fechar
capa VELHOS CAEM

Teatro

Velhos caem do céu como canivetes

Imagem de Calendário

06/11/25 a 30/11/25

Serviço


  • Classificação 14 anosClassificação 14 anos

  • Local

    Galeria 4

  • Horário

    19h

  • Ingresso

    Gratuitos, mediante retirada de ingressos

Sobre o projeto
VCCN 3

Inspirada no conto “Um senhor muito velho com umas asas enormes”, de Gabriel García Márquez, a peça “Velhos caem do céu como canivetes”, da Pequena Companhia de Teatro (MA), estreia em Brasília no dia 6 de novembro, no CCBB. Com apresentações gratuitas de quinta a domingo, sempre às 19h, a montagem propõe uma reflexão poética sobre humanidade, fé e isolamento.

Dirigido e escrito por Marcelo Flecha, o espetáculo traz Cláudio Marconcine (Ser Humano) e Jorge Choairy (Ser Alado) no elenco. A história começa com a queda de um ser misterioso no quintal de um catador de lixo e constrói, a partir desse encontro, uma metáfora sobre o desamparo e a busca por sentido em um cenário pós-apocalíptico, marcado por miséria e desesperança.

Reconhecida pela qualidade estética e por sua linguagem sensorial e filosófica, a Pequena Companhia de Teatro tem mais de 20 anos de trajetória, colecionando prêmios e passagens por importantes festivais do país. Após temporadas nos CCBBs do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, a peça chega a Brasília com classificação indicativa de 14 anos. Os ingressos podem ser retirados um dia antes de cada sessão, a partir das 12h, pelo site www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB Brasília.

Do Maranhão para o Brasil: um teatro de confronto e poesia
VCCN 1 (1)

Desde sua estreia em 2013, em São Luís (MA), Velhos caem do céu como canivetes já realizou cerca de 110 apresentações em 25 cidades de 16 estados brasileiros. A peça circulou por importantes projetos e programas culturais, como o SESC Amazônia das Artes, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura e o Programa BNB de Cultura, passando por todas as capitais da Amazônia Legal, o Centro-Oeste e o Centro Cultural BNB, em Fortaleza.

A encenação se baseia na metodologia desenvolvida pela Pequena Companhia de Teatro ao longo da última década, sistematizada no chamado Quadro de Antagônicos — um instrumento que orienta o processo criativo a partir da oposição física como base para o trabalho do ator e a construção das personagens.

A narrativa parte do encontro entre um ser alado e um ser humano. O espanto diante do estranho logo dá lugar a uma série de questionamentos sobre a natureza do ser alado: seria um anjo, um frango ou apenas um delírio provocado pela fome? Em um cenário pós-apocalíptico, o confronto entre esses dois personagens expõe suas contradições, medos e vulnerabilidades, num embate filosófico que convida o público à reflexão.

Outro destaque da montagem é o compromisso com práticas sustentáveis. A cenografia e a iluminação são concebidas a partir de materiais recicláveis e da observação do descarte urbano, reforçando a proposta de um teatro artesanal e comprometido com a simplicidade, a manualidade e a transformação poética dos recursos disponíveis.

Atividades
VCCN 8

Como parte da temporada de Velhos caem do céu como canivetes em Brasília, a Pequena Companhia de Teatro promove atividades que aprofundam o contato do público com o processo criativo da montagem. Para o diretor Marcelo Flecha, é uma oportunidade de compartilhar o pensamento artístico da companhia e sua busca por um teatro com impacto social, cultural e ambiental.

Entre os dias 25 e 27 de novembro, das 15h às 18h, será realizada a oficina “Artesania Iluminocenográfica: desenvolvendo tecnologia a partir da obsolescência”, voltada a profissionais e estudantes das áreas de teatro, iluminação e cenografia. Com 30 vagas, as inscrições estão disponíveis na página do espetáculo no site www.bb.com.br/cultura.

No sábado, dia 29 de novembro, após a apresentação, o público poderá participar do debate “Desconstruindo Velhos caem do céu como canivetes”, com a presença do diretor e dos atores, abordando o processo de criação da peça.

A programação conta ainda com uma sessão com acessibilidade, no dia 15 de novembro, que terá tradução em LIBRAS.

Galeria
VCCN 5
VCCN 9
VCCN 7
Ficha técnica

Ser Alado: Jorge Choairy
Ser Humano: Cláudio Marconcine
Dramaturgia e Encenação: Marcelo Flecha
Iluminação, Cenografia e Figurinos: Marcelo Flecha
Trilha Sonora: Jorge Choairy e Marcelo Flecha
Operação de Luz e Som: Marcelo Flecha
Fotos de Divulgação: Ayrton Valle
Produção: Katia Lopes
Realização: Pequena Companhia de Teatro

Serviço

Velhos caem do céu como canivetes
Local: Galeria 4
Temporada: de 06/11 a 30/11, de quinta a domingo
Horário: 19h
Sessão com Libras: 15 de novembro
Bate papo com o diretor Marcelo Flecha e com os atores Cláudio Marconcine e Jorge Choairy: 29 de novembro, logo após o espetáculo
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos gratuitos, mediante retirada no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília.

Veja também


VELOCIDADE CAPA

Teatro


Velocidade

Calendário 30/10/25 a 16/11/25

Ir
projeto (2)

Teatro


FIM

Calendário 24/10/25 a 02/11/25

Ir
Receba nossa programação