Olympio_Header Desktop

Programação digital

Plásticas

1981/2021: Arte Contemporânea brasileira na coleção Andrea e José Olympio Pereira

Programação digital

A exposição aborda a importância do colecionismo no Brasil por meio de uma seleção de obras de grandes artistas brasileiros, da coleção do casal carioca Andrea e José Olympio Pereira, apresentando um olhar afinado sobre o panorama artístico contemporâneo brasileiro entre 1981 e 2021.
Curadoria: Raphael Fonseca

Vídeos


    Para você, o que é uma coleção de arte contemporânea? Felipe Rezende nos leva a conhecer artistas e um pouco da arte produzida no Brasil durante os últimos 40 anos.

    Felipe Rezende fala sobre as obras presentes na exposição 1981/2021 Arte Contemporânea Brasileira. O que torna esses artistas contemporâneos? Os trabalhos da exposição nos convidam a investigar como cada artista traduz de modo único seu tempo e suas inquietações.

    Que outras mudanças no nosso cotidiano nos fazem refletir sobre o passar do tempo e sua efemeridade? Janine Magalhães vem contar um pouco sobre a obra de Nono Ramos, “Coluna de Cinzas”.

    Você arriscaria dizer quais são os limites entre realidade e ficção na arte contemporânea? Janine Magalhães aborda sobre o núcleo “Como se fosse verdade”, que traz um conjunto de obras que tencionam esses limites.