CCBB
Educativo

Estimular o acesso à cultura por meio de ações que tragam experiência, criação, investigação e reflexão em processos pedagógicos, artísticos e curatoriais é uma forma de oferecer ao público oportunidades de contato e reconhecimento da diversidade na qual nos encontramos. Contar histórias, para expressar emoções e mostrar a essência de um povo, pois a arte também pode ser entendido como parte da função social da arte.

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação foi pensado para receber visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas, onde todos são bem-vindos para dialogar e estreitar relações em programações desenvolvidas de formas inclusivas e afirmativas. Mensalmente, atividades são planejadas com o intuito de promover a troca entre a comunidade escolar, os educadores, pessoas com deficiência, famílias, profissionais dos campos da arte e da cultura, organizações não governamentais, movimentos sociais e pessoas interessadas.

Devido à Covid-19, protocolos especiais de visita e permanência são necessários para garantir a segurança de todos. As atividades presenciais passaram a ter redução no número de participantes, além de regras para o agendamento e a participação, seguindo as orientações de cada cidade. No entanto, a programação digital se faz abrangente, disponibilizada para acesso em todo território nacional.

A programação completa, o acesso às ações digitais e os links das atividades estão disponíveis no site www.ccbbeducativo.com.

Visitas Mediadas Agendadas


A atração mais tradicional do CCBB agora em um novo formato: on-line.

Mesmo em casa, a arte não pode parar. Por isso, as exposições do CCBB estão disponíveis paras visitas mediadas virtuais, que se tornaram um espaço aberto para o diálogo, compartilhamento de ideias, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas da exposição. Escolas e instituições podem fazer agendamentos para grupos de 10 a 45 pessoas.

Duração: 50min ou 1h40. Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

Classificação indicativa: a partir de 5 anos. 

Funcionamento

Seg, qua, sex e dom

às 11h e às 18h


Qui e sáb

às 11h


Processos Compartilhados


A inclusão e o acesso à arte como ferramenta de desenvolvimento.

O pertencimento a um território – A comunicação inclusiva e o acesso à arte como condição para a formação cultural e o desenvolvimento das noções individuais e coletivas de cidadania é o tema do próximo “Processos Compartilhados”, do CCBB Educativo, que conta com apresentação de Bell Machado.

Local: plataforma Zoom
Inscrições: www.ccbbeducativo.com
Ingressos: Gratuito

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos.

Funcionamento

18 de março

às 14h


Lugar de Criação Digital


Capas de Proteção: uma reflexão sobre o medo das crianças, mas sem abrir mão do lúdico.

O medo é um sentimento que faz parte da vida de todas as pessoas. Mas como as crianças se relacionam com ele e a proteção no dia a dia? Entender melhor essa questão é a proposta da divertida oficina “Capas de Proteção. Inspirada em um trabalho da artista brasileira Rivane Neuenschwander, que desde 2015 convida crianças a conversarem sobre seus medos e construírem capas de proteção que as transformam em super-heróis e super-heroínas.

Local: www.ccbbeducativo.com
Ingressos: Gratuito

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 3 anos.

Funcionamento

19 de março

às 10h


Com a Palavra


Uma exposição que envolve tecnologia, ciência e arte.

Depois de atrair muitos olhares curiosos no CCBB BH, a mostra “Abraham Palatnik: a reinvenção da pintura”, ganha agora uma versão adaptada para o digital. Por isso, o CCBB Educativo apresenta a visita mediada no projeto Com a Palavra, permitindo que o público se aprofunde na ciência que envolve a exposição. O físico quântico e mestre em jornalismo científico Yurij Castelfranchi apresenta detalhes e relações entre sua área e a obra do artista na mediação.

Local: www.ccbbeducativo.com
Ingressos: Gratuito

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 10 anos.
Acessível em Libras.

Funcionamento

23 de março

às 10h


Transversalidades


Uma reflexão sobre a criação e seleção de livros infantis.

Em formato de webinar, Ana Paula Campos, uma das fundadoras do Estúdio Voador, realiza a próxima edição do projeto Transversalidades trazendo para debate o tema “Eles vêm chegando: livros informativos na contemporaneidade”. A ideia do encontro é aprofundar na reflexão sobre a criação e a seleção de livros infantis.

Local: Plataforma Zoom
Inscrição: www.ccbbeducativo.com
Ingressos: Gratuito

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos.
Acessível em Libras.

Funcionamento

24 de março

às 15h


Múltiplo Ancestral


Uma discussão sobre o protagonismo negro na literatura infantil.

“Infâncias plurais na literatura negra: narrativas que nos aproximam dos saberes ancestrais”: esse é o tema do próximo Múltiplo Ancestral, projeto do CCBB Educativo. A atração digital é apresentada por Eduarda e Helena Ferreira, que integram o Pretinhas Leitoras.

Local: www.ccbbeducativo.com
Ingressos: Gratuito

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 3 anos.

Funcionamento

27 de março

às 10h


Com a Palavra


Uma oportunidade para conhecer o universo egípcio sem sair de casa.

O Egito Antigo desperta fascínio único nas pessoas e o motivo disso é visto em cada galeria da exposição “Egito: do cotidiano à eternidade”. O projeto Com a Palavra, do CCBB Educativo, traz a oportunidade de conhecer a mostra virtualmente, em uma visita mediada pelo filósofo Wanderson Flor do Nascimento, sob a ótica do pensamento egípcio entre morte e natureza.

Local: www.ccbbeducativo.com
Ingressos: Gratuito

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 10 anos.
Acessível em Libras 

Funcionamento

30 de março

às 10h


Conheça mais sobre o CCBB Educativo

Veja também


Cinema | Vídeo


Fellini, II Maestro

Até 27 de dezembro de 2020

Exposição


Egito Antigo – Do cotidiano à eternidade

Até 3 de janeiro de 2021