fechar

Ideias

Parque Diversom

Imagem de Calendário

07/06/22 a 31/07/22

Serviço


  • Classificação LivreClassificação Livre

  • Local

    CCBB Brasília
    SCES, Trecho 2 – Brasília/DF

  • Horário

    Terça a domingo das 9h às 21h

  • Ingresso

    Entrada gratuita


Covid 19

Fique atento às
recomendações.

Fique atento

De 7 de junho a 31 de julho, o jardim do CCBB vai receber o Parque Diversom, uma experiência lúdica com brinquedos sonoros, montados entre o Teatro e o Pavilhão de Vidro.

Idealizado por Márcio Vieira e Luciano Porto, ambos integrantes do grupo brasiliense Circo Teatro Udigrudi, o projeto tem como foco principal despertar a percepção auditiva das crianças através da associação de sons e movimento, com brinquedos tradicionais e originais acoplados a aparatos sonoros, que são acionados pelo movimento do brincante.

São seis brinquedos:

Escorregatom
Um escorregador duplo. Em cada descida há um carrilhão microtonal – placas de alumínio afinadas em intervalos muito pequenos, os microtons – que podem ser tocados com uma das mãos ao escorregar. Em uma das descidas sobem os agudos, na outra, descem os graves. Entre as rampas, é possível tocar em todas as notas.

Gangorra das bolinhas
Estas gangorras têm acopladas caixas em forma de ampulheta, contendo em seu interior barras de alumínio afinadas em escala pentatônica – baseada em cinco notas – e bolinhas de gude. Com o movimento do brincar, elas tocam melodias em cascata.

Gangorra das águas
A gangorra possui uma caixa acoplada em forma de canoa, onde produz dois tipos de sons: ondas do mar e o tilintar de moedas. O som de água escorrendo vem de pequenas esferas que passam sobre uma placa de metal corrugada, enquanto o tilintar é devido a bolas de gude que rolam sobre barras de alumínio afinadas em comas – intervalos musicais microtonais.

Violanço
Conjunto de três balanços que têm na parte superior dois tipos de aparatos sonoros: um similar ao violão, com seis cordas, e outro, a uma marimba feita com barras de alumínio. O movimento dos balanços acionam as palhetas e baquetas, que fazem soar melodias de vai-e-vem. Cada balanço toca dois aparatos ao mesmo tempo.

Trepa trepa musical
O brinquedo possui formato de uma pirâmide, onde pode ser escalado por todos os lados, adentrando por alguma abertura, ou pode-se descer do seu topo escorregando por um cano de bombeiros. Nele há instrumentos musicais percussivos melódicos que podem ser tocados com facilidade. No topo, está o Panzão (grave), um instrumento de tubos de metal. No interior há a Comarimba (agudo), uma marimba microtonal, e o Carrilhão dos Anjos (médio), um conjunto de tubos que soam como sinos.

Galeria