fechar

Ideias

Férias no Quintal CCBB

Imagem de Calendário

4 a 30 de janeiro

Serviço


  • Local

    CCBB Brasília
    SCES, Trecho 2 – Brasília/DF


  • Horário

    Verifique os horários na programação


  • Ingresso

    Entrada gratuita



Covid19

Fique atento às
recomendações.

Fique atento

Janeiro é o mês preferido de toda criança. Férias, verão, viagens, brincadeiras e diversão fazem parte da rotina dos pequenos. Em Brasília, um dos principais espaços para o lazer das famílias que moram e visitam a capital é o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que mensalmente conta com uma programação especial com atividades ao ar livre, exposições, peças teatrais, intervenções musicais, cinema, entre várias outras ações.

A partir do dia 4 de janeiro de 2022, o CCBB Brasília dá início ao seu projeto Férias no #QuintalCCBB, com diversas intervenções culturais dedicadas às crianças e adultos. Ao todo serão cinco atividades, e durante todas as quintas, sextas, sábados e domingo do mês, pipoca e algodão doce serão distribuídos de graça para os visitantes.

Entre diversas atividades para essas férias, teremos no cinema o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília e Mostra de Cinema Japonês. No teatro teremos três espetáculos de Viagens Extraordinárias. Em exposições, o CCBB recebe Espelho Labirinto e a nossa permanente, Museu Banco do Brasil: Acervos do Brasil. Além disso tudo, vamos receber o Parque Diversom, confira as atividades abaixo.

Parque Diversom

De 4 a 30 de janeiro, o jardim do CCBB vai receber o Parque Diversom, uma experiência lúdica com brinquedos sonoros. Idealizado por Márcio Vieira e Luciano Porto, ambos integrantes do grupo brasiliense Circo Teatro Udigrudi, o projeto tem como foco principal despertar a percepção auditiva das crianças através da associação de sons e movimento, com brinquedos tradicionais e originais acoplados a aparatos sonoros que são acionados pelo movimento do brincante. São seis brinquedos:

Escorregatom
Um escorregador duplo. Em cada descida há um carrilhão microtonal, – placas de alumínio afinadas em intervalos muito pequenos, os microtons –, que podem ser tocados com uma das mãos ao escorregar. Em uma das descidas sobem os agudos, na outra, descem os graves. Entre as rampas, é possível tocar em todas as notas.

Gangorra das bolinhas
Estas gangorras têm acopladas caixas em forma de ampulheta contendo em seu interior barras de alumínio afinadas em escala pentatônica – baseadas em cinco notas – e bolinhas de gude. Com o movimento do brincar, elas tocam melodias em cascata.

Gangorra das águas
A gangorra possui uma caixa acoplada em forma de canoa, onde produz dois tipos de sons: ondas do mar e o tilintar de moedas. O som de água escorrendo vem de pequenas esferas que passam sobre uma placa de metal corrugada, enquanto o tilintar é devido a bolas de gude que rolam sobre barras de alumínio afinadas em comas – intervalos musicais microtonais.

Violanço
Conjunto de três balanços que têm na parte superior dois tipos de aparatos sonoros: um similar ao violão, com seis cordas, e outro, a uma marimba feita com barras de alumínio. O movimento dos balanços acionam as palhetas e baquetas, que fazem soar melodias de vai-e-vem. Cada balanço toca dois aparatos ao mesmo tempo.

Trepa trepa musical
O brinquedo possui formato de uma pirâmide, onde pode ser escalado por todos os lados, adentrando por alguma abertura, ou pode-se descer do seu topo escorregando por um cano de bombeiros. Nele há instrumentos musicais percussivos melódicos que podem ser tocados com facilidade. No topo, está o Panzão (grave), um instrumento de tubos de metal. No interior há a Comarimba (agudo), uma marimba microtonal, e o Carrilhão dos Anjos (médio), um conjunto de tubos que soam como sinos.

Hélissom
O brinquedo parece um helicóptero acionado por pedaladas. Ele não sai do lugar, mas ao girar as hélices, feitas de mangueiras plásticas, produzem as notas da série harmônica, semelhantes às produzidas por uma nave espacial.

Galeria