fechar
Música
Imagem para o site POM

Paredão Ocupa o Museu
Data prevista: Em breve

O festival celebra a cultura dos paredões, grandes estruturas sonoras que impulsionam a música nacional e abrigam estilos originários das periferias e interiores do país. Compostas por caixas de som de diversos formatos, essas estruturas revolucionaram a música e envolvem cadeias de produção que empregam centenas de pessoas. Desenvolvidos ao longo de anos por artistas periféricos, esses movimentos refletem a diversidade sonora do Brasil, abrangendo gêneros como funk, tecnobrega e reggae.

Exposição
DesenhoCego1@Estudioemobra-683x1024

Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados
Data Prevista: Junho de 2025

Com curadoria de Lilia Schwarcz, a mostra reúne cerca de 40 obras emblemáticas produzidas ao logo de 15 anos da carreira do artista Flávio Cerqueira. Considerado um nome central no panorama da arte contemporânea, com obras em importantes museus ao redor do Brasil e no exterior, Cerqueira representa em suas esculturas, pessoas comuns, muitas vezes fragilizadas, com o intuito de criar sentimentos de pertencimento, representatividade e valorização, colocando-as no centro de uma poética que exalta cenas do cotidiano.

Composta por cinco núcleos, a exposição passeia pelas diversas histórias de vida que inspiraram o artista, desde narrativas autobiográficas até a observação do outro.

Teatro
rodrigo-menezes-Mata-Teu-Pai-Opera-Balada-23-02-25-8148-1024x683

Mata Teu Pai, Ópera Balada
Data Prevista: Em breve

A mais famosa tragédia de Eurípedes ganha novos contornos sob a dramaturgia de Grace Passô e direção de Inez Viana. A montagem inédita é um desdobramento do espetáculo Mata Teu Pai, apresentado em 2017 e agora recriado em formato de ópera balada, com trechos do texto musicados por Vidal de Assis e executados ao vivo por Felipe Gali, com as vozes do elenco e do próprio público.

Nesta releitura, Medeia se une a outras mulheres de diferentes origens e culturas, igualmente oprimidas e marginalizadas, para denunciar a violência e a intolerância institucionalizadas contra as mulheres em uma sociedade patriarcal. 

arte A2

Vienen por Mì
Data Prevista: Junho de 2025

Sobre o que temos que falar, nós, as travestis? É a pergunta central do espetáculo Vienen por Mí com concepção e interpretação de Fábia Mirassos e texto da chilena Claudia Rodriguez. Questionando preconceitos e estereótipos, ao mesmo tempo que enfrentando as contradições de ser um corpo travesti, Vienen por Mí, surpreende por transitar com delicadeza em meio a um mundo barbaramente misógino. Acidez, humor e sensualidade são ingredientes de um prato que se come frio, como toda estratégica vingança. Mas Vienen por Mí surpreende também porque acrescenta a esse preparo, o amor. O amor travesti. E também o sonho, a criatividade, como nos contam os depoimentos de todas as travestis a quem Fábia convida para responder à pergunta norte do espetáculo. Renata Carvalho, Ave Terrena e Maria Léo Araruna. Vozes que se somam a esse coro travesti convidando à conversa, à partilha e a uma nova possibilidade de ver e contar a história travesti.

Cinema
Frame 8

Mestras do Macabro – As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo
Data prevista: Outubro de 2025

Uma mostra inédita que reúne 28 longas-metragens de horror dirigidos por mulheres. Com curadoria de Beatriz Saldanha, a mostra oferece ao público uma seleção diversificada de produções de diferentes estilos e países, trazendo um panorama das produções femininas desde o início dos anos 1970 e 1980 até os títulos mais recentes. A programação inclui filmes de diretoras brasileiras e obras que foram lançadas em plataformas de streaming e não chegaram às salas de cinema.

Receba nossa programação