Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Aberto
Projeto Cartola – Um tributo emocionante ao mestre do samba!
Data Prevista: 27/4 a 03/8
O Projeto Cartola presta um tributo emocionante ao artista Agenor de Oliveira pela ocasião dos 45 anos da morte de um dos grandes mestres do samba – gênero que inspira tanto o choro quanto toda a Música Brasileira. Cartola, ao lado de outros nomes da música popular, foi fundamental para a consolidação do samba como um gênero musical genuinamente brasileiro, que se tornaria símbolo da identidade cultural do país.
Na programação, intérpretes apresentam tanto músicas autorais de Cartola como canções de artistas que serviram de referência ou que foram influenciados pelo mestre do samba.
SuperJazz Sunset
Data Prevista: 30/4 a 06/8
O projeto remonta à história do Jazz, considerando suas variações, com destaque para a influência da música brasileira no estilo. O evento promove a performance de artistas renomados e emergentes, com shows ao vivo no jardim do CCBB Brasília, exibindo performances inéditas e exclusivas dentre elas Jazz, Blues, R&B, Soul, Samba, MPB, Reggae, Latino e Afrobeat, além de outras influências.
A Canção é Urgente: Vozes LatinA-Americanas
Data prevista: 01/05 a 04/05
A Canção é Urgente: Vozes LatinA-Americanas nasce da urgência de (re)pensar o presente e o futuro da América Latina. Por meio da criação de pontes entre artistas mulheres de diferentes gerações da música latino-americana, a programação busca resgatar conexões ancestrais, memórias e tradições culturais diversas, aproximando artistas e público brasileiros da riqueza cultural da região. Em cada noite, a cantora e compositora Assucena receberá no palco artistas renomadas da nova MPB para apresentar releituras inéditas das obras de nomes icônicos da música latino-americana, como Mercedes Sosa (Argentina), Violeta Parra (Chile), Elis Regina (Brasil), Chabuca Granda (Peru), Susana Baca (Peru), Chavela Vargas (México), Amparo Ochoa (México) e Soledad Bravo (Venezuela).
Paredão Ocupa o Museu
Data prevista: Em breve
O festival celebra a cultura dos paredões, grandes estruturas sonoras que impulsionam a música nacional e abrigam estilos originários das periferias e interiores do país. Compostas por caixas de som de diversos formatos, essas estruturas revolucionaram a música e envolvem cadeias de produção que empregam centenas de pessoas. Desenvolvidos ao longo de anos por artistas periféricos, esses movimentos refletem a diversidade sonora do Brasil, abrangendo gêneros como funk, tecnobrega e reggae.
Arte Subdesenvolvida
Data Prevista: Em breve
Articulando trabalhos de mais de 20 artistas, incluindo documentos históricos, fotografias e escritos, a mostra incorpora manifestações também nos campos da literatura, cinema, teatro e da educação, com obras que adensam a pluralidade artística brasileira, tensionando a relação entre a arte vibrante presente nas paredes e a escassez de recursos e de urbanidade, dos litorais ao interior.
Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados
Data Prevista: Junho de 2025
Com curadoria de Lilia Schwarcz, a mostra reúne cerca de 40 obras emblemáticas produzidas ao logo de 15 anos da carreira do artista Flávio Cerqueira. Considerado um nome central no panorama da arte contemporânea, com obras em importantes museus ao redor do Brasil e no exterior, Cerqueira representa, em suas esculturas, pessoas comuns, muitas vezes fragilizadas, com o intuito de criar sentimentos de pertencimento, representatividade e valorização, colocando-as no centro de uma poética que exalta cenas do cotidiano.
Composta por cinco núcleos, a exposição passeia pelas diversas histórias de vida que inspiraram o artista, desde narrativas autobiográficas até a observação do outro.
Mata Teu Pai, Ópera Balada
Data Prevista: Em breve
A mais famosa tragédia de Eurípedes ganha novos contornos sob a dramaturgia de Grace Passô e direção de Inez Viana. A montagem inédita é um desdobramento do espetáculo Mata Teu Pai, apresentado em 2017 e agora recriado em formato de ópera balada, com trechos do texto musicados por Vidal de Assis e executados ao vivo por Felipe Gali, com as vozes do elenco e do próprio público.
Nesta releitura, Medeia se une a outras mulheres de diferentes origens e culturas, igualmente oprimidas e marginalizadas, para denunciar a violência e a intolerância institucionalizadas contra as mulheres em uma sociedade patriarcal.
Vienen por Mì
Data Prevista: Junho de 2025
Sobre o que temos que falar, nós, as travestis? É a pergunta central do espetáculo Vienen por Mí com concepção e interpretação de Fábia Mirassos e texto da chilena Claudia Rodriguez. Questionando preconceitos e estereótipos, ao mesmo tempo que enfrentando as contradições de ser um corpo travesti, Vienen por Mí, surpreende por transitar com delicadeza em meio a um mundo barbaramente misógino. Acidez, humor e sensualidade são ingredientes de um prato que se come frio, como toda estratégica vingança. Mas Vienen por Mí surpreende também porque acrescenta a esse preparo, o amor. O amor travesti. E também o sonho, a criatividade, como nos contam os depoimentos de todas as travestis a quem Fábia convida para responder à pergunta norte do espetáculo. Renata Carvalho, Ave Terrena e Maria Léo Araruna. Vozes que se somam a esse coro travesti convidando à conversa, à partilha e a uma nova possibilidade de ver e contar a história travesti.
Festival Varilux de Cinema Francês
Data prevista: 06/5 a 14/5
Uma seleção especial que reúne 15 filmes da última edição do Festival Varilux de Cinema Francês. Entre os dias 6 e 14 de maio, o público poderá assistir a duas sessões diárias com produções recentes que refletem a diversidade da cinematografia francesa, incluindo comédias, dramas, thrillers, documentários e animações. Todos os filmes têm legendas em português, e o título de animação é exibido em versão dublada, garantindo acessibilidade ao público.
Mestras do Macabro – As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo
Data prevista: Outubro de 2025
Uma mostra inédita que reúne 28 longas-metragens de horror dirigidos por mulheres. Com curadoria de Beatriz Saldanha, a mostra oferece ao público uma seleção diversificada de produções de diferentes estilos e países, trazendo um panorama das produções femininas desde o início dos anos 1970 e 1980 até os títulos mais recentes. A programação inclui filmes de diretoras brasileiras e obras que foram lançadas em plataformas de streaming e não chegaram às salas de cinema.
8º Festival Ópera na Tela
Data prevista: 15/05 a 25/05
Um festival audiovisual que celebra o centenário de morte de Giacomo Puccini com a exibição de espetáculos inéditos da mais recente temporada lírica europeia. A programação reúne 11 filmes captados em algumas das maiores casas de ópera e festivais da Europa, com obras de Puccini e de outros sete compositores, como Bizet e Verdi.
Com o objetivo de democratizar o acesso à ópera e aproximar o público do gênero, o evento exibe uma obra diferente por dia, todas com legendas em português para garantir maior acessibilidade.