Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Aberto
Fotos: Vitor Adalberto e Paulo Marcio
Galerias do Térreo
De quarta a segunda, das 10h às 22h
Entrada gratuita, com retirada de ingresso
Fique atento às
recomendações.
CCBB celebra a arte, por meio da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), junto aos seus processos de conservação-restauração, produções de arte contemporânea e o fomento dos ofícios de tradição: presépios e tapetes devocionais
Entre os dias 25 de outubro de 2023 e 08 de janeiro de 2024, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH), receberá a exposição “Patrimônio Vivo – Cultura e Tradição”. O acesso à exposição é gratuito, mediante retirada de ingressos na bilheteria física do CCBB BH ou aqui.
Dividida em duas fases, a exposição apresenta ao público de Belo Horizonte a trajetória da FAOP nas suas múltiplas vertentes, incluindo a visão ampliada da salvaguarda do patrimônio cultural de Minas Gerais e do Brasil.
A mostra aborda a conservação-restauração dos bens materiais, a valorização de saberes e fazeres e das manifestações e tradições culturais – em sua dimensão de patrimônio material e imaterial - bem como a criação de novos legados, ancorados numa produção contemporânea pautada em memórias e histórias individuais e coletivas.
A mostra, intitulada “Ateliê Vitrine – Caminhos da Conservação-Restauração”, será a largada da exposição. Entre os dias 25/10 e 20/11, os visitantes terão acesso a um vasto conhecimento sobre o tema da conservação-restauração. Serão expostas cerca de 10 obras (pinturas à óleo e esculturas em madeira) cujo processo de restauração já foi finalizado, com destaque para o antes e depois, além de peças que serão trabalhadas ao vivo. Fotografias das fases dos tratamentos de conservação-restauração de acervos nos suportes de papel, escultura em madeira policromada, pintura sobre tela e de edificações também fazem parte da exposição.
No segundo momento da exposição “Patrimônio Vivo – Cultura e Tradição”, a partir do dia 03 de dezembro o “Ateliê Vitrine” será substituído pelo rico “Acervo de Presépios” da FAOP. Constituído com as premiações dos 51 anos de existência do Concurso Nacional de Presépios da fundação, o projeto contará com visita mediada/ação educativa, oferecendo ao visitante, informações sobre origem, diversidade de materiais, soluções técnicas e atualização da tradição de fazer presépios.
O público terá acesso à trajetória do concurso com a passagem do tempo marcada pela transformação de materiais e leituras do tema, uma homenagem à tradição dos fazeres em pedra-sabão e madeira, e o destaque à criatividade por meio da diversidade de materiais e leituras. As três salas expositivas contarão com textos de apresentação, presépios e serão ambientadas com os tradicionais tapetes devocionais feitos em serragem.
Exposição: “Patrimônio Vivo – Cultura e Tradição”
Mostra: “Ateliê Vitrine – Caminhos da Conservação-Restauração” – de 25/10 a 20/11
Mostra: “Acervo de Presépios” – 03/12 a 06/01/24
Realização
Fundação de Arte de Ouro Preto
Curadoria e Montagem
Ana Beatriz Araújo
Ana Ceci Franco Vidal Mota
Ana Paula Mendes
Bianca Monticelli
César Teixeira de Carvalho
Elisa Angélica Diniz
Gabriela Lopes de Moura Rangel
Gilson Raimundo dos Passos
Lara Brandão
Rachel da Silva Falcão Costa
Roberta Aparecida da Silva
Sabrina Ferreira Inácio dos Anjos
Higienização e Embalagem
Elisângela Figueiredo
Daniele Eva Cota Coluna
Keila Lima
Isabel Lizandra Café
Coordenação Executiva – Planeta Agência de Cultura
Vanessa Ramos
Antônio Caieiro
Produção – Ireni Inteligência em Eventos
Irene do Carmo
Sirlene Magalhães
Projeto Expográfico
Nina Monticelli
Coordenação de Conservação-Restauração
Daniela Eva Cota Coluna
Keila Lima Oliveira
Luana do Amaral Santa Maria
Natália Hoshino Morita
Raquel Lopes Costa
Mariana Martins Nolasco
Assessoria de Comunicação
Rafael Campos
Design Gráfico
Djalma França Filho
Imagens (Fotografia e Vídeo)
Paulo Marcio
Patrocínio
Banco do Brasil