fechar
Audiodrama_

Cênicas

Audiodrama

Imagem de Calendário

11/11 a 12/12

De 11 de novembro a 12 de dezembro, o teatro sonoro AUDIODRAMA traz histórias, dramas e experiências reunindo grandes artistas como Fausto Fawcett, Fernanda Takai, Irmãos Guimarães, e mais. O projeto dramatúrgico inédito, vai estimular os sentidos e a imaginação através de experimentos sonoros, e promete recuperar a escuta na arte.

Serão 4 peças inéditas que utilizam o corpo sonoro - voz, som e efeitos - como principal recurso cênico. Duas das obras serão apresentadas na Galeria 4 das 16h às 20h. Outros dois trabalhos promoverão experiências individuais, através do uso de players e fones de ouvido, com sessões que percorrem os jardins do CCBB, das 11h às 18h. A entrada é gratuita, sendo necessário retirar os ingressos a partir do dia anterior à sessão. Todos os equipamentos utilizados durante as apresentações serão devidamente higienizados a cada sessão. Serão respeitadas todas as normas de segurança com relação à pandemia pelo Covid-19, como distanciamento social e uso de máscaras.

Programação

Jardins

Os trabalhos são desenvolvidos por duplas de artistas que transitam por diferentes formas de expressão artística, oferecendo conteúdos gravados, em ambientes (in)externos, utilizando recursos sonoros variados, indo desde os alto falantes em ambientes fechados, até propostas para serem experimentadas individualmente, convidando o público a percorrer o CCBB e seus jardins enquanto a história é contada.

O herói como batata (Irmãos Guimarães com Fernanda Takai & John Ulhoa)
Sessões contínuas, de terça a domingo, das 11h às 18h
Experimentação individual através de players e fones de ouvido.
Classificação: 12 anos

Em grande parte, as narrativas ocidentais foram, e são, construídas tendo a figura do herói como grande protagonista. Acompanhamos suas ações, muitas vezes violentas, na conquista de seus objetivos. A partir das ideias da escritora norte-americana Ursula Le Guin, O herói como batata propõe diferentes formas de construir e relatar histórias, ao acompanhar os acontecimentos ocorridos com outras personagens - como as mulheres, as mães e seus filhos.

Dura (Francisco Ohana com Jocy de Oliveira)
Sessões contínuas, de terça a domingo, das 11h às 18h
Experimentação individual através de players e fones de ouvido.
Classificação: 12 anos

Fábula sobre uma mulher que se transforma em pedra. Ao longo do percurso no jardim do CCBB, o público é convidado a acompanhar a trajetória de Aura, passeando por suas emoções, seu encontro com a natureza e com as mudanças inerentes à vida. Árida, mas também ventilada, a experiência quer estimular a imaginação em tempos de doença e desesperança.

Galeria 4

Haverá 18 caixas de som espalhadas em volta do público e no entorno do Centro Cultural. As outras duplas, compostas por Francisco Ohana x Jocy de Oliveira e Irmãos Guimarães x Fernanda Takai & John Ulhoa, irão desenvolver histórias site specific, interagindo com o jardim. Neste formato, as histórias serão experimentadas individualmente pelo público através de players e headphones gratuitos.

Pesadelo Ambicioso (Fausto Fawcett e Chelpa Ferro)
Sessões de terça a domingo, às 16h e às 19h
Classificação: 18 anos

A obra alterna diálogos, narrações, rápidas digressões filosóficas, confissões e devaneios a partir da inquietação que assola nossas relações sociais, onde as expectativas, os sistemas nervosos, os ambientes urbanos e os pensamentos dentro de cada um estão cada vez mais agulhados, atiçados, nublados e provocados por interferências e ruídos mentais e emocionais. "Pesadelo Ambicioso" é um drama lírico, épico, cômico e sonoro.

Fantasmagoria nº3 (Felipe Hirsch e Os Fita)
Sessões de terça a domingo, às 17h e às 20h
Classificação: 12 anos

Uma fantasmagoria sonora que se manifesta, acresce e se dissipa; ecos de tempos e espaços distantes; alusão dos constituidores dos sentidos do artista, transformada em composição; rumor e ressonância da história cultural de um país; reminiscências e resíduos.

Serviço


  • Local

    SCES, Trecho 2 – Brasília/DF
    Galeria 4 e jardins


  • Horário

    Horário de acordo com a programação


  • Ingresso

    Entrada gratuita
    Adquira seu ingresso pelo app ou site da Eventim


  • Classificação 18 anos
  • Classificação 12 anos

Covid19

Fique atento às
recomendações.

Fique atento

Os artistas


    FernandaTakai_JohnUlhoa

    Fernanda Takai & John Ulhoa
    Fernanda e John são casados e, desde 1993, parceiros no Patu Fu, banda que construiu, ao longo dos anos, uma reputação como uma das mais criativas do rock nacional. Fernanda Takai é cantora, compositora e cronista. John Ulhoa é músico e produtor musical. Em 1982, fundou a banda Sexo Explícito. Em 1990, se mudou para São Paulo para poder se dedicar melhor à banda. 

    OsFita

    Os Fita
    Duo formado por Abel Duarte e Cainã Bomilcar, músicos e produtores que vivem e atuam no Rio de Janeiro. Juntos participam do quarteto de arte sonora e música experimental Rádio Lixo e ao lado do artista carioca Tantão formam o trio de música eletrônica Tantão e Os Fita.

    ChelpaFerro

    Chelpa Ferro
    Grupo multimídia criado em 1995 pelo pintor Luiz Zerbini, o escultor Barrão e o editor de cinema Sergio Mekler. O trio se destaca pela produção de arte contemporânea brasileira ao utilizar elementos sonoros justapostos aos visuais em suas obras. 

    IrmãosGuimarães

    Irmãos Guimarães
    O Coletivo Irmãos Guimarães surgiu como consequência da pesquisa desenvolvida, ao longo dos anos, por Adriano e Fernando Guimarães. O trabalho do coletivo é baseado em projetos continuados, nos quais o diálogo com o outro, sejam criadores, pesquisadores ou o público, é o princípio norteador. 

    FaustoFawcett

    Fausto Fawcett
    Jornalista, compositor, cantor e escritor, Fausto Fawcett apareceu na noite carioca dos anos 80 com seus esquetes misturando teatro, música e poesia. 

    FelipeHirsch

    Felipe Hirsch
    Um dos fundadores da Sutil Cia. de Teatro, criada em 1993, ao lado do ator Guilherme Weber e de outros artistas de Curitiba, Hirsch é um dos mais celebrados encenadores brasileiros. Por cerca de 20 anos, assinou a direção dos espetáculos do grupo.

    FranciscoOhana

    Francisco Ohana
    Francisco escreveu e idealizou o espetáculo “Bestas Urbanas” (2019).  Autor de “Clash!”, dirigida por Cesar Augusto em 2017 . Participou da terceira turma do núcleo de dramaturgia do Sesi-RJ em 2017. Sua dramaturgia “Escuta!” foi publicada em 2018 pela Editora Cobogó. 

    JocydeOliveira

    Jocy de Oliveira
    Compositora, autora, pianista, artista multimídia e cineasta, Jocy é pioneira de um trabalho multimídia no Brasil envolvendo música, teatro, textos, instalações, vídeo, cinema.