fechar
220506_Magic_Square_Joana_França_667

Exposição

A Invenção da Cor: Magic Square

Imagem de Calendário

07/5/22 a 31/12/24

Serviço


  • Classificação LivreClassificação Livre

  • Local

    CCBB Brasília
    SCES, Trecho 2 – Brasília/DF
    Jardins (ao lado do Pavilhão de Vidro)

  • Horário

    Terça a domingo, de 9h às 20h30

  • Ingresso

    Entrada gratuita


Covid 19

Fique atento às
recomendações.

Fique atento

O CCBB Brasília inaugura em seus jardins uma obra inédita de Hélio Oiticica, artista que revolucionou as artes visuais em todo o mundo. Magic Square #3 é uma das obras que sintetizam o pensamento de Oiticica, rompendo os limites do quadro, transpondo a tela para o espaço ambiental e propondo uma integração com o espectador como participante ativo da obra de arte.

Magic Square #3 cria planos de cor luminosos, formando ambientes para serem percorridos e experienciados pelo visitante, a partir da pintura e de materiais como concreto, granitina, vidro e alvenaria. A obra-instalação inédita foi construída seguindo as instruções deixadas pelo artista em textos e maquetes. Ao todo, são 200m² de uma construção que desafia rótulos e convenções. Nela, o visitante é convidado a se deixar levar pela experiência do imprevisível e celebrar a potência da arte como exercício da liberdade.

Um labirinto construído ao ar livre, pintado com cores fortes, que transporta a arte para fora do ambiente das galerias e museus e propõe uma vivência integrada à natureza e à urbanidade, transformando o espectador em cocriador.

Os Magic Square começam a ser desenvolvidos entre 1977 e 1979. O título procura contemplar os dois termos "quadra" e "praça", traduzidos para a língua portuguesa, simbolizando um lugar para ser público. Os Magic Square trazem como proposta uma interação do público, que permite ao espectador se locomover pelo labirinto construído ao ar livre, com materiais distintos, possibilitando diversas experiências sensoriais ao caminhar entre os enormes espaços.

Veja também


Exposição


005.2007_Dancing - Foto Manuel Águas & Pepe Schettino_CMYK 2

Exposição