Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Paredão Ocupa o Museu
Data prevista: Em breve
O festival celebra a cultura dos paredões, grandes estruturas sonoras que impulsionam a música nacional e abrigam estilos originários das periferias e interiores do país. Compostas por caixas de som de diversos formatos, essas estruturas revolucionaram a música e envolvem cadeias de produção que empregam centenas de pessoas. Desenvolvidos ao longo de anos por artistas periféricos, esses movimentos refletem a diversidade sonora do Brasil, abrangendo gêneros como funk, tecnobrega e reggae.
Antonio Obá – Finca-Pé: Estórias da terra
Data Prevista: Em breve
A exposição “Finca-Pé: Estórias da terra” convida o público a uma imersão no universo poético de Antonio Obá, explorando memória, identidade e ancestralidade. Com curadoria de Fabiana Lopes, a mostra reúne esculturas, desenhos, pinturas, instalação e performance em vídeo, em diálogo com obras do artista convidado Marco Siqueira. Com referências à terra natal do artista e à paisagem do cerrado, a exposição propõe reflexões sensíveis sobre enraizamento e pertencimento e conta com oficinas, visitas guiadas e roda de conversa.
Mata Teu Pai, Ópera Balada
Data Prevista: 03 a 21/09/25
A mais famosa tragédia de Eurípides ganha novos contornos sob a dramaturgia de Grace Passô e direção de Inez Viana. A montagem inédita é um desdobramento do espetáculo Mata Teu Pai, apresentado em 2017 e agora recriado em formato de ópera balada, com trechos do texto musicados por Vidal de Assis e executados ao vivo por Felipe Gali, com as vozes do elenco e do próprio público.
Nesta releitura, Medeia se une a outras mulheres de diferentes origens e culturas, igualmente oprimidas e marginalizadas, para denunciar a violência e a intolerância institucionalizadas contra as mulheres em uma sociedade patriarcal.
Velhos caem do céu como canivetes
Data Prevista: Em breve
“Velhos caem do céu como canivetes” é livremente inspirado no conto “Un señor muy viejo con unas alas enormes”, de Gabriel García Márquez, que aborda a exclusão, destacando a miséria, o exílio e o isolamento social. Com dramaturgia e encenação de Marcelo Flecha, a narrativa apresenta duas personagens em permanente exercício dialético: um Ser Humano, representado pelo ator Cláudio Marconcine, e um Ser Alado, representado pelo ator Jorge Choairy. A encenação fica por conta de uma das maiores referências do teatro maranhense, a Pequena Companhia de Teatro.
Mestras do Macabro – As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo
Data prevista: Outubro de 2025
Uma mostra inédita que reúne 28 longas-metragens de horror dirigidos por mulheres. Com curadoria de Beatriz Saldanha, a mostra oferece ao público uma seleção diversificada de produções de diferentes estilos e países, trazendo um panorama das produções femininas desde o início dos anos 1970 e 1980 até os títulos mais recentes. A programação inclui filmes de diretoras brasileiras e obras que foram lançadas em plataformas de streaming e não chegaram às salas de cinema.