fechar

Cênicas

Viagens Extraordinárias

Imagem de Calendário

6 a 23 de janeiro

Serviço


  • Local

    CCBB Brasília
    SCES, Trecho 2 – Brasília/DF
    Teatro


  • Horário

    Quinta a domingo às 16h
    Sessões extras aos sábados e domingos às 11h


  • Ingresso

    Inteira: R$ 30,00 | Meia: R$ 15,00
    Adquira seu ingresso pelo app ou site da Eventim


  • Classificação Livre

Covid19

Fique atento às
recomendações.

Fique atento

A trilogia “Viagens Extraordinárias” da premiada Cia. Solas de Vento, encenada pela primeira vez no Distrito Federal será apresentada com três espetáculos, “A Volta ao Mundo em 80 Dias, “Viagem ao Centro da Terra” e “20.000 Léguas Submarinas”, que vão provocar o imaginário com histórias criadas pelo reconhecido escritor francês Júlio Verne (1828-1905).

Os espetáculos, que acumulam importantes prêmios, serão realizados Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília entre os dias 6 e 23 de janeiro, sendo um por final de semana. As apresentações acontecem de quinta a domingo, sempre às 16h, com sessões extras aos sábados e domingos, às 11h.

Em “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, com direção de Carla Candiotto, as descobertas se dão atravessando a Europa, o Egito, a Índia, a China, o Japão e os Estados Unidos. No melhor do espírito aventureiro, desafiam obstáculos ao longo de uma jornada intraterrestre em “Viagem ao Centro da Terra”, dirigido por Eric Nowinski. E vomo tripulantes de um misterioso veículo subaquático, elenco e plateia desvendam mistérios do fundo do mar em “20.000 Léguas Submarinas”, na direção de Alvaro Assad.

Através das obras literárias encenadas pela Cia. Solas de Vento, os espectadores são convidados a viagens cheias de ludicidade, com momentos imagéticos, delicados e divertidos, pelo ar, pelo mar e nas profundezas do mundo subterrâneo.

Programação


    A volta ao Mundo em 80 dias
    06 a 09 de janeiro
    De quinta a domingo, às 16h
    Sessões extras aos sábados e domingos, às 11h
    Duração: 70 min

    Viagem ao Centro da Terra
    13 a 16 de janeiro
    De quinta a domingo, às 16h
    Sessões extras aos sábados e domingos, às 11h
    Duração: 70 min

    20.000 Léguas Submarinas
    20 a 23 de janeiro
    De quinta a domingo, às 16h
    Sessões extras aos sábados e domingos, às 11h
    Duração: 50 min

    Espetáculos


      Foto: Mariana Chama

      Ficha técnica
      Criação: Carla Candiotto e Solas de Vento | Texto e direção: Carla Candiotto | Elenco: Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues | Direção de arte: Lu Bueno | Figurino: Olintho Malaquias | Ferragens cenográficas: Cia Solas de Vento | Trilha sonora: Exentricmusic (Marcelo Lujan)

      A Volta ao Mundo em 80 Dias

      “A Volta ao Mundo em 80 Dias” conta a extraordinária aventura de Mr. Fog, um lorde apaixonado por geografia e Passepartout, seu fiel criado francês. Tudo começa quando Mr. Fog descobre que, segundo seus cálculos, eles seriam capazes de dar uma volta completa pelo mundo em 80 dias. É dada a partida para uma grande viagem repleta de peripécias. Mas eles não contam com a presença do misterioso Mr. Fix, o vilão da viagem, que surge de forma inusitada para atrapalhar a dupla. Atravessando a Europa, o Egito, a Índia, a China, o Japão e os Estados Unidos, os dois aventureiros correm contra o tempo e contra as armadilhas provocadas por Mr. Fix.

      Criado em 2011, “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, o primeiro espetáculo infantil da companhia foi sucesso de crítica e resultou no prêmio APCA 2011 de Melhor Ator (Bruno Rudolf) e Melhor Direção (Carla Candiotto) e no prêmio FEMSA 2011 de Teatro Infantil na categoria de Melhor Ator, além das indicações de Melhor Produção e Melhor Cenografia.

      Foto: Mariana Chama

      Ficha técnica
      Criação: André Schulle, Bobby Baq, Bruno Rudolf, Eric Nowinski e Ricardo Rodrigues | Dramaturgia: Bobby Baq em colaboração com a direção e o elenco | Direção: Eric Nowinski | Elenco: André Schulle, Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues | Trilha sonora original: André Vac | Cenografia: Cia Solas De Vento e Luana Alves

      Viagem ao Centro da Terra

      Na “Viagem ao Centro da terra”, o jovem Axel e seu tio Otto Lindenbrock, um geólogo apaixonado pelos mistérios do planeta, descobrem um caminho que os levará até o Centro da Terra. Apesar do medo, Axel é promovido à assistente e acompanha o seu tio nessa aventura. A dupla é auxiliada por Hans, um engraçado guia islandês, que os protege dos perigos do mundo subterrâneo. Tempestades, florestas, dinossauros, erupções e outros obstáculos fazem parte dos desafios e descobertas que transformarão para sempre a vida destes aventureiros.

      Criado em 2015, “Viagem ao Centro da terra” foi indicado ao prêmio São Paulo de Teatro infantil e Jovem 2015 nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Ator e Melhor Espetáculo.

      Os atores utilizam técnicas acrobáticas, teatro físico e manipulação de objetos e bonecos. Há também o uso de recursos de vídeo-projeção ao vivo para captar e projetar no fundo do palco formas e ações criadas pelos atores e por autômatos que compõem os cenários dessa aventura. A combinação dos elementos visuais, somada a manipulação de peças de madeira proporcionam uma transformação constante do espaço cênico, compondo transportes, cavernas e outras surpresas que convidam o público a desbravar um mundo intraterrestre repleto de perigos, emoções e aventuras.

      Foto: Mariana Chama

      Ficha técnica
      Direção: Alvaro Assad | Elenco: André Schulle, Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues, com participações de Bobby Baq e Marcel Gilber | Dramaturgia: Bobby Baq e Alvaro Assad em colaboração com Elenco | Música original: André Vac | Direção de arte e figurinos: Renato Bolelli e Vivianne Kiritani | Cenografia: Cia. Solas de Vento e Alvaro Assad | Desenho de luz: Marcel Gilber | Design de vídeo: Rodrigo Gontijo

      20.000 Léguas Submarinas

      Em “20.000 Léguas Submarinas”, o teatro é transformado num autêntico submarino, na encenação concebida por Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues, sob a direção de Alvaro Assad.

      O espetáculo vai às profundezas do oceano em um meio de transporte fantástico e para isso, a cenografia foi elaborada para receber e jogar com as projeções de vídeo. O principal elemento cenográfico é o corpo de cada ator, com seus comportamentos físicos descrevendo a espacialidade ao seu redor. Nesta aventura, atores são os tripulantes e o público; os passageiros.

      As ações executadas pelos atores ao vivo, muitas delas com as técnicas circenses, também são exibidas, oferecendo ao espectador um efeito de zoom ou um ângulo de visão diferente, recurso que dará uma dimensão fantástica às peripécias, criando ilusões e imagens inusitadas.

      Vídeos


        A Volta ao Mundo em 80 Dias

        20.000 Léguas Submarinas

        Viagem ao Centro da Terra

        Galeria